Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4576 |
Resumo: | A forma como uma empresa se instala no mercado e o modo como consegue subsistir nele, compreendem os pontos fundamentais para o estudo estratégico da mesma. No entanto, cada sector detém características exclusivas que marcam a diferença. Num estudo detalhado, acompanhado de uma análise contextual, serão analisados cinco sectores de actividade distintos. Para cada um apresenta-se uma empresa, a descrição do funcionamento interno da mesma e a sua envolvência num mercado cada vez mais competitivo. Cada empresa define-se como um caso, para o qual se apresenta uma resolução estratégica com fim pedagógico. Os sectores de actividade estudados serão: Restauração, Distribuição de Vestuário, Desporto, Hoteleiro e Automóvel (peças e componentes). O desempenho das respectivas empresas é fruto de um meio envolvente que pode ou não ser benéfico para a organização, assim como oscilações sentidas no poder de compra do consumidor e a rivalidade entre os concorrentes. Interessa, portanto, identificar as oportunidades e agir estrategicamente. Expõem-se um conjunto de temas fundamentais para a compreensão global e integração no meio estratégico, ferramentas de análise da envolvente e outros tópicos de formulação e implementação da estratégia, que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado. Por fim, fundamentada pela revisão literária, apresenta-se a resolução dos casos iniciais, que possibilita visualizar qual a posição da empresa, medidas essenciais a tomar e a ter em conta, de forma a vencer no mercado. |
id |
RCAP_2c0269fa533b73ae810e8077627a7829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4576 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicasEstratégiaRestauraçãoVestuárioDesportoHotelariaAutomóvelStrategyRestorationClothingSportsHospitalityAutomobileA forma como uma empresa se instala no mercado e o modo como consegue subsistir nele, compreendem os pontos fundamentais para o estudo estratégico da mesma. No entanto, cada sector detém características exclusivas que marcam a diferença. Num estudo detalhado, acompanhado de uma análise contextual, serão analisados cinco sectores de actividade distintos. Para cada um apresenta-se uma empresa, a descrição do funcionamento interno da mesma e a sua envolvência num mercado cada vez mais competitivo. Cada empresa define-se como um caso, para o qual se apresenta uma resolução estratégica com fim pedagógico. Os sectores de actividade estudados serão: Restauração, Distribuição de Vestuário, Desporto, Hoteleiro e Automóvel (peças e componentes). O desempenho das respectivas empresas é fruto de um meio envolvente que pode ou não ser benéfico para a organização, assim como oscilações sentidas no poder de compra do consumidor e a rivalidade entre os concorrentes. Interessa, portanto, identificar as oportunidades e agir estrategicamente. Expõem-se um conjunto de temas fundamentais para a compreensão global e integração no meio estratégico, ferramentas de análise da envolvente e outros tópicos de formulação e implementação da estratégia, que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado. Por fim, fundamentada pela revisão literária, apresenta-se a resolução dos casos iniciais, que possibilita visualizar qual a posição da empresa, medidas essenciais a tomar e a ter em conta, de forma a vencer no mercado.The way as a company is established in the market and how can survive in it, they are the basic principles for the strategic study. However, each sector has exclusive characteristics that make the difference. In a detailed study, accompanied by a contextual analysis, will be analyzed five different industries. For each one it presents a company, the description of the internal behavior of it and its surroundings in an increasingly competitive market. Each company defines itself as a case, for which it presents a strategic resolution with a pedagogical purpose. The sectors to be studied are: Hospitality, Clothing Distribution, Restoration, Sports and Automobile (parts and components). The performance of those companies is the result of the environment which may or may not be beneficial to the organization, as well as oscillations in the purchasing power of consumers and the competition among competitors. It‘s important, therefore, identify opportunities and act strategically. It presents a set of fundamental issues to help the global understanding and integration into the strategic analysis, tools for the environment analysis and other topics of the formulation and implementation of the strategy, which help the company to acquire competitive advantage. Finally, reasoned by the literature review, it shows the resolution of earlier cases, which enables to visualize the company's position, measures to take and to take into account, in order to win in the market.2013-02-08T20:43:50Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4576porBatista, Filipa Pais Sousa Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:53.997931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
title |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
spellingShingle |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas Batista, Filipa Pais Sousa Marques Estratégia Restauração Vestuário Desporto Hotelaria Automóvel Strategy Restoration Clothing Sports Hospitality Automobile |
title_short |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
title_full |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
title_fullStr |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
title_full_unstemmed |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
title_sort |
Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas |
author |
Batista, Filipa Pais Sousa Marques |
author_facet |
Batista, Filipa Pais Sousa Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Filipa Pais Sousa Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Restauração Vestuário Desporto Hotelaria Automóvel Strategy Restoration Clothing Sports Hospitality Automobile |
topic |
Estratégia Restauração Vestuário Desporto Hotelaria Automóvel Strategy Restoration Clothing Sports Hospitality Automobile |
description |
A forma como uma empresa se instala no mercado e o modo como consegue subsistir nele, compreendem os pontos fundamentais para o estudo estratégico da mesma. No entanto, cada sector detém características exclusivas que marcam a diferença. Num estudo detalhado, acompanhado de uma análise contextual, serão analisados cinco sectores de actividade distintos. Para cada um apresenta-se uma empresa, a descrição do funcionamento interno da mesma e a sua envolvência num mercado cada vez mais competitivo. Cada empresa define-se como um caso, para o qual se apresenta uma resolução estratégica com fim pedagógico. Os sectores de actividade estudados serão: Restauração, Distribuição de Vestuário, Desporto, Hoteleiro e Automóvel (peças e componentes). O desempenho das respectivas empresas é fruto de um meio envolvente que pode ou não ser benéfico para a organização, assim como oscilações sentidas no poder de compra do consumidor e a rivalidade entre os concorrentes. Interessa, portanto, identificar as oportunidades e agir estrategicamente. Expõem-se um conjunto de temas fundamentais para a compreensão global e integração no meio estratégico, ferramentas de análise da envolvente e outros tópicos de formulação e implementação da estratégia, que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado. Por fim, fundamentada pela revisão literária, apresenta-se a resolução dos casos iniciais, que possibilita visualizar qual a posição da empresa, medidas essenciais a tomar e a ter em conta, de forma a vencer no mercado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2011-04 2013-02-08T20:43:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4576 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134851321823232 |