Heterogeneidade e interações entre um grupo de crianças em contexto de jardim de infância: “Alguma coisa que os mais velhos não sabem fazer e os pequeninos sabem, vão ajudá-los!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desidério, Daniela Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9484
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Heterogeneidade e interações entre um grupo de crianças em contexto de jardim de infância: “Alguma coisa que os mais velhos não sabem fazer e os pequeninos sabem, vão ajudá-los!”CriançasEducador de infânciaInteraçõesHeterogeneidadeChildrenChild educatorInteractionsHeterogeneityRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente Relatório Final seguiu uma abordagem investigativa sobre a Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este incide sobre o trabalho desenvolvido, durante quatro meses, num jardim de infância da rede pública de ensino, com um grupo de vinte e duas crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. A problemática da investigação aqui apresentada relaciona-se com as interações existentes entre as crianças de um grupo heterogéneo, no que diz respeito à idade, e surgiu das observações realizadas em contexto. Neste sentido, esta é uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2002; Alarcão, 2001), que se caracteriza pela sua natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994) e tem como objetivos: i) analisar e compreender de que modo a interação entre um grupo de crianças em diferentes etapas de desenvolvimento e com saberes diversos pode contribuir para o seu desenvolvimento e aprendizagem; ii) compreender de que forma crianças, educadora e famílias percecionam os contributos da interação entre pares num grupo com diferentes idades e saberes diversos; e iii) compreender e identificar de que forma a ação da educadora-estagiária influencia as interações entre crianças de idades diferentes. Todo o trabalho desenvolvido permitiu compreender que, embora as crianças deste grupo valorizem as interações com crianças de idades diferentes, identificam como os seus pares mais próximos crianças de idades mais próximas à sua. Além disso, permitiu ainda compreender que a perceção das crianças, das famílias e da educadora do grupo são coincidentes quanto à importância das interações entre pares de diferentes idades.ABSTRACT The present report followed an investigative approach about the Supervised Professional Practice that emerged under the framework of the Master's Degree in Pre-School Education by Escola Superior de Educação de Lisboa. This report is focus on the work that was developed, for four months, in a kindergarten of the public school, with a group of twenty-two children aged between three and six years old. The problematic of the investigation here presented relate with the interactions that exist between the children of a heterogeneous group, with regard to age, and emerged from the observations made in context. In this sense, this is an investigation about own practice (Ponte, 2002; Alarcão, 2001), which is characterized by its qualitative nature (Bogdan & Biklen, 1994) and have like objectives: i) analyze and understand in which way the interactions between a group of children in different stages of development and with different knowledge can contribute to their development and learning; ii) understand in which way children, child educator and families perceive the contributes of the interactions between peers in a group with different ages and diverse knowledge; and iii) understand and identify in which way the action of the intern-educator had influence in the interactions between children with different ages. All the developed work allowed to understand that, though the children of this group valorize the interactions between children of different ages, they identify their closest peers as children of similar ages to their. Furthermore, this work make possible to understand that the perception of child, families and this group child educator are coincident in the importance of interactions among children of different ages.Pereira, Mónica DiasRCIPLDesidério, Daniela Gomes2019-02-12T14:20:09Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9484TID:202030270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.016057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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