Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carla Rita Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18243
Resumo: O presente estudo teve em vista estimar e analisar a possível relação entre as competências profissionais e as práticas dos Ortoptistas nos Programas de Rastreio Visual Infantil, com o objectivo de identificar e descrever as competências essenciais destes profissionais da saúde. Para o efeito, foi elaborado um quadro teórico apoiado na literatura, a partir do qual se definiram 3 dimensões de análise: Competências Sistémicas (ST), Competências Interpessoais (IP) e Competências instrumentais (IT). Com o recurso a uma entrevista colectiva específica conhecida por Focus Group, foi auscultada a percepção de um painel de especialistas sobre as competências profissionais que devem possuir os Ortoptistas que desempenham funções nos Programas de Rastreio Visual Infantil. Complementarmente, através de um inquérito por questionário, foi recolhida a percepção dos Ortoptistas sobre as competências profissionais que consideram possuir e a forma como as utilizam na sua prática profissional. As dimensões do questionário apresentaram a seguinte consistência interna: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Os resultados dos coeficientes de correlação de Spearman, sugerem a existência de uma correlação positiva moderada entre as competências profissionais e sua aplicação na prática profissional (r(ST)=0,634; r(IP)=0,61; r(IT)=0,606; p=0,000). Foram identificadas 5 competências essenciais, destacando-se na dimensão Competências Sistémicas a compreensão da visão binocular e a compreensão do papel da refracção na visão binocular. Com base nos resultados propõe-se um modelo de intervenção para o desenvolvimento de competências em contexto organizacional; ABSTRACT: This study aims to investigate if there is relationship between professional competencies and practice of the orthoptist in visual screening programs for children and to describe orthoptist´s core competencies. A theoretical framework was developed according to the literature and three dimensions were identified: Systemic Competencies (ST), Interpersonal Competencies (IP) and Instrumental Competencies (IT). A focus group technique was applied to obtain the perception of an expert panel about orthoptist´s professional competencies in children visual screening. A questionnaire was constructed and delivered to obtain orthoptists perceptions about their professional competencies and application in professional practice. The questionnaire dimensions presented the following internal consistency: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Spearman correlation suggest that a moderate positive correlation exist between professional competencies and application in professional practice (r(ST)=0,634; r(IP)=0,611; r(IT)=0,606; p=0,000). Five core competencies were identified. The systemic competencies highlight the role of the Orthoptist in visual screening for children concerning the understanding of binocular vision and understanding the role of refraction in binocular vision. It is proposed an intervention model for developing professional competencies in organizational contexto. NOTA: Esta tese contêm ficheiros que não se conseguem carregar no repositório. Caso queira consultar deve faze-lo presencialmente.
id RCAP_2c87e4df6296fc801988299f67b5935d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantilOrtoptistasRastreio visual infantilCompetênciasPrática profissionalContexto organizacionalOrthoptistChildren visual screeningCompetenciesProfessional practiceOrganizational contextO presente estudo teve em vista estimar e analisar a possível relação entre as competências profissionais e as práticas dos Ortoptistas nos Programas de Rastreio Visual Infantil, com o objectivo de identificar e descrever as competências essenciais destes profissionais da saúde. Para o efeito, foi elaborado um quadro teórico apoiado na literatura, a partir do qual se definiram 3 dimensões de análise: Competências Sistémicas (ST), Competências Interpessoais (IP) e Competências instrumentais (IT). Com o recurso a uma entrevista colectiva específica conhecida por Focus Group, foi auscultada a percepção de um painel de especialistas sobre as competências profissionais que devem possuir os Ortoptistas que desempenham funções nos Programas de Rastreio Visual Infantil. Complementarmente, através de um inquérito por questionário, foi recolhida a percepção dos Ortoptistas sobre as competências profissionais que consideram possuir e a forma como as utilizam na sua prática profissional. As dimensões do questionário apresentaram a seguinte consistência interna: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Os resultados dos coeficientes de correlação de Spearman, sugerem a existência de uma correlação positiva moderada entre as competências profissionais e sua aplicação na prática profissional (r(ST)=0,634; r(IP)=0,61; r(IT)=0,606; p=0,000). Foram identificadas 5 competências essenciais, destacando-se na dimensão Competências Sistémicas a compreensão da visão binocular e a compreensão do papel da refracção na visão binocular. Com base nos resultados propõe-se um modelo de intervenção para o desenvolvimento de competências em contexto organizacional; ABSTRACT: This study aims to investigate if there is relationship between professional competencies and practice of the orthoptist in visual screening programs for children and to describe orthoptist´s core competencies. A theoretical framework was developed according to the literature and three dimensions were identified: Systemic Competencies (ST), Interpersonal Competencies (IP) and Instrumental Competencies (IT). A focus group technique was applied to obtain the perception of an expert panel about orthoptist´s professional competencies in children visual screening. A questionnaire was constructed and delivered to obtain orthoptists perceptions about their professional competencies and application in professional practice. The