Métodos de Ensino Inovadores nas Ciências Visando Melhores Resultados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9640 |
Resumo: | A presente dissertação sobre métodos de ensino inovadores no primeiro ciclo do ensino básico, visa verificar se os alunos têm algum tipo de preferência por um método de ensino aplicado nesta fase da escolaridade. Se por um lado as crianças, de um modo geral, aceitam bem as atividades que lhes são propostas nesta fase de ensino, por outro é relevante saber se o método de ensino a que estão a ser sujeitos é do seu agrado, ou se tal é-lhes indiferente. O presente estudo analisou a reação dos alunos nas aulas de Science perante uma rotina de aulas diferente, que foi sendo alternada entre aulas de dois tipos, em que foram implementadas duas modalidades de prática pedagógica. Os métodos de ensino tidos como inovadores foram intercalados com aulas de carácter tradicional, sendo ambos os métodos avaliados a posteriori pelos alunos, através de questionários. Assim, foram estudados alunos de três turmas, de três anos de escolaridade diferentes, nas aulas de Science, de um colégio que segue um currículo internacional, sendo este o único colégio islâmico em Portugal. No final do estudo, foi possível concluir que os alunos desde cedo têm preferência pelos métodos de ensino que lhes são aplicados, sendo que as aulas que contêm um elemento inovador são as preferidas. |
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Métodos de Ensino Inovadores nas Ciências Visando Melhores ResultadosMétodos de ensinoPráticas pedagógicasInovaçãoAprendizagensCompetênciasSatisfaçãoA presente dissertação sobre métodos de ensino inovadores no primeiro ciclo do ensino básico, visa verificar se os alunos têm algum tipo de preferência por um método de ensino aplicado nesta fase da escolaridade. Se por um lado as crianças, de um modo geral, aceitam bem as atividades que lhes são propostas nesta fase de ensino, por outro é relevante saber se o método de ensino a que estão a ser sujeitos é do seu agrado, ou se tal é-lhes indiferente. O presente estudo analisou a reação dos alunos nas aulas de Science perante uma rotina de aulas diferente, que foi sendo alternada entre aulas de dois tipos, em que foram implementadas duas modalidades de prática pedagógica. Os métodos de ensino tidos como inovadores foram intercalados com aulas de carácter tradicional, sendo ambos os métodos avaliados a posteriori pelos alunos, através de questionários. Assim, foram estudados alunos de três turmas, de três anos de escolaridade diferentes, nas aulas de Science, de um colégio que segue um currículo internacional, sendo este o único colégio islâmico em Portugal. No final do estudo, foi possível concluir que os alunos desde cedo têm preferência pelos métodos de ensino que lhes são aplicados, sendo que as aulas que contêm um elemento inovador são as preferidas.The present thesis about innovative teaching methods in early childhood education concerning primary school is to determine whether students have some kind of preference for a teaching method applied at this stage of schooling. Overall, if the activities proposed are happily accepted by the children it is very important and relevant to know if the method of teaching applied is of their satisfaction or does not make any difference. This research analyzed the reaction of students in Science classes, using a routine of different ways of teachings, in which there were implemented two types of pedagogical practices. The presented innovative teaching methods were interspersed with traditional classes, being both techniques subsequently evaluated by the students through questionnaires. Thus, Science students from three different years and classes were analyzed, at a school that follows an International curriculum of teaching, also being the only Islamic private school in Portugal. At the end of this research, it was possible to conclude that from an early stage, students have their preferences towards the methods applied, however the classes with an innovative element are more desirable.Universidade Europeia - Laureate International UniversitiesRepositório ComumSeedat, Bibi Fátima Sabbir Ahmad2015-08-24T15:01:49Z2015-07-092015-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9640TID:201130688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:54.333937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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