Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2822 |
Resumo: | A Educação Especial tem como objectivos a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo e a promoção da igualdade de oportunidades. A Escola Inclusiva assume que os alunos são distintos na sua individualidade, pelo que os métodos de ensino não podem ser os mesmos para todos, como se fossem um só. Esta visão da profissão docente pode estabelecer uma relação entre a formação especializada e as práticas educativas inclusivas. Não podendo ficar à responsabilidade da formação a resolução de todos os problemas do sistema educativo, cabe-lhe no entanto, um papel importante na adaptação das práticas educativas às novas exigências da educação. Assim, neste estudo, propomo-nos a analisar as expectativas dos professores em relação à especialização em Educação Especial e qual o impacto dessa especialização na actividade docente. Os intervenientes deste estudo são os professores que frequentaram o Curso de Formação Especializada em Educação Especial, no ISCIA em Aveiro. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento da falta de formação específica dos professores no desenvolvimento de estratégias e nas adequações educativas de modo a garantir o sucesso escolar de todos os alunos. No entanto, a razão mais importante para frequentarem esta formação especializada é a procura da estabilidade profissional. Sendo a inclusão um assunto polémico e a sua prática diária difícil de concretizar, temos um longo, mas privilegiado, caminho a percorrer. |
id |
RCAP_2cf5c4de5fcc157b8327fea0de9c6c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2822 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docenteEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALFORMAÇÃO DE PROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONA Educação Especial tem como objectivos a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo e a promoção da igualdade de oportunidades. A Escola Inclusiva assume que os alunos são distintos na sua individualidade, pelo que os métodos de ensino não podem ser os mesmos para todos, como se fossem um só. Esta visão da profissão docente pode estabelecer uma relação entre a formação especializada e as práticas educativas inclusivas. Não podendo ficar à responsabilidade da formação a resolução de todos os problemas do sistema educativo, cabe-lhe no entanto, um papel importante na adaptação das práticas educativas às novas exigências da educação. Assim, neste estudo, propomo-nos a analisar as expectativas dos professores em relação à especialização em Educação Especial e qual o impacto dessa especialização na actividade docente. Os intervenientes deste estudo são os professores que frequentaram o Curso de Formação Especializada em Educação Especial, no ISCIA em Aveiro. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento da falta de formação específica dos professores no desenvolvimento de estratégias e nas adequações educativas de modo a garantir o sucesso escolar de todos os alunos. No entanto, a razão mais importante para frequentarem esta formação especializada é a procura da estabilidade profissional. Sendo a inclusão um assunto polémico e a sua prática diária difícil de concretizar, temos um longo, mas privilegiado, caminho a percorrer.The educational and social inclusion, the educational access and success and the promotional equality of opportunities are the Special Needs Education’s aims. The Inclusive School assumes that all students are distinct in their individuality; therefore the teaching methods cannot be the same for all students as though they were all equal. This insight into the teacher’s job can determine a connection between the specialized training and the inclusive educational practices. Although the resolution of all problems of training cannot depend exclusively on the educational system, it has an important role in adapting educational practices to the new educational demands. Therefore, in this essay, we intend to analyze the teachers’ expectations in what concerns specialization in Special Needs Education and what the impact of this specialization in the teaching process is. The parts involved in this essay are the teachers that attended the Specialized Training Course in Special Needs Education in ISCIA, in Aveiro. The results of this study point to a recognition of the teachers’ lack of specific training in the development of strategies and educational adjustments in order to ensure the academic success of all students. However, the most important reason to attend this training is the search for job security. Being the inclusion a controversial issue and its daily practice hard to be achieved, we have a long, but privileged, path to undertake.2012-08-30T09:10:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2822porAraújo, Marisa Alexandra Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:24.101428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
title |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
spellingShingle |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente Araújo, Marisa Alexandra Martins EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION SPECIAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION |
title_short |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
title_full |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
title_fullStr |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
title_full_unstemmed |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
title_sort |
Do sonho à realidade : expectativas dos professores face a uma especialização em educação especial e o impacto dessa especialização na actividade docente |
author |
Araújo, Marisa Alexandra Martins |
author_facet |
Araújo, Marisa Alexandra Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marisa Alexandra Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION SPECIAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION SPECIAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION |
description |
A Educação Especial tem como objectivos a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo e a promoção da igualdade de oportunidades. A Escola Inclusiva assume que os alunos são distintos na sua individualidade, pelo que os métodos de ensino não podem ser os mesmos para todos, como se fossem um só. Esta visão da profissão docente pode estabelecer uma relação entre a formação especializada e as práticas educativas inclusivas. Não podendo ficar à responsabilidade da formação a resolução de todos os problemas do sistema educativo, cabe-lhe no entanto, um papel importante na adaptação das práticas educativas às novas exigências da educação. Assim, neste estudo, propomo-nos a analisar as expectativas dos professores em relação à especialização em Educação Especial e qual o impacto dessa especialização na actividade docente. Os intervenientes deste estudo são os professores que frequentaram o Curso de Formação Especializada em Educação Especial, no ISCIA em Aveiro. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento da falta de formação específica dos professores no desenvolvimento de estratégias e nas adequações educativas de modo a garantir o sucesso escolar de todos os alunos. No entanto, a razão mais importante para frequentarem esta formação especializada é a procura da estabilidade profissional. Sendo a inclusão um assunto polémico e a sua prática diária difícil de concretizar, temos um longo, mas privilegiado, caminho a percorrer. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30T09:10:06Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2822 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131271243235328 |