Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, M?nica Sofia Barrocas da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galhardo, Ana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225
Resumo: A ansiedade a testes/exames ? vista como prejudicial no desempenho acad?mico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depress?o. Por outro lado, a aceita??o da ansiedade em situa??es de teste/exame e a a??o coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicol?gica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento acad?mico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depress?o, ansiedade e stress, bem como da aceita??o e a??o em situa??es de teste/exame, nos n?veis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constitu?da por 262 indiv?duos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico e a um conjunto de question?rios de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21), o Question?rio de Aceita??o e A??o-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como vari?vel dependente, o sexo, os n?veis de aceita??o da ansiedade nas situa??es de teste/exame e os sintomas de stress e de depress?o experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos n?veis de aceita??o da ansiedade em situa??o de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depress?o constituem aspetos que contribuem para um maior n?vel de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em interven??es futuras poder? ser importante atender aos processos de regula??o emocional estudados, nomeadamente a aceita??o, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho acad?mico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student?s academic performance.
id RCAP_433024c68e15846aea3d9c73a4b43fee
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos TestesEstudantes do ensino superior - College studentsAnsiedade aos testes/exames - Test/exam anxietyAceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptanceSintomas emocionais negativos - Negative emotional symptomsA ansiedade a testes/exames ? vista como prejudicial no desempenho acad?mico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depress?o. Por outro lado, a aceita??o da ansiedade em situa??es de teste/exame e a a??o coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicol?gica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento acad?mico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depress?o, ansiedade e stress, bem como da aceita??o e a??o em situa??es de teste/exame, nos n?veis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constitu?da por 262 indiv?duos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico e a um conjunto de question?rios de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21), o Question?rio de Aceita??o e A??o-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como vari?vel dependente, o sexo, os n?veis de aceita??o da ansiedade nas situa??es de teste/exame e os sintomas de stress e de depress?o experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos n?veis de aceita??o da ansiedade em situa??o de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depress?o constituem aspetos que contribuem para um maior n?vel de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em interven??es futuras poder? ser importante atender aos processos de regula??o emocional estudados, nomeadamente a aceita??o, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho acad?mico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student?s academic performance.ISMT2020-11-19T11:35:40Z2020-11-192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225TID:202532291porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225Mata, M?nica Sofia Barrocas daGalhardo, Ana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:51Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:42.807746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
title Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
spellingShingle Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
Mata, M?nica Sofia Barrocas da
Estudantes do ensino superior - College students
Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety
Aceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
title_short Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
title_full Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
title_fullStr Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
title_full_unstemmed Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
title_sort Estudo Explorat?rio do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceita??o e A??o da Ansiedade em Situa??o de Teste na Ansiedade aos Testes
author Mata, M?nica Sofia Barrocas da
author_facet Mata, M?nica Sofia Barrocas da
Galhardo, Ana (Orientadora)
author_role author
author2 Galhardo, Ana (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, M?nica Sofia Barrocas da
Galhardo, Ana (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes do ensino superior - College students
Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety
Aceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
topic Estudantes do ensino superior - College students
Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety
Aceita??o da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
description A ansiedade a testes/exames ? vista como prejudicial no desempenho acad?mico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depress?o. Por outro lado, a aceita??o da ansiedade em situa??es de teste/exame e a a??o coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicol?gica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento acad?mico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depress?o, ansiedade e stress, bem como da aceita??o e a??o em situa??es de teste/exame, nos n?veis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constitu?da por 262 indiv?duos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico e a um conjunto de question?rios de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21), o Question?rio de Aceita??o e A??o-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como vari?vel dependente, o sexo, os n?veis de aceita??o da ansiedade nas situa??es de teste/exame e os sintomas de stress e de depress?o experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos n?veis de aceita??o da ansiedade em situa??o de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depress?o constituem aspetos que contribuem para um maior n?vel de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em interven??es futuras poder? ser importante atender aos processos de regula??o emocional estudados, nomeadamente a aceita??o, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho acad?mico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student?s academic performance.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T11:35:40Z
2020-11-19
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225
TID:202532291
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225
identifier_str_mv TID:202532291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136425334013952