Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225 |
Resumo: | A ansiedade a testes/exames ? vista como prejudicial no desempenho acad?mico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depress?o. Por outro lado, a aceita??o da ansiedade em situa??es de teste/exame e a a??o coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicol?gica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento acad?mico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depress?o, ansiedade e stress, bem como da aceita??o e a??o em situa??es de teste/exame, nos n?veis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constitu?da por 262 indiv?duos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico e a um conjunto de question?rios de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21), o Question?rio de Aceita??o e A??o-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como vari?vel dependente, o sexo, os n?veis de aceita??o da ansiedade nas situa??es de teste/exame e os sintomas de stress e de depress?o experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos n?veis de aceita??o da ansiedade em situa??o de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depress?o constituem aspetos que contribuem para um maior n?vel de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em interven??es futuras poder? ser importante atender aos processos de regula??o emocional estudados, nomeadamente a aceita??o, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho acad?mico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student?s academic performance. |
id |
RCAP_433024c68e15846aea3d9c73a4b43fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1225 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos TestesEstudantes do ensino superior - College studentsAnsiedade aos testes/exames - Test/exam anxietyAceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptanceSintomas emocionais negativos - Negative emotional symptomsA ansiedade a testes/exames ? vista como prejudicial no desempenho acad?mico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depress?o. Por outro lado, a aceita??o da ansiedade em situa??es de teste/exame e a a??o coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicol?gica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento acad?mico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depress?o, ansiedade e stress, bem como da aceita??o e a??o em situa??es de teste/exame, nos n?veis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constitu?da por 262 indiv?duos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico e a um conjunto de question?rios de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21), o Question?rio de Aceita??o e A??o-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como vari?vel dependente, o sexo, os n?veis de aceita??o da ansiedade nas situa??es de teste/exame e os sintomas de stress e de depress?o experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos n?veis de aceita??o da ansiedade em situa??o de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depress?o constituem aspetos que contribuem para um maior n?vel de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em interven??es futuras poder? ser importante atender aos processos de regula??o emocional estudados, nomeadamente a aceita??o, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho acad?mico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student?s academic performance.ISMT2020-11-19T11:35:40Z2020-11-192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225TID:202532291porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225Mata, M?nica Sofia Barrocas daGalhardo, Ana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:51Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:42.807746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
title |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
spellingShingle |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes Mata, M?nica Sofia Barrocas da Estudantes do ensino superior - College students Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety Aceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms |
title_short |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
title_full |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
title_fullStr |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
title_full_unstemmed |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
title_sort |
Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes |
author |
Mata, M?nica Sofia Barrocas da |
author_facet |
Mata, M?nica Sofia Barrocas da Galhardo, Ana (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Galhardo, Ana (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, M?nica Sofia Barrocas da Galhardo, Ana (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes do ensino superior - College students Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety Aceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms |
topic |
Estudantes do ensino superior - College students Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety Aceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms |
description |
A ansiedade a testes/exames ? vista como prejudicial no desempenho acad?mico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depress?o. Por outro lado, a aceita??o da ansiedade em situa??es de teste/exame e a a??o coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicol?gica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento acad?mico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depress?o, ansiedade e stress, bem como da aceita??o e a??o em situa??es de teste/exame, nos n?veis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constitu?da por 262 indiv?duos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico e a um conjunto de question?rios de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21), o Question?rio de Aceita??o e A??o-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como vari?vel dependente, o sexo, os n?veis de aceita??o da ansiedade nas situa??es de teste/exame e os sintomas de stress e de depress?o experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos n?veis de aceita??o da ansiedade em situa??o de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depress?o constituem aspetos que contribuem para um maior n?vel de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em interven??es futuras poder? ser importante atender aos processos de regula??o emocional estudados, nomeadamente a aceita??o, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho acad?mico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student?s academic performance. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-19T11:35:40Z 2020-11-19 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225 TID:202532291 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225 |
identifier_str_mv |
TID:202532291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136425334013952 |