A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41193 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema a utilização de recursos digitais em contexto de pandemia e de implementação de um modelo de Ensino Remoto de Emergência, bem como a sua contribuição para a aquisição de aprendizagens significativas, na perspetiva dos docentes. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foram verificar se a implementação de um Ensino Remoto de Emergência, em que as atividades decorreram num espaço virtual, foi potenciador da criação e utilização de recursos digitais e ainda identificar se a utilização desses mesmos recursos foram potenciadores de aprendizagens significativas, no entendimento dos docentes. Todo este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a oito docentes do primeiro ciclo do ensino básico de três escolas de um agrupamento da Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a presença irreversível dos recursos digitais nas salas de aulas presenciais, combinando práticas de ensino mais tradicionais com outras mais inovadoras, flexíveis, interativas e potenciadoras de autonomia e aquisição de saberes significativos, passíveis de serem aplicados em situações novas. |
id |
RCAP_2c7b2b0aa5c5d05caefa58d6610bf08b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41193 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergênciaRecursos digitaisEnsino remoto de emergênciaAprendizagens significativasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema a utilização de recursos digitais em contexto de pandemia e de implementação de um modelo de Ensino Remoto de Emergência, bem como a sua contribuição para a aquisição de aprendizagens significativas, na perspetiva dos docentes. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foram verificar se a implementação de um Ensino Remoto de Emergência, em que as atividades decorreram num espaço virtual, foi potenciador da criação e utilização de recursos digitais e ainda identificar se a utilização desses mesmos recursos foram potenciadores de aprendizagens significativas, no entendimento dos docentes. Todo este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a oito docentes do primeiro ciclo do ensino básico de três escolas de um agrupamento da Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a presença irreversível dos recursos digitais nas salas de aulas presenciais, combinando práticas de ensino mais tradicionais com outras mais inovadoras, flexíveis, interativas e potenciadoras de autonomia e aquisição de saberes significativos, passíveis de serem aplicados em situações novas.Pereira, Ana PaulaRepositório ComumRomana, Helena2022-06-25T14:13:39Z2022-02-092022-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41193TID:203026543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.307095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
title |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
spellingShingle |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência Romana, Helena Recursos digitais Ensino remoto de emergência Aprendizagens significativas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
title_full |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
title_fullStr |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
title_full_unstemmed |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
title_sort |
A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergência |
author |
Romana, Helena |
author_facet |
Romana, Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Paula Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romana, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos digitais Ensino remoto de emergência Aprendizagens significativas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Recursos digitais Ensino remoto de emergência Aprendizagens significativas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema a utilização de recursos digitais em contexto de pandemia e de implementação de um modelo de Ensino Remoto de Emergência, bem como a sua contribuição para a aquisição de aprendizagens significativas, na perspetiva dos docentes. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foram verificar se a implementação de um Ensino Remoto de Emergência, em que as atividades decorreram num espaço virtual, foi potenciador da criação e utilização de recursos digitais e ainda identificar se a utilização desses mesmos recursos foram potenciadores de aprendizagens significativas, no entendimento dos docentes. Todo este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a oito docentes do primeiro ciclo do ensino básico de três escolas de um agrupamento da Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a presença irreversível dos recursos digitais nas salas de aulas presenciais, combinando práticas de ensino mais tradicionais com outras mais inovadoras, flexíveis, interativas e potenciadoras de autonomia e aquisição de saberes significativos, passíveis de serem aplicados em situações novas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-25T14:13:39Z 2022-02-09 2022-02-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41193 TID:203026543 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41193 |
identifier_str_mv |
TID:203026543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918090948608 |