Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grácio, Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, M.L.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8065
Resumo: Torna-se cada vez mais premente a criação de uma visão sobre a terceira idade que assuma que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem desde o nascimento até à morte. Tal implica actuações direccionadas para a promoção do desenvolvimento e exploração do potencial dos idosos. Partindo destes pressupostos é descrita uma intervenção psicológica norteada por princípios sistémicos quer na análise da instituição, interpretada como um sistema, quer ao nível da intervenção delineada. A promoção da qualidade de vida nesta fase da vida implica alterações que passam pela criação de respostas efectivas às diversas tipologias de necessidades dos idosos e também por uma mudança ao nível das representações sociais do idoso, as quais limitam ou condicionam as respostas implementadas, tanto ao nível das próprias estruturas físicas das instituições, como das práticas (o que se faz) e das relações (o modo como se faz.).
id RCAP_2cd0aa6c885b31d549f6426c9ee91282
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira IdadeIntervenção PsicológicaDesenvolvimentoLar Terceira IdadeIdososPsicologia da EducaçãoTorna-se cada vez mais premente a criação de uma visão sobre a terceira idade que assuma que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem desde o nascimento até à morte. Tal implica actuações direccionadas para a promoção do desenvolvimento e exploração do potencial dos idosos. Partindo destes pressupostos é descrita uma intervenção psicológica norteada por princípios sistémicos quer na análise da instituição, interpretada como um sistema, quer ao nível da intervenção delineada. A promoção da qualidade de vida nesta fase da vida implica alterações que passam pela criação de respostas efectivas às diversas tipologias de necessidades dos idosos e também por uma mudança ao nível das representações sociais do idoso, as quais limitam ou condicionam as respostas implementadas, tanto ao nível das próprias estruturas físicas das instituições, como das práticas (o que se faz) e das relações (o modo como se faz.).Colibri2013-01-30T14:59:33Z2013-01-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8065http://hdl.handle.net/10174/8065porGrácio, L. & Gomes, M.L.C. (2012). Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade: Educação Temas e Problemas, 10, 55-68mlg@uevora.ptnd681Grácio, LuísaGomes, M.L.C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:28.152545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
title Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
spellingShingle Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
Grácio, Luísa
Intervenção Psicológica
Desenvolvimento
Lar Terceira Idade
Idosos
Psicologia da Educação
title_short Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
title_full Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
title_fullStr Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
title_full_unstemmed Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
title_sort Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade
author Grácio, Luísa
author_facet Grácio, Luísa
Gomes, M.L.C.
author_role author
author2 Gomes, M.L.C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grácio, Luísa
Gomes, M.L.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Psicológica
Desenvolvimento
Lar Terceira Idade
Idosos
Psicologia da Educação
topic Intervenção Psicológica
Desenvolvimento
Lar Terceira Idade
Idosos
Psicologia da Educação
description Torna-se cada vez mais premente a criação de uma visão sobre a terceira idade que assuma que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem desde o nascimento até à morte. Tal implica actuações direccionadas para a promoção do desenvolvimento e exploração do potencial dos idosos. Partindo destes pressupostos é descrita uma intervenção psicológica norteada por princípios sistémicos quer na análise da instituição, interpretada como um sistema, quer ao nível da intervenção delineada. A promoção da qualidade de vida nesta fase da vida implica alterações que passam pela criação de respostas efectivas às diversas tipologias de necessidades dos idosos e também por uma mudança ao nível das representações sociais do idoso, as quais limitam ou condicionam as respostas implementadas, tanto ao nível das próprias estruturas físicas das instituições, como das práticas (o que se faz) e das relações (o modo como se faz.).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-30T14:59:33Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8065
http://hdl.handle.net/10174/8065
url http://hdl.handle.net/10174/8065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grácio, L. & Gomes, M.L.C. (2012). Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade: Educação Temas e Problemas, 10, 55-68
mlg@uevora.pt
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Colibri
publisher.none.fl_str_mv Colibri
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136508344532992