“É a família dos triângulos, agora estão todos juntinhos”: brincadeira e construção de conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15820 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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“É a família dos triângulos, agora estão todos juntinhos”: brincadeira e construção de conhecimentoCriançasBrincadeiraConhecimentoEducação de InfânciaChildrenPlayKnowledgeChildhood educationRelatório da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como principal objetivo a realização de uma análise reflexiva acerca do percurso de Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de Jardim de Infância, mais concretamente nos meses de outubro de 2021 a fevereiro de 2022. Neste documento, encontram-se diversos tópicos que são representativos do processo de intervenção, realizado num grupo de Jardim de Infância composto por vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Desta forma, é possível encontrar ao longo do relatório, a Caracterização do Contexto Socioeducativo, as minhas Intenções quanto à Intervenção na Prática, a Investigação em si, tal como a Construção da Profissionalidade e as Considerações Finais. Nos anexos, estão também presentes diversos documentos de apoio à investigação, assim como o Portefólio de uma criança. Quanto à Investigação realizada em contexto de Jardim de Infância, a problemática delineada trata da “brincadeira como forma de construção de conhecimento”. A mesma foi definida a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, onde foi percetível a riqueza dos diálogos e as ações que aconteciam em situação de brincadeira livre. O brincar é fundamental à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo esta investigação se apoiado teoricamente em autores como Neto (2020), Lino et.al. (2020),Kishimoto (2001), Azevedo (2016), Tomás e Ferreira (2020), entre outros que foram essenciais para sustentar a investigação. Esta caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo como estratégias metodológicas: a observação participante e não participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Por fim, a investigação conclui que é importante compreender os conhecimentos construídos pelas crianças nas diferentes brincadeiras, levando a que sejam utilizados não só conhecimentos prévios como a construção de novos. O papel da equipa educativa é essencial para que as brincadeiras ocorram com total liberdade e sem interferências, sendo que através das brincadeiras o educador de infância pode e deve utilizar a intencionalidade da mesma no decorrer da sua prática pedagógica.ABSTRACT The main objective of this report is to make a reflective analysis about the course of the Supervised Professional Practice II, in a Kindergarten context, specifically during the months of October 2021 to February 2022. In this document are several topics that are representative of the intervention process, carried out in a kindergarten group composed of twenty-four children aged four to six years. Thus, it is possible to find throughout the report the Characterization of the Socio-Educational Context, my Intentions regarding the Intervention in Practice, the Research itself, as well as the Construction of Professionalism and the Final Considerations. The appendices also include several documents to support the research, as well as a child's portfolio. As for the research conducted in kindergarten, the issue outlined is "play as a way of building knowledge". It was defined based on the observations made during the practice, where the richness of the dialogues and the actions that took place during free play were perceptible. Play is fundamental to children's learning and development, and this research was theoretically supported by authors such as Neto (2020), Lino et.al. (2020), Kishimoto (2001), Azevedo (2016), Tomás and Ferreira (2020), among others who were essential to support the research. This is characterized as a case study of a qualitative nature, with the following methodological strategies: participant and non-participant observation, semi-structured interviews, and bibliographic research. Finally, the research concludes that it is important to understand the knowledge built by children in different play, leading to not only using prior knowledge but also building new knowledge. The role of the educational team is essential for play to occur with complete freedom and without interference, and through play the kindergarten teacher can and should use the intentionality of the same during their teaching practice.Toledo, LeonorRCIPLBarateiro, Maria Vila Verde Campos2023-03-21T11:11:54Z2022-07-202022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15820TID:203195183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.652635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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