Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria João Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36545
Resumo: A presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC.
id RCAP_2c50a8674820eba64ea7521f4373012d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de MúsicaTeoria de aprendizagem musicalAudiaçãoEdwin GordonTrompeteMusic learning theoryAuditionTrumpetDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC.This dissertation is the direct result of the learning process observed throughout the practice of supervised teaching (Part I) and the investigation under a pedagogical intervention directed to the theme of “hearing inserted” in Edwin Gordon's Musical Learning Theory (Part II). The first part, dedicated to the report of professional practice, is related to the Artistic School of the Conservatory of Music of Coimbra (EACMC), an entity that welcomed and supported me together with Professor Daniel Tapadinhas, cooperating advisor. During this professional internship, I was able to observe individual trumpet classes as well as trumpet group classes and I had the opportunity to implement my research, alongside classes taught in academic time and classes supervised by the pedagogical advisor. The second part, a report on the pedagogical intervention project, aims to answer the question that gives the title to this work, whether the concept of hearing, proposed by Edwin Gordon, can be used as complementary learning tool when learning the trumpet, focusing on 5th year students of the Basic Course of Music at the EACMC.Alves, Rui Pedro OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNunes, Maria João Mendes2022-07-24T00:30:22Z2021-11-162021-092021-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36545TID:202836355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:42.238170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
title Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
spellingShingle Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
Nunes, Maria João Mendes
Teoria de aprendizagem musical
Audiação
Edwin Gordon
Trompete
Music learning theory
Audition
Trumpet
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
title_full Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
title_fullStr Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
title_full_unstemmed Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
title_sort Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
author Nunes, Maria João Mendes
author_facet Nunes, Maria João Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Rui Pedro Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria João Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de aprendizagem musical
Audiação
Edwin Gordon
Trompete
Music learning theory
Audition
Trumpet
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Teoria de aprendizagem musical
Audiação
Edwin Gordon
Trompete
Music learning theory
Audition
Trumpet
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
2021-09
2021-11-16T00:00:00Z
2022-07-24T00:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/36545
TID:202836355
url http://hdl.handle.net/10400.14/36545
identifier_str_mv TID:202836355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132017796841472