O fenómeno de comunicação política presidencial #Marcelfie: da personalização aos novos usos e significados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20965 |
Resumo: | No decurso da evolução tecnológica, na comunicação política, verifica-se a incorporação de práticas da cultura digital para a política. As selfies de e com políticos constituem-se como canais de comunicação não mediada entre políticos-cidadãos-media, utilizados em vários contextos como uma estratégia política e associada a fenómenos de personalização. Esta investigação pretende contribuir para o debate teórico sobre a comunicação política online e a normalização de práticas associadas à cultura online, tendo por base um estudo de caso do fenómeno das selfies com o atual Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa - e parte da análise de conteúdo das notícias online, posts de blogs e redes sociais produzidas neste âmbito durante os últimos dois anos de mandato (março 2018 a março 2020). Os resultados observados constatam um fenómeno de personalização pouco intenso – sobretudo no que diz respeito à personalização do poder e personalização comportamental – e uma evolução comunicacional do termo associado ao fenómeno, que se integra na cultura politico-mediática portuguesa criando novos usos, significados e contextos para este tema. |
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O fenómeno de comunicação política presidencial #Marcelfie: da personalização aos novos usos e significadosMarcelo Rebelo de SousaSelfieComunicação políticaPersonalização da políticaMediatização da políticaPolitical communicationPolitical personalizationMediatisation of politicsNo decurso da evolução tecnológica, na comunicação política, verifica-se a incorporação de práticas da cultura digital para a política. As selfies de e com políticos constituem-se como canais de comunicação não mediada entre políticos-cidadãos-media, utilizados em vários contextos como uma estratégia política e associada a fenómenos de personalização. Esta investigação pretende contribuir para o debate teórico sobre a comunicação política online e a normalização de práticas associadas à cultura online, tendo por base um estudo de caso do fenómeno das selfies com o atual Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa - e parte da análise de conteúdo das notícias online, posts de blogs e redes sociais produzidas neste âmbito durante os últimos dois anos de mandato (março 2018 a março 2020). Os resultados observados constatam um fenómeno de personalização pouco intenso – sobretudo no que diz respeito à personalização do poder e personalização comportamental – e uma evolução comunicacional do termo associado ao fenómeno, que se integra na cultura politico-mediática portuguesa criando novos usos, significados e contextos para este tema.In the course of technological change in political communication, digital culture practices have been incorporated into politics. The selfies of and with politicians constitute channels of non-mediated communication between policy-citizens and media, used in various contexts as a political strategy and associated with personalisation phenomena. This research aims to contribute to the theoretical debate on online political communication and the normalization of practices associated with online culture, based on a case study of the phenomenon of selfies with the current President of the Republic of Portugal - Marcelo Rebelo de Sousa - and the content analysis of online news, blog and social media post produced in this context during the last two years of mandate (March 2018 to March 2020). The results observed show a low-intensity personalisation phenomenon - especially in relation to the personalisation of power and behavioural personalisation - and a communicational evolution of the term associated with the Marcelfie, which is integrated in the Portuguese political-media culture creating new uses, meanings and contexts for this subject.2020-12-17T10:48:56Z2020-11-24T00:00:00Z2020-11-242020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20965TID:202551458porCastelão, Filipa Bento de Matos Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:35.637969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No decurso da evolução tecnológica, na comunicação política, verifica-se a incorporação de práticas da cultura digital para a política. As selfies de e com políticos constituem-se como canais de comunicação não mediada entre políticos-cidadãos-media, utilizados em vários contextos como uma estratégia política e associada a fenómenos de personalização. Esta investigação pretende contribuir para o debate teórico sobre a comunicação política online e a normalização de práticas associadas à cultura online, tendo por base um estudo de caso do fenómeno das selfies com o atual Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa - e parte da análise de conteúdo das notícias online, posts de blogs e redes sociais produzidas neste âmbito durante os últimos dois anos de mandato (março 2018 a março 2020). Os resultados observados constatam um fenómeno de personalização pouco intenso – sobretudo no que diz respeito à personalização do poder e personalização comportamental – e uma evolução comunicacional do termo associado ao fenómeno, que se integra na cultura politico-mediática portuguesa criando novos usos, significados e contextos para este tema. |
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