Avalia??o de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Borges, Sara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Cristina, Saraiva, Ant?nio, Pocinho, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Lopes Borges, S., Santos, C., Saraiva, A., & Pocinho, M. T. (2018). Avalia??o de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 4(1), 22-33. https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54
https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54
Resumo: Contexto e Objetivos: Os fatores psicossociais, enquanto caracter?sticas relacionadas com condi??es e organiza??o do trabalho, interferem na sa?de dos trabalhadores, e os riscos psicossociais emergem da intera??o entre colaboradores e condi??es de vida e de trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar os fatores de riscos psicossociais em docentes do ensino superior de modo a perceber o exerc?cio da doc?ncia enquanto profiss?o de risco em termos de esgotamento f?sico e mental, dada a sua cont?nua exposi??o a situa??es risco psicossocial. M?todo: O estudo contou com a administra??o de dois instrumentos, um de caracteriza??o da amostra e o outro para avaliar fatores de risco psicossociais ? a vers?o portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire ? constitu?do por 76 itens (escala tipo Likert de 5 pontos), distribu?dos por cinco dimens?es, que medem indicadores de exposi??o a riscos psicossociais e os seus efeitos. Resultados: No estudo participaram 59 docentes, a maioria homens (50,8%), com idade entre os 41 e os 50 anos (45,8%), mestres (59%), professores adjuntos (47,5%), com v?nculo laboral est?vel (68%) e a lecionar entre 11 e 17 horas semanais (64,4%). A an?lise das v?rias subescalas revelou risco psicossocial, mostrando que os docentes se encontravam em situa??o de vulnerabilidade. Existiram diferen?as significativas entre os riscos vivenciados no ensino superior p?blico e os experimentados no ensino superior privado. O sexo, idade, forma??o acad?mica e categoria profissional influenciaram o tipo de risco psicossocial. Conclus?es: Confirma-se a import?ncia da avalia??o dos fatores de risco psicossociais no exerc?cio da profiss?o docente no ensino superior. Reconhece-se como necess?ria a avalia??o e gest?o dos riscos psicossociais de forma a promover condi??es de trabalho saud?veis, garantir respeito e tratamento justo, bem como incentivar a promo??o da concilia??o da vida profissional e familiar, de modo a minimizar riscos psicossociais e situa??es de vulnerabilidade em docentes do ensino superior.
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