A construção do professor generalista enquanto afirmação plena da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hugo André
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1288
Resumo: Serve o presente relatório para explicitar o processo de formação profissionalizante realizado ao longo de dois períodos de estágio, em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva, exploratória e empírica que desembocou numa intervenção educativa pautada pela gestão e deliberação docente, segundo critérios de intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Entende-se que a atuação seja o cerne e a expressão mais clara da prática pedagógica pela oportunidade de experienciar as várias dimensões e facetas do desempenho docente, promovendo sinergias entre teoria e prática, mas o processo de formação e aprendizagem pode ser potenciado por um discurso problematizador, crítico e reflexivo, transversal e paralelo, que concorra para uma construção da profissionalização de qualidade. Esta necessidade torna-se ainda mais premente face ao novo regime de dupla habilitação para a docência, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 43/2007, que representa uma oportunidade de aquisição plena de um estatuto de profissionalidade docente caracterizada pela mobilidade, flexibilidade, articulação e acompanhamento e, sobretudo, pela apropriação transversal e interdisciplinar do currículo possibilitada pela polivalência associada e apoiada numa conceção humanista do professor enquanto profissional de desenvolvimento humano. ABSTRACT This report reflects the process of professional formation undergone throughout two traineeship periods in the contexts of Primary and Secondary School. A qualitative study of a naturalistic, descriptive, exploratory and empiric nature was put forth, giving way to an educational intervention based upon teacher management, deliberation and intentionality as well as active, meaningful, diverse, integrated and socializing learning experiences. Educational intervention is at the heart of pedagogical practice, being its fullest expression in terms of experiencing the multidimensional features which compose the teaching and learning process, promoting synergies between theory and practice. However, this professionalization process can be potentiated by a critical and reflexive discourse, transversal and parallel to action. This necessity is even more pressing due to the new European regime of double qualification for teaching, which offers an opportunity for the full acquisition of a teaching professionalism characterized by mobility, flexibility, articulation and, mainly, by the transversal and interdisciplinary appropriation of the curricula enabled by polyvalence and founded upon a humanistic perspective of Education and of the teacher as a professional of human development.ESEPF17
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