Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Raquel Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14442
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
id RCAP_8bfcaa4e5df8e5f5f5ecd6ea3d001c3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famíliasCriançaJardim de InfânciaBrincar livrePrática educativaChildrenKindergartenPlayEducational PracticeRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) que decorreu na valência de Jardim Infância (JI), numa organização socioeducativa privada em Loures durante seis meses, com um grupo de crianças de três anos. Constitui-se como um trabalho reflexivo e fundamentado sobre os processos vivenciados com as crianças e adultos e visa a construção de um modelo pessoal de intervenção educativa refletido, fundamentado e eticamente situado. Com vista numa prática contextualizada foram identificadas as particularidades do contexto socioeducativo e de todos os intervenientes da ação educativa. Através desta caraterização inicial foram também definidas as intencionalidades educativas que orientaram toda a prática educativa. Para além disso foi explicitada uma análise reflexiva sobre os moldes em que decorreu o processo cíclico de planificação e avaliação que permitiu a adaptação da prática pedagógica à realidade do contexto. Este trabalho comtempla ainda um capítulo que apresenta a investigação realizada no contexto - Diferentes olhares sobre o brincar – que teve como principais objetivos (i) caraterizar as conceções das famílias e das crianças sobre o brincar na infância; e (ii) conhecer e caraterizar as situações em que as famílias brincam com as crianças: Costumam brincar? A quê? Em que momentos? Nesta investigação foram escutadas as vozes das crianças e das famílias da sala onde decorreu a minha prática educativa. É de salientar ainda que a investigação tem por base um enquadramento teórico que perspetiva o brincar como uma componente essencial ao desenvolvimento da criança que dá voz a todos e a cada um dos intervenientes da ação. São também apresentados os princípios metodológicos e éticos que orientaram a investigação e ainda a apresentação dos resultados obtidos. O último capítulo evidencia uma análise reflexiva de todo o percurso realizado assim como uma reflexão sobre o processo de construção da minha identidade profissional com alguns dos seus traços estruturantes.ABSTRACT This report comes within the scope of the Curricular Unit (CU) Supervised Professional Practice II (SPPII) which took place within the context of Kindergarten (KG), in a private institution in Loures for the duration of six months, with a group of three-year-old children. It is a reflective work based on the processes experienced with children and adults and aims to build a personal model of educational intervention that is thought-out, grounded and ethically situated. The particularities of the socio-educational context and of all those involved in the educational action were identified, with a contextualized practice in view. Through this initial characterization, the educational intentions that guided the entire educational practice were also defined. In addition, a reflective analysis of the molds in which the cyclical planning and evaluation process took place, which allowed the adaptation of the pedagogical practice to the reality of the context, was explained. This project also includes a chapter that presents the investigation carried out in the context - Different views on playing - which had as main objectives (i) to characterize the conceptions of families and children about playing in childhood; and (ii) know and characterize the situations in which families play with children: Do they usually play? What do they play? At what times? In this investigation, the voices of children and families were heard, in the room where my educational practice took place. It should also be noted that the research is based on a theoretical framework that sees playing as an essential component of the child's development, which gives voice to each and every one of the actors involved in the action. The methodological and ethical principles that guided the investigation are also presented, as well as the results obtained. The last chapter shows a reflective analysis of the entire path taken, as well as a reflection on the process of construction of my professional identity with some of its structuring features.Toledo, LeonorRCIPLFerreira, Ângela Raquel Mendes2022-03-11T12:33:06Z2021-07-232021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14442TID:202935248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.968303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
title Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
spellingShingle Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
Ferreira, Ângela Raquel Mendes
Criança
Jardim de Infância
Brincar livre
Prática educativa
Children
Kindergarten
Play
Educational Practice
title_short Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
title_full Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
title_fullStr Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
title_sort Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famílias
author Ferreira, Ângela Raquel Mendes
author_facet Ferreira, Ângela Raquel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Leonor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ângela Raquel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Jardim de Infância
Brincar livre
Prática educativa
Children
Kindergarten
Play
Educational Practice
topic Criança
Jardim de Infância
Brincar livre
Prática educativa
Children
Kindergarten
Play
Educational Practice
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-23
2021-07-23T00:00:00Z
2022-03-11T12:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14442
TID:202935248
url http://hdl.handle.net/10400.21/14442
identifier_str_mv TID:202935248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494529490944