A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Rita Afonso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240
Resumo: O presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment.
id RCAP_2c1870c82b23877e726be7ef493c14cf
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensinoDocente generalistaO presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment.2013-08-06T10:22:11Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1240porRocha, Ana Rita Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.815997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
title A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
spellingShingle A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
Rocha, Ana Rita Afonso
Docente generalista
title_short A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
title_full A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
title_fullStr A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
title_full_unstemmed A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
title_sort A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
author Rocha, Ana Rita Afonso
author_facet Rocha, Ana Rita Afonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Rita Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Docente generalista
topic Docente generalista
description O presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T10:22:11Z
2013-07-06T00:00:00Z
2013-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620952768512