O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, António de Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5744
Resumo: O presente relatório de atividade profissional pretende evidenciar o trabalho como docente de Educação Especial, desenvolvido ao longo do ano letivo 2004/2005, com um grupo de 5 alunos com necessidades educativas especiais integrados em turmas de 6.º, 8.º e 9º anos de escolaridade. Os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, apresentavam problemáticas de Deficiência Intelectual ligeira (quatro alunos) e de Deficiência Intelectual moderada (uma aluna) que se manifestavam, entre outras, por dificuldades ao nível da interação social e comportamento adaptativo, bem como por dificuldades motoras globais. O trabalho de educação física desenvolvido constou de sessões semanais de noventa minutos, de iniciação à natação, ao longo do ano letivo. Os resultados foram muito positivos, quer ao nível do desenvolvimento motor, quer ao nível da socialização e comportamentos adaptativos, levando a inferir da importância deste tipo de práticas com alunos portadores desta e, por certo, de outras necessidades educativas especiais. Para evidenciar o trabalho desenvolvido e os seus progressos, são apresentados planos de aula exemplificativos, extratos dos relatórios dos alunos, entre outras evidências.
id RCAP_2c37f63d935e8a0dc5f7346a975d8d85
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiaisNataçãoDesporto escolarNecessidades educativas especiaisDeficiência intelectualO presente relatório de atividade profissional pretende evidenciar o trabalho como docente de Educação Especial, desenvolvido ao longo do ano letivo 2004/2005, com um grupo de 5 alunos com necessidades educativas especiais integrados em turmas de 6.º, 8.º e 9º anos de escolaridade. Os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, apresentavam problemáticas de Deficiência Intelectual ligeira (quatro alunos) e de Deficiência Intelectual moderada (uma aluna) que se manifestavam, entre outras, por dificuldades ao nível da interação social e comportamento adaptativo, bem como por dificuldades motoras globais. O trabalho de educação física desenvolvido constou de sessões semanais de noventa minutos, de iniciação à natação, ao longo do ano letivo. Os resultados foram muito positivos, quer ao nível do desenvolvimento motor, quer ao nível da socialização e comportamentos adaptativos, levando a inferir da importância deste tipo de práticas com alunos portadores desta e, por certo, de outras necessidades educativas especiais. Para evidenciar o trabalho desenvolvido e os seus progressos, são apresentados planos de aula exemplificativos, extratos dos relatórios dos alunos, entre outras evidências.This report aims to highlight the work as a Special Education teacher, developed throughout the school year 2004/2005 with a group of 5 special needs students integrated in 6th, 8th and 9th grade classes. The students, aged between 12 and 16 years, showed mild Intellectual Disability (four students) and moderate Intellectual Disability (one student).They demonstrated, among others, difficulty in social interaction and adaptive behaviour, as well as global mobility disability. The work implemented in the physical education classes consisted of weekly ninety minutes sessions of basic swimming, throughout the school year. The results were very positive, both in terms of motor development and of socialization and adaptive behaviour, leading to infer the importance of such practices with students with this, and most likely, other special educational needs. To make clear the work accomplished and its progress, exemplifying lesson plans, extracts from students’ reports, among other evidence are presented.2016-04-12T13:47:07Z2016-04-12T00:00:00Z2016-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5744porAlmeida, António de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:24Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:45.137570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
title O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
Almeida, António de Fátima
Natação
Desporto escolar
Necessidades educativas especiais
Deficiência intelectual
title_short O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
title_full O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
title_sort O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais
author Almeida, António de Fátima
author_facet Almeida, António de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, António de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Desporto escolar
Necessidades educativas especiais
Deficiência intelectual
topic Natação
Desporto escolar
Necessidades educativas especiais
Deficiência intelectual
description O presente relatório de atividade profissional pretende evidenciar o trabalho como docente de Educação Especial, desenvolvido ao longo do ano letivo 2004/2005, com um grupo de 5 alunos com necessidades educativas especiais integrados em turmas de 6.º, 8.º e 9º anos de escolaridade. Os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, apresentavam problemáticas de Deficiência Intelectual ligeira (quatro alunos) e de Deficiência Intelectual moderada (uma aluna) que se manifestavam, entre outras, por dificuldades ao nível da interação social e comportamento adaptativo, bem como por dificuldades motoras globais. O trabalho de educação física desenvolvido constou de sessões semanais de noventa minutos, de iniciação à natação, ao longo do ano letivo. Os resultados foram muito positivos, quer ao nível do desenvolvimento motor, quer ao nível da socialização e comportamentos adaptativos, levando a inferir da importância deste tipo de práticas com alunos portadores desta e, por certo, de outras necessidades educativas especiais. Para evidenciar o trabalho desenvolvido e os seus progressos, são apresentados planos de aula exemplificativos, extratos dos relatórios dos alunos, entre outras evidências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-12T13:47:07Z
2016-04-12T00:00:00Z
2016-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5744
url http://hdl.handle.net/10348/5744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137101860569088