A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240 |
Resumo: | O presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment. |
id |
RCAP_2c1870c82b23877e726be7ef493c14cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensinoDocente generalistaO presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment.2013-08-06T10:22:11Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1240porRocha, Ana Rita Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.815997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
title |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
spellingShingle |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino Rocha, Ana Rita Afonso Docente generalista |
title_short |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
title_full |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
title_fullStr |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
title_full_unstemmed |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
title_sort |
A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
author |
Rocha, Ana Rita Afonso |
author_facet |
Rocha, Ana Rita Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Rita Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente generalista |
topic |
Docente generalista |
description |
O presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-06T10:22:11Z 2013-07-06T00:00:00Z 2013-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620952768512 |