Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/h2d.4113 |
Resumo: | Este artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes. |
id |
RCAP_2c5e37aa0cdcf5113f7dfc6747bed801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4113 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamentalCreative learning and digital literacy: innovative practices in the early years of elementary schoolArtigosEste artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes.This paper aims to investigate the digital literacy and the use of digital tools by early elementary school teachers during the period from March to September 2021, in order to map new innovative and creative teaching practices. The research practices were collected from an institutional contest, which awarded innovative activities in the use of information and communication technologies (ICTs). Documentary analysis and bibliographic research (Lüdke; André, 1986) were the research methodologies used. To understand digital literacy, we used the works of Magda Soares (2002, 2004) and Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). For the discussion about innovative practices, the approaches of Maria Isabel da Cunha (2016), Fausto Camargo (2018) and Mitchel Resnick (2020) were considered. With regard to the identification of creative processes, the analysis was based on many studies, including Valeria C. Gomes Leal and Marcos Augusto F. Borges (2019). It was concluded that the teachers used, in an innovative way, the ICTs in the context of the covid-19 pandemic, which favored creative learning and consolidated the students' digital literacy.UMinho Editora2022-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.4113por2184-562Xde Paolis, MarcelaFarias Pontes, Deysianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-04T13:30:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:22.163798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental Creative learning and digital literacy: innovative practices in the early years of elementary school |
title |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental de Paolis, Marcela Artigos |
title_short |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
de Paolis, Marcela |
author_facet |
de Paolis, Marcela Farias Pontes, Deysiane |
author_role |
author |
author2 |
Farias Pontes, Deysiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paolis, Marcela Farias Pontes, Deysiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/h2d.4113 |
url |
https://doi.org/10.21814/h2d.4113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-562X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130751387566080 |