Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damas, Andreia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1036
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar. Orientador: Marta Uva. Co-orientadora: Maria João Cardona
id RCAP_b9b242d9a61207cd6349e87a3d38ea00
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos gruposPlanificação/açãoDiferenciação pedagógicaNecessidades/interessesHeterogeneidadePlanning/actionPedagogical differentiationNeeds/interestsHeterogeneityRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar. Orientador: Marta Uva. Co-orientadora: Maria João CardonaEste relatório síntese surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e nele está retratado todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância (que se desenrolou em dois contextos de estágio distintos: creche e jardim de infância), bem como a apresentação do respetivo percurso de desenvolvimento profissional e investigativo. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno da questão: Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos? De forma a procurar respostas para esta questão de investigação, recorri-me do método por investigação qualitativa, privilegiando como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva a três educadoras de infância. Este estudo permitiu-me refletir quanto aos pressupostos essenciais para uma boa e eficaz planificação/ação, tendo em conta a diferenciação pedagógica. Uma vez que o papel do educador prende-se com a necessidade de perceber quais os aspetos essenciais a ter em conta durante o processo de planificação, de forma a ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças, e da heterogeneidade existente na sala, este estudo permitiu-me compreender que todas as componentes da planificação, nomeadamente os objetivos, as estratégias e a avaliação deverão ser refletidos e operacionalizados em função dos grupos e das crianças em particular, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive.- This summary report emerged from the Master’s Degree in Preschool Education and it details all the work undertaken throughout the academic year of 2011/2012 in the context of the Course Unit on Teaching Practice for Early Childhood Education (which took place in two distinct training settings: a nursery school and a kindergarten), as well as presenting the respective professional and investigative development path. The focus of the research was on the following issue: How does one plan according to the features and needs of different settings, namely with regards to the heterogeneity of the children and the respective groups? In order to pursue this matter, I applied the qualitative research method, and privileged semi-directive interview with three preschool teachers as a data- gathering tool. This study has enabled me to reflect on the core assumptions for good and effective planning/action, which takes account of pedagogical differentiation. Insofar as the role of the educator is tied in with the need to understand which core features should be taken into consideration during the planning process, in order to meet the needs and interests of the children, and the heterogeneity which prevails in the classroom, this study has helped me to realize that all of the components of planning, i.e. the objectives, strategies and assessment, must be reflected and operationalized in consonance with the groups and the children in particular, so that the teaching/learning process can take place.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDamas, Andreia2014-11-03T00:01:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:24.960638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
title Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
spellingShingle Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
Damas, Andreia
Planificação/ação
Diferenciação pedagógica
Necessidades/interesses
Heterogeneidade
Planning/action
Pedagogical differentiation
Needs/interests
Heterogeneity
title_short Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
title_full Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
title_fullStr Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
title_full_unstemmed Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
title_sort Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos
author Damas, Andreia
author_facet Damas, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Damas, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Planificação/ação
Diferenciação pedagógica
Necessidades/interesses
Heterogeneidade
Planning/action
Pedagogical differentiation
Needs/interests
Heterogeneity
topic Planificação/ação
Diferenciação pedagógica
Necessidades/interesses
Heterogeneidade
Planning/action
Pedagogical differentiation
Needs/interests
Heterogeneity
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar. Orientador: Marta Uva. Co-orientadora: Maria João Cardona
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-03T00:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1036
url http://hdl.handle.net/10400.15/1036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024942276608