Incidência, desenvolvimento e efeitos da ansiedade nos testes e exames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Fernando A.
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19804
Resumo: A ansiedade nos testes e exames escolares constitui um motivo de preocupação crescente para alunos, professores e pais, e tem vindo a emergir como um dos temas mais estudados pelos investigadores educacionais. No presente artigo é efectuada uma análise e revisão da literatura existente neste domínio. Mais concretamente, são analisados e discutidos os seguintes aspectos: 1) Incidência e prevalência; 2) aspectos desenvolvimentais; 3) diferenças sexuais; e 4) impacto e efeitos (ansiedade nos testes, aprendizagem e rendimento escolar; impacto diferencial das componentes da ansiedade nos testes; ansiedade nos testes e adaptação escolar).
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