O Estágio curricular supervisionado e o programa brasileiro de iniciação à docência: convergências, tensões e contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paniago, Rosenilde
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sarmento, Teresa, Rocha, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52405
Resumo: O texto tem origem em pesquisa que focaliza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica a Docência (PIBID), desenvolvido no Brasil. Objetivou analisar tensões e convergências do PIBID e do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), assim como identificar possíveis contribuições do PIBID para os Licenciandos Bolsistas do PIBID (LBP) na fase do ECS nas diferentes licenciaturas, observando-se as atividades dos coordenadores de área nesse processo. O eixo teórico que norteia este estudo é a formação de professores, no âmbito mais específico do PIBID e do ECS das Licenciaturas, tomando-se como referência teórica especialmente autores brasileiros e portugueses. Adotou-se na metodologia a abordagem qualitativa, concretizando-se em estudo de caso, apoiando-se em análise documental e entrevistas narrativas de nove LBP e três coordenadores de área dos cursos de Química, Biologia e Matemática, de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia. Os resultados apontaram que os LBP se destacaram no ECS, sinalizando que este programa contribui no processo reflexivo dos estagiários. Evidenciaram-se também aproximações e fragilidades entre estes dois momentos formativos no que se refere às suas finalidades, Revista Portuguesa de Educação, 2017, 30(2), pp. 33-58 doi:10.21814/rpe.10228 © 2017, CIEd - Universidade do Minho operacionalização e processo de supervisão, de que se ressaltam algumas tensões, resultantes, sobretudo, do perfil dos formadores, os quais nem sempre possuem formação para o exercício da função de supervisores, o que prejudica a sua ação supervisiva.
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spelling O Estágio curricular supervisionado e o programa brasileiro de iniciação à docência: convergências, tensões e contributosThe teaching practicum and the Brazilian program for beginning teaching: convergences, tensions, and contributionLa etapa y el programa brasileño de iniciación a la docencia: Convergencias, tensiones y contribucionesFormação Inicial de ProfessoresPIBIDEstágio SupervisionadoFormação Inicial de Professores; PIBID; Estágio SupervisionadoInitial Teacher EducationPIBIDSupervised PracticumCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO texto tem origem em pesquisa que focaliza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica a Docência (PIBID), desenvolvido no Brasil. Objetivou analisar tensões e convergências do PIBID e do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), assim como identificar possíveis contribuições do PIBID para os Licenciandos Bolsistas do PIBID (LBP) na fase do ECS nas diferentes licenciaturas, observando-se as atividades dos coordenadores de área nesse processo. O eixo teórico que norteia este estudo é a formação de professores, no âmbito mais específico do PIBID e do ECS das Licenciaturas, tomando-se como referência teórica especialmente autores brasileiros e portugueses. Adotou-se na metodologia a abordagem qualitativa, concretizando-se em estudo de caso, apoiando-se em análise documental e entrevistas narrativas de nove LBP e três coordenadores de área dos cursos de Química, Biologia e Matemática, de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia. Os resultados apontaram que os LBP se destacaram no ECS, sinalizando que este programa contribui no processo reflexivo dos estagiários. Evidenciaram-se também aproximações e fragilidades entre estes dois momentos formativos no que se refere às suas finalidades, Revista Portuguesa de Educação, 2017, 30(2), pp. 33-58 doi:10.21814/rpe.10228 © 2017, CIEd - Universidade do Minho operacionalização e processo de supervisão, de que se ressaltam algumas tensões, resultantes, sobretudo, do perfil dos formadores, os quais nem sempre possuem formação para o exercício da função de supervisores, o que prejudica a sua ação supervisiva.The text has its origin in research that focuses on the Institutional Program of Scientific Initiation to Teaching (PIBID), a program developed in Brazil. The goal was to analyze tensions and convergences of PIBID and Supervised Curricular Internship (SCI), as well as to identify possible contributions of PIBID for the Graduated Grant Holders of PIBID (GGH) in the SCI phase in different degree s, analyzing activities of area coordinators in this process. The theoretical axis that guides this study is teacher education, in the more specific scope of PIBID and SCI of Graduations, drawing mainly from Brazilian and Portuguese authors. A qualitative approach was adopted, materializing in a case study, supported by documental analysis and narrative interviews with nine GGHs and three area coordinators of Chemistry, Biology and Mathematics courses, from a Federal Institute of Sciences, Education and Technology. The results showed that the GGHs excelled in SCI, indicating that this program contributes to the reflexive process of trainees. It also evidenced the approximations and weaknesses between these two formative moments in terms of their purposes, operationalization and supervision process. Theresults highlight some tensions, mainly resulting from the training teachers’ profiles that are not always qualified to exercise the function of supervisors, which impairs their supervisory actionCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoPaniago, RosenildeSarmento, TeresaRocha, Simone20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52405porPaniago, Rosenilde Nogueira, Sarmento, Teresa Jacinto, & Albuquerque, Simone da Rocha de. (2017). The teaching practicum and the Brazilian program for beginning teaching: Convergences, tensions, and contributions. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 33-580871-918710.21814/rpe.10228http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0871-91872017000200003&script=sci_arttext&tlng=eninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:33.250098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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