Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Joana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21402
Resumo: O presente Relatório de Estágio, intitulado Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação, realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integra os conhecimentos pedagógicos, teóricos e científicos adquiridos ao longo de uma caminhada formativa desenvolvida pela mestranda no decorrer desta grande viagem. O principal objetivo deste documento passa, assim, por refletir sobre a PES, dando conta das diversas aprendizagens realizadas, com base nos saberes teóricos que regeram a prática educativa, bem como no conhecimento dos contextos educativos onde a professora em formação desenvolveu o seu percurso, apresentando-se, igualmente, os desafios a ele associados. Este relatório inclui, ainda, uma componente investigativa, através da qual se procurou perceber qual a relação entre as novas tecnologias e os hábitos de leitura dos alunos. Ora, na sociedade atual, têm surgido novas formas de literacia que desafiam, cada vez mais, os docentes. Assim sendo, no presente relatório, explorar-se-á a influência das novas tecnologias nas práticas de leitura dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Viajando da página para o ecrã, procura-se entender por que razão os alunos apresentam baixos níveis de desempenho, no que diz respeito à leitura, assim como a desmotivação dos mesmos para essa atividade. Pretende-se, por isso, ao longo destas páginas, realçar a importância dos livros para a promoção de hábitos de leitura, aliando-se o saber ler ao gostar de ler. Numa perspetiva pedagógico-didática, apresentam-se igualmente, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e com a leitura literária.
id RCAP_2c89e20daf740c231a29674f162c2904
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginaçãoPrática de ensino supervisionadaEducação LiteráriaEra digitalLeitura literáriaMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoSupervised teaching practiceLiterary educationDigital ageLiterary readingTeaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio, intitulado Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação, realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integra os conhecimentos pedagógicos, teóricos e científicos adquiridos ao longo de uma caminhada formativa desenvolvida pela mestranda no decorrer desta grande viagem. O principal objetivo deste documento passa, assim, por refletir sobre a PES, dando conta das diversas aprendizagens realizadas, com base nos saberes teóricos que regeram a prática educativa, bem como no conhecimento dos contextos educativos onde a professora em formação desenvolveu o seu percurso, apresentando-se, igualmente, os desafios a ele associados. Este relatório inclui, ainda, uma componente investigativa, através da qual se procurou perceber qual a relação entre as novas tecnologias e os hábitos de leitura dos alunos. Ora, na sociedade atual, têm surgido novas formas de literacia que desafiam, cada vez mais, os docentes. Assim sendo, no presente relatório, explorar-se-á a influência das novas tecnologias nas práticas de leitura dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Viajando da página para o ecrã, procura-se entender por que razão os alunos apresentam baixos níveis de desempenho, no que diz respeito à leitura, assim como a desmotivação dos mesmos para essa atividade. Pretende-se, por isso, ao longo destas páginas, realçar a importância dos livros para a promoção de hábitos de leitura, aliando-se o saber ler ao gostar de ler. Numa perspetiva pedagógico-didática, apresentam-se igualmente, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e com a leitura literária.This Internship Report, entitled Reading Sweet Reading: a flight from page to page towards the imagination, carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit (PES), included in the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, integrates the pedagogical, theoretical and scientific knowledge developed during a long formative journey developed by the master's student during this great journey. The main objective of this document is, therefore, to reflect on the Supervised Teaching Practice, giving an account of the different learning acquired, based on the theoretical knowledge that governs the educational practice, as well as on the knowledge of the educational contexts where the teacher in training developed her path, also presenting the challenges associated with it. This document also includes an investigative component, which sought to highlight the relationship between new technologies and students' reading habits. In this sense, in today's society, new forms of literacy have emerged that increasingly challenge teachers. Therefore, this report will explore the influence of new technologies on the reading practices of students in the 2nd Cycle of Basic Education. Traveling from the page to the screen, we seek to understand why students have low levels of performance in terms of reading, as well as their lack of motivation for this activity. It is therefore intended, throughout these pages, to highlight the importance of books for the promotion of reading habits, combining knowing how to read with the pleasure of reading. From a pedagogical-didactic perspective, this document presents proposals of strategies and practices for reading promotion, in order to favor a close relationship between the student-reader, the books and literary reading.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoOliveira, ElisamaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendes, Joana da Silva2023-01-10T11:25:06Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21402TID:203156595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:28.109747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
title Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
spellingShingle Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
Mendes, Joana da Silva
Prática de ensino supervisionada
Educação Literária
Era digital
Leitura literária
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervised teaching practice
Literary education
Digital age
Literary reading
Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
title_full Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
title_fullStr Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
title_full_unstemmed Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
title_sort Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação
author Mendes, Joana da Silva
author_facet Mendes, Joana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elisama
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Joana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação Literária
Era digital
Leitura literária
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervised teaching practice
Literary education
Digital age
Literary reading
Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Educação Literária
Era digital
Leitura literária
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervised teaching practice
Literary education
Digital age
Literary reading
Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio, intitulado Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação, realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integra os conhecimentos pedagógicos, teóricos e científicos adquiridos ao longo de uma caminhada formativa desenvolvida pela mestranda no decorrer desta grande viagem. O principal objetivo deste documento passa, assim, por refletir sobre a PES, dando conta das diversas aprendizagens realizadas, com base nos saberes teóricos que regeram a prática educativa, bem como no conhecimento dos contextos educativos onde a professora em formação desenvolveu o seu percurso, apresentando-se, igualmente, os desafios a ele associados. Este relatório inclui, ainda, uma componente investigativa, através da qual se procurou perceber qual a relação entre as novas tecnologias e os hábitos de leitura dos alunos. Ora, na sociedade atual, têm surgido novas formas de literacia que desafiam, cada vez mais, os docentes. Assim sendo, no presente relatório, explorar-se-á a influência das novas tecnologias nas práticas de leitura dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Viajando da página para o ecrã, procura-se entender por que razão os alunos apresentam baixos níveis de desempenho, no que diz respeito à leitura, assim como a desmotivação dos mesmos para essa atividade. Pretende-se, por isso, ao longo destas páginas, realçar a importância dos livros para a promoção de hábitos de leitura, aliando-se o saber ler ao gostar de ler. Numa perspetiva pedagógico-didática, apresentam-se igualmente, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e com a leitura literária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-10T11:25:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21402
TID:203156595
url http://hdl.handle.net/10400.22/21402
identifier_str_mv TID:203156595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553305847463936