Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, João Pedro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Dias, Fernando, Santos, Marco, Carrusca, Sofia, Mendonça, Vânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7169
Resumo: O sítio arqueológico dos Salgados localiza-se junto à margem esquerda da ribeira de São Lourenço, aproximadamente a 400 m para SE do dique do Ludo. Administrativamente pertence à freguesia de Almancil, concelho de Loulé, a algumas dezenas de metros da linha divisória entre este concelho e o de Faro (Fig. 1). A área com os vestígios arqueológicos situa-se junto a um pequeno olival circundado por um vasto pinhal e pomar de citrinos, sob as coordenadas 7° 59’ 27’’ Long. W e 37° 02’ 53’’ Lat. N. Neste local observam- se inúmeros materiais cerâmicos de cronologia romana à superfície e num corte existente no terreno. Tendo este arqueosítio sido identificado, ocasionalmente, na sequência de um percurso pedestre em Março de 2004, por um grupo de alunos da Universidade do Algarve que deu conhecimento ao Prof. Doutor João Pedro Bernardes, e verificando-se estar o sítio inédito, surgiu a oportunidade e o incentivo para a realização do presente artigo.
id RCAP_2ce64d4e224f58dba588c36060aa52b5
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)O sítio arqueológico dos Salgados localiza-se junto à margem esquerda da ribeira de São Lourenço, aproximadamente a 400 m para SE do dique do Ludo. Administrativamente pertence à freguesia de Almancil, concelho de Loulé, a algumas dezenas de metros da linha divisória entre este concelho e o de Faro (Fig. 1). A área com os vestígios arqueológicos situa-se junto a um pequeno olival circundado por um vasto pinhal e pomar de citrinos, sob as coordenadas 7° 59’ 27’’ Long. W e 37° 02’ 53’’ Lat. N. Neste local observam- se inúmeros materiais cerâmicos de cronologia romana à superfície e num corte existente no terreno. Tendo este arqueosítio sido identificado, ocasionalmente, na sequência de um percurso pedestre em Março de 2004, por um grupo de alunos da Universidade do Algarve que deu conhecimento ao Prof. Doutor João Pedro Bernardes, e verificando-se estar o sítio inédito, surgiu a oportunidade e o incentivo para a realização do presente artigo.Universidade do Algarve, FCHSSapientiaBernardes, João PedroDias, FernandoSantos, MarcoCarrusca, SofiaMendonça, Vânia2015-11-27T15:02:58Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7169por1645-8052AUT: JBE01289;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:38.189607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
title Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
spellingShingle Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
Bernardes, João Pedro
title_short Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
title_full Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
title_fullStr Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
title_full_unstemmed Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
title_sort Salgados – um sítio com produção de ânforas. Contributo para o estudo da ocupação romana no estuário da ribeira de São Lourenço (Almancil – Loulé – Faro)
author Bernardes, João Pedro
author_facet Bernardes, João Pedro
Dias, Fernando
Santos, Marco
Carrusca, Sofia
Mendonça, Vânia
author_role author
author2 Dias, Fernando
Santos, Marco
Carrusca, Sofia
Mendonça, Vânia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, João Pedro
Dias, Fernando
Santos, Marco
Carrusca, Sofia
Mendonça, Vânia
description O sítio arqueológico dos Salgados localiza-se junto à margem esquerda da ribeira de São Lourenço, aproximadamente a 400 m para SE do dique do Ludo. Administrativamente pertence à freguesia de Almancil, concelho de Loulé, a algumas dezenas de metros da linha divisória entre este concelho e o de Faro (Fig. 1). A área com os vestígios arqueológicos situa-se junto a um pequeno olival circundado por um vasto pinhal e pomar de citrinos, sob as coordenadas 7° 59’ 27’’ Long. W e 37° 02’ 53’’ Lat. N. Neste local observam- se inúmeros materiais cerâmicos de cronologia romana à superfície e num corte existente no terreno. Tendo este arqueosítio sido identificado, ocasionalmente, na sequência de um percurso pedestre em Março de 2004, por um grupo de alunos da Universidade do Algarve que deu conhecimento ao Prof. Doutor João Pedro Bernardes, e verificando-se estar o sítio inédito, surgiu a oportunidade e o incentivo para a realização do presente artigo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2015-11-27T15:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7169
url http://hdl.handle.net/10400.1/7169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-8052
AUT: JBE01289;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve, FCHS
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve, FCHS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133218816917504