Influência do ambiente na motivação esportiva: comparação entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2020000500400 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho teve como objetivo comparar a motivação esportiva entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. Participaram do estudo 381 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 18 anos. A amostra foi constituída de acordo com o local de prática relatado pelo participante, distribuída em três grupos: [1] Treinamento, [2] Escola e [3] Outros (praças, clubes, quadras públicas, casa, rua etc.). O instrumento utilizado para aferir a motivação esportiva foi o Sport Motivation Scale (SMS). Após as análises estatísticas, constatou-se que o treinamento é o local onde se verifica os maiores níveis motivacionais, sendo significativamente mais acentuado quando comparado com outros ambientes. Nessa direção, depreende-se que a Educação Física escolar não consegue fornecer níveis próximos de motivação ao treinamento, apresentando, inclusive climas motivacionais equivalentes a outros locais não sistematizados de prática. |
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