Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paolis, Marcela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Farias Pontes, Deysiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.4113
Resumo: Este artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes.
id RCAP_2c5e37aa0cdcf5113f7dfc6747bed801
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamentalCreative learning and digital literacy: innovative practices in the early years of elementary schoolArtigosEste artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes.This paper aims to investigate the digital literacy and the use of digital tools by early elementary school teachers during the period from March to September 2021, in order to map new innovative and creative teaching practices. The research practices were collected from an institutional contest, which awarded innovative activities in the use of information and communication technologies (ICTs). Documentary analysis and bibliographic research (Lüdke; André, 1986) were the research methodologies used. To understand digital literacy, we used the works of Magda Soares (2002, 2004) and Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). For the discussion about innovative practices, the approaches of Maria Isabel da Cunha (2016), Fausto Camargo (2018) and Mitchel Resnick (2020) were considered. With regard to the identification of creative processes, the analysis was based on many studies, including Valeria C. Gomes Leal and Marcos Augusto F. Borges (2019). It was concluded that the teachers used, in an innovative way, the ICTs in the context of the covid-19 pandemic, which favored creative learning and consolidated the students' digital literacy.UMinho Editora2022-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.4113por2184-562Xde Paolis, MarcelaFarias Pontes, Deysianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-04T13:30:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:22.163798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
Creative learning and digital literacy: innovative practices in the early years of elementary school
title Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
de Paolis, Marcela
Artigos
title_short Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental
author de Paolis, Marcela
author_facet de Paolis, Marcela
Farias Pontes, Deysiane
author_role author
author2 Farias Pontes, Deysiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paolis, Marcela
Farias Pontes, Deysiane
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.4113
url https://doi.org/10.21814/h2d.4113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130751387566080