Avalia??o de fatores de risco psicossociais: estudo com docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Sara Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Cristina, Saraiva, Ant?nio, Pocinho, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Borges, S. L., Santos, C., Saraiva, A. & Pocinho, M. (2018). Avalia??o de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 4(1), 22-33. https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54
https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54
Resumo: Objetivos: Os fatores psicossociais, enquanto caracter?sticas relacionadas com condi??es e organiza??o do trabalho, interferem na sa?de dos trabalhadores, e os riscos psicossociais emergem da intera??o entre colaboradores e condi??es de vida e de trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar os fatores de riscos psicossociais em docentes do ensino superior de modo a perceber o exerc?cio da doc?ncia enquanto profiss?o de risco em termos de esgotamento f?sico e mental, dada a sua cont?nua exposi??o a situa??es risco psicossocial. M?todo: O estudo contou com a administra??o de dois instrumentos, um de caracteriza??o da amostra e o outro para avaliar fatores de risco psicossociais ? a vers?o portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire ? constitu?do por 76 itens (escala tipo Likert de 5 pontos), distribu?dos por cinco dimens?es, que medem indicadores de exposi??o a riscos psicossociais e os seus efeitos. Resultados: No estudo participaram 59 docentes, a maioria homens (50,8%), com idade entre os 41 e os 50 anos (45,8%), mestres (59%), professores adjuntos (47,5%), com v?nculo laboral est?vel (68%) e a lecionar entre 11 e 17 horas semanais (64,4%). A an?lise das v?rias subescalas revelou risco psicossocial, mostrando que os docentes se encontravam em situa??o de vulnerabilidade. Existiram diferen?as significativas entre os riscos vivenciados no ensino superior p?blico e os experimentados no ensino superior privado. O sexo, idade, forma??o acad?mica e categoria profissional influenciaram o tipo de risco psicossocial. Conclus?es: Confirma-se a import?ncia da avalia??o dos fatores de risco psicossociais no exerc?cio da profiss?o docente no ensino superior. Reconhece-se como necess?ria a avalia??o e gest?o dos riscos psicossociais de forma a promover condi??es de trabalho saud?veis, garantir respeito e tratamento justo, bem como incentivar a promo??o da concilia??o da vida profissional e familiar, de modo a minimizar riscos psicossociais e situa??es de vulnerabilidade em docentes do ensino superior. / Objectives: The psychosocial factors as characteristics related to the conditions and organization of work, interfere with the health of employees, and the psychosocial risk situations emerge from the interactions between the employees and their life and work conditions. The objective of the study was to evaluate the psychosocial risk in higher education teachers in order to perceive the teaching profession as a risk profession in terms of physical and mental exhaustion, given their continued exposure to psychosocial risk situations. Method: The study consisted of the administration of two instruments, one for the characterization of the sample and the other for assessing psychosocial risk factors ? the Copenhagen Psychosocial Questionnaire ? consisting of 76 items (5- point Likert scale), distributed in five dimensions, which measure indicators of exposure to psychosocial risks and their effects. Results: The study included 59 teachers, mostly men (50.8%), aged between 41 and 50 years (45.8%), with a master's degree (59%), assistant professors (47.5%); with a stable employment relationship (68%), and teaching between 11 and 17 hours a week (64.4%). The analysis of the various subscales revealed a psychosocial risk, showing that teachers are in a situation of vulnerability. There were significant differences between the risks experienced in public higher education and those experienced in private higher education. Sex, age, academic background, and professional category influenced the type of psychosocial risk. Conclusions: The study confirms the importance of the evaluation of psychosocial risk factors in the exercise of the teaching profession in higher education. It is recognized that it is necessary to assess and manage psychosocial risks in order to promote healthy working conditions, ensure respect and fair treatment, and encourage the promotion of work / family life balance, in order to minimize psychosocial risks and situations of vulnerability in higher education teachers.
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M?todo: O estudo contou com a administra??o de dois instrumentos, um de caracteriza??o da amostra e o outro para avaliar fatores de risco psicossociais ? a vers?o portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire ? constitu?do por 76 itens (escala tipo Likert de 5 pontos), distribu?dos por cinco dimens?es, que medem indicadores de exposi??o a riscos psicossociais e os seus efeitos. Resultados: No estudo participaram 59 docentes, a maioria homens (50,8%), com idade entre os 41 e os 50 anos (45,8%), mestres (59%), professores adjuntos (47,5%), com v?nculo laboral est?vel (68%) e a lecionar entre 11 e 17 horas semanais (64,4%). A an?lise das v?rias subescalas revelou risco psicossocial, mostrando que os docentes se encontravam em situa??o de vulnerabilidade. Existiram diferen?as significativas entre os riscos vivenciados no ensino superior p?blico e os experimentados no ensino superior privado. 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The objective of the study was to evaluate the psychosocial risk in higher education teachers in order to perceive the teaching profession as a risk profession in terms of physical and mental exhaustion, given their continued exposure to psychosocial risk situations. Method: The study consisted of the administration of two instruments, one for the characterization of the sample and the other for assessing psychosocial risk factors ? the Copenhagen Psychosocial Questionnaire ? consisting of 76 items (5- point Likert scale), distributed in five dimensions, which measure indicators of exposure to psychosocial risks and their effects. Results: The study included 59 teachers, mostly men (50.8%), aged between 41 and 50 years (45.8%), with a master's degree (59%), assistant professors (47.5%); with a stable employment relationship (68%), and teaching between 11 and 17 hours a week (64.4%). The analysis of the various subscales revealed a psychosocial risk, showing that teachers are in a situation of vulnerability. There were significant differences between the risks experienced in public higher education and those experienced in private higher education. Sex, age, academic background, and professional category influenced the type of psychosocial risk. Conclusions: The study confirms the importance of the evaluation of psychosocial risk factors in the exercise of the teaching profession in higher education. It is recognized that it is necessary to assess and manage psychosocial risks in order to promote healthy working conditions, ensure respect and fair treatment, and encourage the promotion of work / family life balance, in order to minimize psychosocial risks and situations of vulnerability in higher education teachers.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento2020-02-03T11:02:40Z2020-02-032018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Borges, S. L., Santos, C., Saraiva, A. & Pocinho, M. (2018). Avalia??o de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 4(1), 22-33. https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54https://doi.org/Borges, S. L., Santos, C., Saraiva, A. & Pocinho, M. (2018). Avalia??o de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior. 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