A percepção dos professores do ensino básico face à inclusão das crianças/jovens com trissomia 21, nas turmas/escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/12150 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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A percepção dos professores do ensino básico face à inclusão das crianças/jovens com trissomia 21, nas turmas/escolasInclusãoEnsino especialDeficiência mentalTrissomia 21Adaptações curricularesCurrículoTese de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraTendo em mente que a escola inclusiva é um lugar onde todas as crianças e jovens aprendem juntos, com as mesmas oportunidades, pretende este estudo compreender a forma como os Professores do Ensino Básico percepcionam a inclusão de alunos com Trissomia 21, nas turmas/escolas do Ensino Regular. Várias são as investigações que têm vindo a demonstrar os ganhos significativos que estas crianças obtêm, quer ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social, quer ao nível da sua qualidade de vida, se forem incluídas em turmas de ensino regular, logo no início da sua escolaridade. O trabalho é estruturado em duas partes. Na primeira, através de uma revisão de literatura, são abordados assuntos relacionados com o paradigma da inclusão em geral, o que se entende por necessidades educativas especiais dos alunos e o papel dos professores num contexto inclusivo. Refere-se, também, como a edificação do currículo pode contribuir para uma escola inclusiva, sofrendo adequações que tornem a resposta educativa ajustada às necessidades educativas especiais dos alunos, em geral, e, mais especificamente, dos alunos com Trissomia 21, enquadrando os mesmos na deficiência mental. A segunda parte cinge-se ao estudo empírico, o qual se desenvolve no âmbito de um modelo quantitativo de investigação seguindo um plano não-experimental e descritivo. Conta com uma amostra de cinquenta e dois professores pertencentes a dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Coimbra, sendo que num existem alunos com esta deficiência e noutro não. A metodologia utilizada privilegiou a aplicação de um questionário para a recolha de dados. Perante a análise da informação recolhida constatou-se que, na sua maioria, os professores demonstram uma percepção positiva e favorável à inclusão dos alunos com Trissomia 21, no ensino regular, considerando-a profícua tanto para o desenvolvimento pessoal e social destas crianças/jovens, como para o enriquecimento dos seus pares, sem deficiência. Porém, os resultados alcançados deixam transparecer, ainda, algumas preocupações em relação à inclusão destas crianças/jovens, apontando como pertinentes algumas condições que se consideram essenciais para melhorar a respectiva eficácia. São elas a formação dos professores, as condições das escolas (recursos físicos e humanos) e o número de alunos por turma.2009-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/12150http://hdl.handle.net/10316/12150porMarcos, Eva Maria Correia Sãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:58.608130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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