Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Inês Filipa Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27774
Resumo: O presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado em contexto de estágio, numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema do projeto foca-se no domínio da Educação Literária, tendo como objetivo avaliar se o Caderno de Leituras se pode revelar um recurso didático importante para o desenvolvimento da capacidade de ler para apreciar textos literários. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se numa metodologia mista de investigação, uma vez que se insere numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa (triangulação), com características muito idênticas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos evidenciam que o recurso didático implementado − Caderno de Leituras − contribui para a aquisição de diversas aprendizagens e para o desenvolvimento de distintas competências, em particular, da capacidade de ler para apreciar textos literários, o que facilita a compreensão dos mesmos. Em virtude disto, esta estratégia permite que o aluno-leitor desenvolva o pensamento crítico, o gosto pela leitura e pelos livros e a capacidade de reflexão. Possibilita, ainda, que este mobilize conhecimentos prévios, desenvolvendo a sua capacidade de compreender textos literários de modo a construir conhecimento. Fomenta, inclusivamente, o enriquecimento do vocabulário, amplia a experiência pessoal de leitura e o conhecimento acerca de obras literárias.
id RCAP_d045f08f76ad5211aab4c6db93df0b87
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridadeEducação literária1º Ciclo do ensino básicoApreciação de textos literáriosCadernos de leiturasLiteracy education1st Cycle of basic educationAppreciation of literary textsBook of lecturesO presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado em contexto de estágio, numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema do projeto foca-se no domínio da Educação Literária, tendo como objetivo avaliar se o Caderno de Leituras se pode revelar um recurso didático importante para o desenvolvimento da capacidade de ler para apreciar textos literários. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se numa metodologia mista de investigação, uma vez que se insere numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa (triangulação), com características muito idênticas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos evidenciam que o recurso didático implementado − Caderno de Leituras − contribui para a aquisição de diversas aprendizagens e para o desenvolvimento de distintas competências, em particular, da capacidade de ler para apreciar textos literários, o que facilita a compreensão dos mesmos. Em virtude disto, esta estratégia permite que o aluno-leitor desenvolva o pensamento crítico, o gosto pela leitura e pelos livros e a capacidade de reflexão. Possibilita, ainda, que este mobilize conhecimentos prévios, desenvolvendo a sua capacidade de compreender textos literários de modo a construir conhecimento. Fomenta, inclusivamente, o enriquecimento do vocabulário, amplia a experiência pessoal de leitura e o conhecimento acerca de obras literárias.The following report of the research project documents a study carried out in an internship context, in a 4th grade class of the 1st Cycle of Basic Education. The theme of the project focuses on the field of Literary Education, with the objective of evaluating whether the Book of Lectures proves to be an important didactic resource for the development of reading ability to appreciate literary texts. From a methodological point of view, the study is part of a mixed research methodology, that is to say, it is part of a quantitative and qualitative research approach (triangulation), with characteristics very similar to that advocated by the research-action methodology. The results obtained show that the didactic resource implemented - Book of Lectures - contributes to the acquisition of diverse learning aspects and to the development of different competences, in particular, the ability to appreciate literary texts, which facilitates their understanding. By virtue of this, this strategy allows the student-reader to develop critical thinking, the taste for reading and books and the capacity for reflection. It also enables him to mobilize prior knowledge by developing his ability to understand literary texts in order to build knowledge. It also promotes the enrichment of vocabulary, extends personal reading experience and knowledge about literary works.Pinto, Mariana OliveiraRepositório ComumVieira, Inês Filipa Sousa2019-02-08T12:03:19Z2019-012019-022019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27774TID:202164292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.373187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
title Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
spellingShingle Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
Vieira, Inês Filipa Sousa
Educação literária
1º Ciclo do ensino básico
Apreciação de textos literários
Cadernos de leituras
Literacy education
1st Cycle of basic education
Appreciation of literary texts
Book of lectures
title_short Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
title_full Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
title_fullStr Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
title_sort Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade
author Vieira, Inês Filipa Sousa
author_facet Vieira, Inês Filipa Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Inês Filipa Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
1º Ciclo do ensino básico
Apreciação de textos literários
Cadernos de leituras
Literacy education
1st Cycle of basic education
Appreciation of literary texts
Book of lectures
topic Educação literária
1º Ciclo do ensino básico
Apreciação de textos literários
Cadernos de leituras
Literacy education
1st Cycle of basic education
Appreciation of literary texts
Book of lectures
description O presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado em contexto de estágio, numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema do projeto foca-se no domínio da Educação Literária, tendo como objetivo avaliar se o Caderno de Leituras se pode revelar um recurso didático importante para o desenvolvimento da capacidade de ler para apreciar textos literários. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se numa metodologia mista de investigação, uma vez que se insere numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa (triangulação), com características muito idênticas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos evidenciam que o recurso didático implementado − Caderno de Leituras − contribui para a aquisição de diversas aprendizagens e para o desenvolvimento de distintas competências, em particular, da capacidade de ler para apreciar textos literários, o que facilita a compreensão dos mesmos. Em virtude disto, esta estratégia permite que o aluno-leitor desenvolva o pensamento crítico, o gosto pela leitura e pelos livros e a capacidade de reflexão. Possibilita, ainda, que este mobilize conhecimentos prévios, desenvolvendo a sua capacidade de compreender textos literários de modo a construir conhecimento. Fomenta, inclusivamente, o enriquecimento do vocabulário, amplia a experiência pessoal de leitura e o conhecimento acerca de obras literárias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-08T12:03:19Z
2019-01
2019-02
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27774
TID:202164292
url http://hdl.handle.net/10400.26/27774
identifier_str_mv TID:202164292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135372818513920