Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Filipa Pais Sousa Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4576
Resumo: A forma como uma empresa se instala no mercado e o modo como consegue subsistir nele, compreendem os pontos fundamentais para o estudo estratégico da mesma. No entanto, cada sector detém características exclusivas que marcam a diferença. Num estudo detalhado, acompanhado de uma análise contextual, serão analisados cinco sectores de actividade distintos. Para cada um apresenta-se uma empresa, a descrição do funcionamento interno da mesma e a sua envolvência num mercado cada vez mais competitivo. Cada empresa define-se como um caso, para o qual se apresenta uma resolução estratégica com fim pedagógico. Os sectores de actividade estudados serão: Restauração, Distribuição de Vestuário, Desporto, Hoteleiro e Automóvel (peças e componentes). O desempenho das respectivas empresas é fruto de um meio envolvente que pode ou não ser benéfico para a organização, assim como oscilações sentidas no poder de compra do consumidor e a rivalidade entre os concorrentes. Interessa, portanto, identificar as oportunidades e agir estrategicamente. Expõem-se um conjunto de temas fundamentais para a compreensão global e integração no meio estratégico, ferramentas de análise da envolvente e outros tópicos de formulação e implementação da estratégia, que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado. Por fim, fundamentada pela revisão literária, apresenta-se a resolução dos casos iniciais, que possibilita visualizar qual a posição da empresa, medidas essenciais a tomar e a ter em conta, de forma a vencer no mercado.
id RCAP_2c0269fa533b73ae810e8077627a7829
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicasEstratégiaRestauraçãoVestuárioDesportoHotelariaAutomóvelStrategyRestorationClothingSportsHospitalityAutomobileA forma como uma empresa se instala no mercado e o modo como consegue subsistir nele, compreendem os pontos fundamentais para o estudo estratégico da mesma. No entanto, cada sector detém características exclusivas que marcam a diferença. Num estudo detalhado, acompanhado de uma análise contextual, serão analisados cinco sectores de actividade distintos. Para cada um apresenta-se uma empresa, a descrição do funcionamento interno da mesma e a sua envolvência num mercado cada vez mais competitivo. Cada empresa define-se como um caso, para o qual se apresenta uma resolução estratégica com fim pedagógico. Os sectores de actividade estudados serão: Restauração, Distribuição de Vestuário, Desporto, Hoteleiro e Automóvel (peças e componentes). O desempenho das respectivas empresas é fruto de um meio envolvente que pode ou não ser benéfico para a organização, assim como oscilações sentidas no poder de compra do consumidor e a rivalidade entre os concorrentes. Interessa, portanto, identificar as oportunidades e agir estrategicamente. Expõem-se um conjunto de temas fundamentais para a compreensão global e integração no meio estratégico, ferramentas de análise da envolvente e outros tópicos de formulação e implementação da estratégia, que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado. Por fim, fundamentada pela revisão literária, apresenta-se a resolução dos casos iniciais, que possibilita visualizar qual a posição da empresa, medidas essenciais a tomar e a ter em conta, de forma a vencer no mercado.The way as a company is established in the market and how can survive in it, they are the basic principles for the strategic study. However, each sector has exclusive characteristics that make the difference. In a detailed study, accompanied by a contextual analysis, will be analyzed five different industries. For each one it presents a company, the description of the internal behavior of it and its surroundings in an increasingly competitive market. Each company defines itself as a case, for which it presents a strategic resolution with a pedagogical purpose. The sectors to be studied are: Hospitality, Clothing Distribution, Restoration, Sports and Automobile (parts and components). The performance of those companies is the result of the environment which may or may not be beneficial to the organization, as well as oscillations in the purchasing power of consumers and the competition among competitors. It‘s important, therefore, identify opportunities and act strategically. It presents a set of fundamental issues to help the global understanding and integration into the strategic analysis, tools for the environment analysis and other topics of the formulation and implementation of the strategy, which help the company to acquire competitive advantage. Finally, reasoned by the literature review, it shows the resolution of earlier cases, which enables to visualize the company's position, measures to take and to take into account, in order to win in the market.2013-02-08T20:43:50Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4576porBatista, Filipa Pais Sousa Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:53.997931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
title Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
spellingShingle Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
Batista, Filipa Pais Sousa Marques
Estratégia
Restauração
Vestuário
Desporto
Hotelaria
Automóvel
Strategy
Restoration
Clothing
Sports
Hospitality
Automobile
title_short Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
title_full Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
title_fullStr Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
title_full_unstemmed Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
title_sort Estudos de casos pedagógicos: aproximações estratégicas
author Batista, Filipa Pais Sousa Marques
author_facet Batista, Filipa Pais Sousa Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Filipa Pais Sousa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Restauração
Vestuário
Desporto
Hotelaria
Automóvel
Strategy
Restoration
Clothing
Sports
Hospitality
Automobile
topic Estratégia
Restauração
Vestuário
Desporto
Hotelaria
Automóvel
Strategy
Restoration
Clothing
Sports
Hospitality
Automobile
description A forma como uma empresa se instala no mercado e o modo como consegue subsistir nele, compreendem os pontos fundamentais para o estudo estratégico da mesma. No entanto, cada sector detém características exclusivas que marcam a diferença. Num estudo detalhado, acompanhado de uma análise contextual, serão analisados cinco sectores de actividade distintos. Para cada um apresenta-se uma empresa, a descrição do funcionamento interno da mesma e a sua envolvência num mercado cada vez mais competitivo. Cada empresa define-se como um caso, para o qual se apresenta uma resolução estratégica com fim pedagógico. Os sectores de actividade estudados serão: Restauração, Distribuição de Vestuário, Desporto, Hoteleiro e Automóvel (peças e componentes). O desempenho das respectivas empresas é fruto de um meio envolvente que pode ou não ser benéfico para a organização, assim como oscilações sentidas no poder de compra do consumidor e a rivalidade entre os concorrentes. Interessa, portanto, identificar as oportunidades e agir estrategicamente. Expõem-se um conjunto de temas fundamentais para a compreensão global e integração no meio estratégico, ferramentas de análise da envolvente e outros tópicos de formulação e implementação da estratégia, que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado. Por fim, fundamentada pela revisão literária, apresenta-se a resolução dos casos iniciais, que possibilita visualizar qual a posição da empresa, medidas essenciais a tomar e a ter em conta, de forma a vencer no mercado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2011-04
2013-02-08T20:43:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4576
url http://hdl.handle.net/10071/4576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134851321823232