O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15931
Resumo: A política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral.
id RCAP_da8726ac3be2d8807e3974bdd24394f3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípicoSousa, Marcelo Rebelo deMeios de comunicação de massasJornalismo políticoPolíticaPopulismoAgenda settingAudienceCommunicationDiscourseMediaMediatic representationMediatizationPersonalizationPolitical punditPolitics spectacularizationPopulismTelecracyTelevisionA política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral.Politics and media are intimate and even more in nowadays society. Mass media are the politics stage, where it occurs and proceeds. It is through them that citizens have access to reality representations, that they get in touch with politics in an almost exclusive way. Being present in the media means existing to citiziens and it is through them that you win voters. Then, it is interesting to analize Marcelo Rebelo de Sousa’s case as a presidential candidate in 2016’s elections; a candidate that since the beggining of the campaign was told to be the favorite and the winner, all because of the fact of being present in the everyday life of the portuguese people as a political pundit, which has given him an atypical profile in the way he was represented by the media during the electoral campaign.2018-05-25T18:06:38Z2019-05-25T00:00:00Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-162017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15931TID:201765080porMourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:21.505624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
title O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
spellingShingle O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues
Sousa, Marcelo Rebelo de
Meios de comunicação de massas
Jornalismo político
Política
Populismo
Agenda setting
Audience
Communication
Discourse
Media
Mediatic representation
Mediatization
Personalization
Political pundit
Politics spectacularization
Populism
Telecracy
Television
title_short O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
title_full O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
title_fullStr O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
title_full_unstemmed O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
title_sort O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
author Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues
author_facet Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Sousa, Marcelo Rebelo de
Meios de comunicação de massas
Jornalismo político
Política
Populismo
Agenda setting
Audience
Communication
Discourse
Media
Mediatic representation
Mediatization
Personalization
Political pundit
Politics spectacularization
Populism
Telecracy
Television
topic Sousa, Marcelo Rebelo de
Meios de comunicação de massas
Jornalismo político
Política
Populismo
Agenda setting
Audience
Communication
Discourse
Media
Mediatic representation
Mediatization
Personalization
Political pundit
Politics spectacularization
Populism
Telecracy
Television
description A política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16T00:00:00Z
2017-11-16
2017-09
2018-05-25T18:06:38Z
2019-05-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15931
TID:201765080
url http://hdl.handle.net/10071/15931
identifier_str_mv TID:201765080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134668107284480