Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tatiana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1508
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar
id RCAP_2c32dfd3a7f5e2645c6e197a30035eab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infânciadiferenciação pedagógicaeducadorheterogeneidadenecessidadesplanificaçãodifferentiated educationeducatorheterogeneityneedsplanningRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica para a Educação de Infância que está integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e de Jardim de Infância, bem como a apresentação do respetivo percurso profissional e investigativo. Destes contextos emergiu a questão de investigação, cujo tema centra-se na planificação e organização do trabalho educativo tendo como base uma diferenciação pedagógica. Esta temática está muito presente quando se fala de Necessidades Educativas Especiais mas, no entanto, todas as crianças necessitam de um ensino diferenciado, pois todas elas são diferentes à sua maneira. De modo a tentar encontrar respostas à minha questão realizei diversas pesquisas baseadas em autores de referência que definem o conceito de diferenciação pedagógica e esclarecem o papel do educador. Ao nível metodológico optei por dois instrumentos de recolha de dados: a realização de duas entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e a análise e reflexão de quatro planificações (construídas no contexto de Jardim de Infância). Esta investigação permitiu-me refletir relativamente aos aspetos fundamentais para uma planificação e intervenção eficazes com base numa diferenciação pedagógica. O papel do educador prende-se com a necessidade de perceber quais os aspetos essenciais durante o processo de planificação de modo a responder às necessidades e corresponder aos interesses das crianças. Através deste trabalho de investigação, compreendi que todos os aspetos da planificação, nomeadamente os objetivos, as estratégias e a avaliação, deverão ser refletidos e trabalhados em função dos grupos e das crianças de modo individual, para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça.The present report has been elaborated on behalf of the Pedagogical Practice for the Childhood Education Course, integrated on the Masters in Preschool Education, which contemplates the effort developed on the internships on Day Care Center and Kindergarten contexts, as well as the presentation of the career and investigation. Out of these contexts emerged the investigative purpose, in which the team would be centered on the planning and organization of the educational work, having an adaptive education as a base theme. These are much more present when one refers to Special educational needs, but, on the other hand, every child needs a differentiated education, for every child is different on its way. So as to find the answers to my dilemma, I've conducted several researches based on the reference authors witch define the concept of differentiated education and clarify the role of the educator. On the methodical level, I've opted for two instruments for the collection of data: the attainment of two semis structured interviews with two kindergarten teachers and the analysis and thought of four plannings (constructed in the context of kindergarten). This investigation allowed me to reflect on the fundamental aspects of an effective planning and intervention on behalf of a differentiated education. The role of the educator ties in with the need to understand which aspects are essential during the planning stages, so as to answer to the needs and interests of the children. Throughout this investigation, I've perceived that all the planning stages, namely the objectives, the strategies and the evaluation, have to be considered and worked according to the groups and the children individually, so as for the teaching and learning process to happen.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Tatiana2016-06-13T20:41:07Z2016-03-022016-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1508TID:201084180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:16Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:45.958615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
title Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
spellingShingle Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
Pereira, Tatiana
diferenciação pedagógica
educador
heterogeneidade
necessidades
planificação
differentiated education
educator
heterogeneity
needs
planning
title_short Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
title_full Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
title_fullStr Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
title_sort Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância
author Pereira, Tatiana
author_facet Pereira, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv diferenciação pedagógica
educador
heterogeneidade
necessidades
planificação
differentiated education
educator
heterogeneity
needs
planning
topic diferenciação pedagógica
educador
heterogeneidade
necessidades
planificação
differentiated education
educator
heterogeneity
needs
planning
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T20:41:07Z
2016-03-02
2016-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1508
TID:201084180
url http://hdl.handle.net/10400.15/1508
identifier_str_mv TID:201084180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028285136896