O fenómeno de comunicação política presidencial #Marcelfie: da personalização aos novos usos e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelão, Filipa Bento de Matos Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20965
Resumo: No decurso da evolução tecnológica, na comunicação política, verifica-se a incorporação de práticas da cultura digital para a política. As selfies de e com políticos constituem-se como canais de comunicação não mediada entre políticos-cidadãos-media, utilizados em vários contextos como uma estratégia política e associada a fenómenos de personalização. Esta investigação pretende contribuir para o debate teórico sobre a comunicação política online e a normalização de práticas associadas à cultura online, tendo por base um estudo de caso do fenómeno das selfies com o atual Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa - e parte da análise de conteúdo das notícias online, posts de blogs e redes sociais produzidas neste âmbito durante os últimos dois anos de mandato (março 2018 a março 2020). Os resultados observados constatam um fenómeno de personalização pouco intenso – sobretudo no que diz respeito à personalização do poder e personalização comportamental – e uma evolução comunicacional do termo associado ao fenómeno, que se integra na cultura politico-mediática portuguesa criando novos usos, significados e contextos para este tema.
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