Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8065 |
Resumo: | Torna-se cada vez mais premente a criação de uma visão sobre a terceira idade que assuma que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem desde o nascimento até à morte. Tal implica actuações direccionadas para a promoção do desenvolvimento e exploração do potencial dos idosos. Partindo destes pressupostos é descrita uma intervenção psicológica norteada por princípios sistémicos quer na análise da instituição, interpretada como um sistema, quer ao nível da intervenção delineada. A promoção da qualidade de vida nesta fase da vida implica alterações que passam pela criação de respostas efectivas às diversas tipologias de necessidades dos idosos e também por uma mudança ao nível das representações sociais do idoso, as quais limitam ou condicionam as respostas implementadas, tanto ao nível das próprias estruturas físicas das instituições, como das práticas (o que se faz) e das relações (o modo como se faz.). |
id |
RCAP_2cd0aa6c885b31d549f6426c9ee91282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira IdadeIntervenção PsicológicaDesenvolvimentoLar Terceira IdadeIdososPsicologia da EducaçãoTorna-se cada vez mais premente a criação de uma visão sobre a terceira idade que assuma que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem desde o nascimento até à morte. Tal implica actuações direccionadas para a promoção do desenvolvimento e exploração do potencial dos idosos. Partindo destes pressupostos é descrita uma intervenção psicológica norteada por princípios sistémicos quer na análise da instituição, interpretada como um sistema, quer ao nível da intervenção delineada. A promoção da qualidade de vida nesta fase da vida implica alterações que passam pela criação de respostas efectivas às diversas tipologias de necessidades dos idosos e também por uma mudança ao nível das representações sociais do idoso, as quais limitam ou condicionam as respostas implementadas, tanto ao nível das próprias estruturas físicas das instituições, como das práticas (o que se faz) e das relações (o modo como se faz.).Colibri2013-01-30T14:59:33Z2013-01-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8065http://hdl.handle.net/10174/8065porGrácio, L. & Gomes, M.L.C. (2012). Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade: Educação Temas e Problemas, 10, 55-68mlg@uevora.ptnd681Grácio, LuísaGomes, M.L.C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:28.152545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
title |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
spellingShingle |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade Grácio, Luísa Intervenção Psicológica Desenvolvimento Lar Terceira Idade Idosos Psicologia da Educação |
title_short |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
title_full |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
title_fullStr |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
title_full_unstemmed |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
title_sort |
Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade |
author |
Grácio, Luísa |
author_facet |
Grácio, Luísa Gomes, M.L.C. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, M.L.C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grácio, Luísa Gomes, M.L.C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção Psicológica Desenvolvimento Lar Terceira Idade Idosos Psicologia da Educação |
topic |
Intervenção Psicológica Desenvolvimento Lar Terceira Idade Idosos Psicologia da Educação |
description |
Torna-se cada vez mais premente a criação de uma visão sobre a terceira idade que assuma que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem desde o nascimento até à morte. Tal implica actuações direccionadas para a promoção do desenvolvimento e exploração do potencial dos idosos. Partindo destes pressupostos é descrita uma intervenção psicológica norteada por princípios sistémicos quer na análise da instituição, interpretada como um sistema, quer ao nível da intervenção delineada. A promoção da qualidade de vida nesta fase da vida implica alterações que passam pela criação de respostas efectivas às diversas tipologias de necessidades dos idosos e também por uma mudança ao nível das representações sociais do idoso, as quais limitam ou condicionam as respostas implementadas, tanto ao nível das próprias estruturas físicas das instituições, como das práticas (o que se faz) e das relações (o modo como se faz.). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-30T14:59:33Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8065 http://hdl.handle.net/10174/8065 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Grácio, L. & Gomes, M.L.C. (2012). Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade: Educação Temas e Problemas, 10, 55-68 mlg@uevora.pt nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136508344532992 |