Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6602 |
Resumo: | O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da relação entre o engagement no trabalho e o desempenho de comportamentos extrapapel, enquanto dimensão das virtudes cívicas do Comportamento de Cidadania Organizacional (OCB-Organizational Citizenship Behavior). Os objetivos do estudo foram: (1) investigar a relação entre o engagement no trabalho, o desempenho extrapapel e a customização do trabalho docente; (2) investigar o potencial papel mediador da customização do trabalho docente na relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Recorreu-se a uma amostra de 84 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, da região de Lisboa e Vale do Tejo, que preencheram um questionário no final do 1.º e do 3.º período no ano letivo de 2011/2012. Consistentes com as nossas hipóteses, os resultados mostram que quanto maior o índice de engagement no trabalho, maior é o desempenho extrapapel e maior é a customização do trabalho docente; quanto maior é customização do trabalho, maior é o desempenho extrapapel; e a customização do trabalho medeia a relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Estes resultados revelam-se como um novo impulso ao estudo da dinâmica dos processos psicológicos, em contexto escolar, que determinam os resultados individuais dos professores, os resultados organizacionais da escola e dos alunos. Sugere-se um maior envolvimento por parte das lideranças escolares para que sejam delineadas estratégias que fomentem o engagement no trabalho e o desenvolvimento de comportamentos de customização do trabalho no professor. |
id |
RCAP_2c3daf6c980b026fc12fa3e3420479bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6602 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalhoEngagement no trabalhoEntusiasmo no trabalhoJob craftingCustomização do trabalhoDesempenho extrapapelProfessoresWork engagementOCBExtra-role performanceSchoolteachersO presente estudo pretende contribuir para a compreensão da relação entre o engagement no trabalho e o desempenho de comportamentos extrapapel, enquanto dimensão das virtudes cívicas do Comportamento de Cidadania Organizacional (OCB-Organizational Citizenship Behavior). Os objetivos do estudo foram: (1) investigar a relação entre o engagement no trabalho, o desempenho extrapapel e a customização do trabalho docente; (2) investigar o potencial papel mediador da customização do trabalho docente na relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Recorreu-se a uma amostra de 84 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, da região de Lisboa e Vale do Tejo, que preencheram um questionário no final do 1.º e do 3.º período no ano letivo de 2011/2012. Consistentes com as nossas hipóteses, os resultados mostram que quanto maior o índice de engagement no trabalho, maior é o desempenho extrapapel e maior é a customização do trabalho docente; quanto maior é customização do trabalho, maior é o desempenho extrapapel; e a customização do trabalho medeia a relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Estes resultados revelam-se como um novo impulso ao estudo da dinâmica dos processos psicológicos, em contexto escolar, que determinam os resultados individuais dos professores, os resultados organizacionais da escola e dos alunos. Sugere-se um maior envolvimento por parte das lideranças escolares para que sejam delineadas estratégias que fomentem o engagement no trabalho e o desenvolvimento de comportamentos de customização do trabalho no professor.The present study aims to be a contribution to understand the relationship between work engagement and performance of extra-role behavior, as a dimension of civic virtues of OCB (Organizational Citizenship Behaviour). The objectives of the study were: (1) investigation on the relationship between work engagement, performance of extra-role behaviors and job crafting of teaching, (2) investigation on the potential mediating role of teaching job crafting in the relationship between work engagement and performance of extra-role behaviors. The sample - 84 teachers from the region of Lisbon and Tejo Valley, teaching the 2nd and 3rd public basic education cycles - filled out a questionnaire at the end of the 1st. and 3rd. school terms of 2011/2012. Consistently with our hypotheses, the results showed that the higher the work engagement indexes, the better the performance of extra-role behaviors and higher the job crafting of teaching; also the higher the job crafting is, the better the performance of extrarole behavior; so job crafting mediates the relationship between work engagement and performance of extra-role behaviors. These results show up as a new impetus to the dynamics of psychological processes in school settings study, which determine the teacher individual results and the school and students organizational outcomes. It is suggested a greater involvement of the school leaders in the outlining of strategies that foster the development work of teacher behavior job crafting.2014-03-12T11:48:18Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6602TID:201063409porSousa, Diva Cristina Esteves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:19.030608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
title |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
spellingShingle |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho Sousa, Diva Cristina Esteves de Engagement no trabalho Entusiasmo no trabalho Job crafting Customização do trabalho Desempenho extrapapel Professores Work engagement OCB Extra-role performance Schoolteachers |
title_short |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
title_full |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
title_fullStr |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
title_full_unstemmed |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
title_sort |
Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho |
author |
Sousa, Diva Cristina Esteves de |
author_facet |
Sousa, Diva Cristina Esteves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Diva Cristina Esteves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engagement no trabalho Entusiasmo no trabalho Job crafting Customização do trabalho Desempenho extrapapel Professores Work engagement OCB Extra-role performance Schoolteachers |
topic |
Engagement no trabalho Entusiasmo no trabalho Job crafting Customização do trabalho Desempenho extrapapel Professores Work engagement OCB Extra-role performance Schoolteachers |
description |
O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da relação entre o engagement no trabalho e o desempenho de comportamentos extrapapel, enquanto dimensão das virtudes cívicas do Comportamento de Cidadania Organizacional (OCB-Organizational Citizenship Behavior). Os objetivos do estudo foram: (1) investigar a relação entre o engagement no trabalho, o desempenho extrapapel e a customização do trabalho docente; (2) investigar o potencial papel mediador da customização do trabalho docente na relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Recorreu-se a uma amostra de 84 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, da região de Lisboa e Vale do Tejo, que preencheram um questionário no final do 1.º e do 3.º período no ano letivo de 2011/2012. Consistentes com as nossas hipóteses, os resultados mostram que quanto maior o índice de engagement no trabalho, maior é o desempenho extrapapel e maior é a customização do trabalho docente; quanto maior é customização do trabalho, maior é o desempenho extrapapel; e a customização do trabalho medeia a relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Estes resultados revelam-se como um novo impulso ao estudo da dinâmica dos processos psicológicos, em contexto escolar, que determinam os resultados individuais dos professores, os resultados organizacionais da escola e dos alunos. Sugere-se um maior envolvimento por parte das lideranças escolares para que sejam delineadas estratégias que fomentem o engagement no trabalho e o desenvolvimento de comportamentos de customização do trabalho no professor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-08 2014-03-12T11:48:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/6602 TID:201063409 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/6602 |
identifier_str_mv |
TID:201063409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134752422232064 |