questionnaire dimensions presented the following internal consistency: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Spearman correlation suggest that a moderate positive correlation exist between professional competencies and application in professional practice (r(ST)=0,634; r(IP)=0,611; r(IT)=0,606; p=0,000). Five core competencies were identified. The systemic competencies highlight the role of the Orthoptist in visual screening for children concerning the understanding of binocular vision and understanding the role of refraction in binocular vision. It is proposed an intervention model for developing professional competencies in organizational contexto. NOTA: Esta tese contêm ficheiros que não se conseguem carregar no repositório. Caso queira consultar deve faze-lo presencialmente.Universidade de Évora2016-04-08T15:36:55Z2016-04-082010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18243http://hdl.handle.net/10174/18243TID:101365578porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt573Costa, Carla Rita Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:06.426991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
title Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
spellingShingle Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
Costa, Carla Rita Santos
Ortoptistas
Rastreio visual infantil
Competências
Prática profissional
Contexto organizacional
Orthoptist
Children visual screening
Competencies
Professional practice
Organizational context
title_short Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
title_full Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
title_fullStr Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
title_full_unstemmed Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
title_sort Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil
author Costa, Carla Rita Santos
author_facet Costa, Carla Rita Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carla Rita Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ortoptistas
Rastreio visual infantil
Competências
Prática profissional
Contexto organizacional
Orthoptist
Children visual screening
Competencies
Professional practice
Organizational context
topic Ortoptistas
Rastreio visual infantil
Competências
Prática profissional
Contexto organizacional
Orthoptist
Children visual screening
Competencies
Professional practice
Organizational context
description O presente estudo teve em vista estimar e analisar a possível relação entre as competências profissionais e as práticas dos Ortoptistas nos Programas de Rastreio Visual Infantil, com o objectivo de identificar e descrever as competências essenciais destes profissionais da saúde. Para o efeito, foi elaborado um quadro teórico apoiado na literatura, a partir do qual se definiram 3 dimensões de análise: Competências Sistémicas (ST), Competências Interpessoais (IP) e Competências instrumentais (IT). Com o recurso a uma entrevista colectiva específica conhecida por Focus Group, foi auscultada a percepção de um painel de especialistas sobre as competências profissionais que devem possuir os Ortoptistas que desempenham funções nos Programas de Rastreio Visual Infantil. Complementarmente, através de um inquérito por questionário, foi recolhida a percepção dos Ortoptistas sobre as competências profissionais que consideram possuir e a forma como as utilizam na sua prática profissional. As dimensões do questionário apresentaram a seguinte consistência interna: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Os resultados dos coeficientes de correlação de Spearman, sugerem a existência de uma correlação positiva moderada entre as competências profissionais e sua aplicação na prática profissional (r(ST)=0,634; r(IP)=0,61; r(IT)=0,606; p=0,000). Foram identificadas 5 competências essenciais, destacando-se na dimensão Competências Sistémicas a compreensão da visão binocular e a compreensão do papel da refracção na visão binocular. Com base nos resultados propõe-se um modelo de intervenção para o desenvolvimento de competências em contexto organizacional; ABSTRACT: This study aims to investigate if there is relationship between professional competencies and practice of the orthoptist in visual screening programs for children and to describe orthoptist´s core competencies. A theoretical framework was developed according to the literature and three dimensions were identified: Systemic Competencies (ST), Interpersonal Competencies (IP) and Instrumental Competencies (IT). A focus group technique was applied to obtain the perception of an expert panel about orthoptist´s professional competencies in children visual screening. A questionnaire was constructed and delivered to obtain orthoptists perceptions about their professional competencies and application in professional practice. The questionnaire dimensions presented the following internal consistency: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Spearman correlation suggest that a moderate positive correlation exist between professional competencies and application in professional practice (r(ST)=0,634; r(IP)=0,611; r(IT)=0,606; p=0,000). Five core competencies were identified. The systemic competencies highlight the role of the Orthoptist in visual screening for children concerning the understanding of binocular vision and understanding the role of refraction in binocular vision. It is proposed an intervention model for developing professional competencies in organizational contexto. NOTA: Esta tese contêm ficheiros que não se conseguem carregar no repositório. Caso queira consultar deve faze-lo presencialmente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2016-04-08T15:36:55Z
2016-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18243
http://hdl.handle.net/10174/18243
TID:101365578
url http://hdl.handle.net/10174/18243
identifier_str_mv TID:101365578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
teses@bib.uevora.pt
573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136583445643264