Jogos digitais no ensino: criação e implementação nas disciplinas de História da Música e Formação Musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63743 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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Jogos digitais no ensino: criação e implementação nas disciplinas de História da Música e Formação MusicalDigital games in education: creation and implementation in History of Music and Music TeachingCiências musicaisHistória da músicaFormação musicalTecnologia educativaJogos digitaisE-LearningDidáticaEnsino especializadoMusic scienceMusic historyMusic teachingEducation technologyDigital gamesDidacticsSpecialized educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste relatório resume o projeto desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho e pretende descrever a fundamentação teórica adquirida e o respetivo processo prático de intervenção pedagógica realizado durante o segundo semestre do ano letivo de 2018/2019. O projeto tem uma natureza inerentemente multidisciplinar, já que envolve áreas do conhecimento teoricamente tão distintas como as Ciências Musicais, as Ciências da Educação e a Engenharia Informática. Tendo por base uma metodologia enquadrada nos princípios da investigação-ação, foi criada uma ferramenta digital online que permitisse ao professor a gestão e criação de conteúdos programáticos no sentido de potenciar a aprendizagem das disciplinas de História da Música e de Formação Musical no 2.º e 3.º ciclos do Ensino Especializado. Posteriormente, tais conteúdos foram concebidos por forma a enquadrar o âmbito curricular específico de cada uma das turmas às atividades didáticas planeadas e, por fim, estas foram concretizadas na sala de aula, recorrendo, por um lado, ao computador do professor e por outro aos smartphones dos alunos, em atividades interligadas com a prática pedagógica decorrente do Estágio Profissional. A recolha de dados foi feita quer através da informação salvaguardada durante a realização de cada uma de tais atividades, quer recorrendo a inquéritos aos alunos, onde se procurou extrapolar a pertinência deste tipo de recursos. Após concluído o ciclo de intervenção pedagógica e a interpretação de todos os resultados obtidos, conclui-se que sim, ferramentas como estas são de facto potenciadoras de aprendizagens significativas no âmbito do Ensino Especializado em Música, apesar de existirem obstáculos de natureza logística, tecnológica e pedagógica que, dependendo do contexto específico de cada turma, podem revelar-se mais ou menos difíceis de ultrapassar.This report summarizes the project developed in context of the professional internship, part of the Master Degree in Music Education at the Education Institute from the University of Minho and describes the theoretical background as well as the practical process of pedagogical intervention developed during the second semester of the school year of 2018/2019. The scope of this project is inherently multidisciplinary, since it bridges together seemingly different areas of knowledge such as the Music Sciences, the Education Sciences and the Computer Sciences. Deeply rooted in the principles of research-action methodologies, the project encompassed the development of an online digital tool that would allow teachers to manage and create content that could enhance the learning process of Music History and Music Education in the 2nd and 3rd education levels of the Specialized Education courses. Such content was designed by the teacher having the school’s curriculum in mind and in a way that would allow proper engagement with the specific classes, subjects and students. In a later phase, this tool and its contents were used in the classroom, using both the teacher’s computer and each student’s smartphone, in activities that were intertwined with each lesson’s subject. Data was gathered through both the collection of information during these activities and surveys filled out by the students, where the relative relevancy of these resources. After the school year was over all the results were analysed and we concluded that tools like the one developed for this internship can indeed improve the learning process for Specialized Education in Music, despite the logistic, technological and pedagogical challenges that, depending on the specificities of each classroom, can be more or less difficult to overcome.Lessa, ElisaUniversidade do MinhoVale, António Sérgio Fortuna Castro Canaveira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63743por202352811info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:49.590033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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