Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36545 |
Resumo: | A presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC. |
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Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de MúsicaTeoria de aprendizagem musicalAudiaçãoEdwin GordonTrompeteMusic learning theoryAuditionTrumpetDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC.This dissertation is the direct result of the learning process observed throughout the practice of supervised teaching (Part I) and the investigation under a pedagogical intervention directed to the theme of “hearing inserted” in Edwin Gordon's Musical Learning Theory (Part II). The first part, dedicated to the report of professional practice, is related to the Artistic School of the Conservatory of Music of Coimbra (EACMC), an entity that welcomed and supported me together with Professor Daniel Tapadinhas, cooperating advisor. During this professional internship, I was able to observe individual trumpet classes as well as trumpet group classes and I had the opportunity to implement my research, alongside classes taught in academic time and classes supervised by the pedagogical advisor. The second part, a report on the pedagogical intervention project, aims to answer the question that gives the title to this work, whether the concept of hearing, proposed by Edwin Gordon, can be used as complementary learning tool when learning the trumpet, focusing on 5th year students of the Basic Course of Music at the EACMC.Alves, Rui Pedro OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNunes, Maria João Mendes2022-07-24T00:30:22Z2021-11-162021-092021-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36545TID:202836355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:42.238170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC. |
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