Interface entre Psicologia e Educação Especial em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acuña, José Tadeu [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152045
Resumo: Os sistemas educacionais brasileiros encontram-se com o desafio de atender no âmbito da classe comum os estudantes público-alvo da educação especial, para os quais estão previstos suportes intersetoriais. Assim, definiu-se como temática central deste estudo, a interface entre psicologia e Educação Especial. A fim de conhecer esta relação, o objetivo desta pesquisa foi traçar um panorama a respeito das atividades realizadas por psicólogos de clínicas e instituições especializadas no sistema público educacional, a partir da opinião destes profissionais e de professores, tendo como foco de discussão as contribuições da atuação dos profissionais de psicologia ao trabalho destes professores que atendem alunos Público-Alvo da Educação Especial em suas classes. Delineou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram três questionários semiestruturados dirigidos e aplicados aos professores de classe comum, especializados em Educação Especial e a psicólogos de instituições especializadas, e clínicas conveniados às escolas municipais que atendem o Público-Alvo da Educação Especial. A técnica utilizada para o procedimento de análise de dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin e a teoria Histórico-Cultural que fundamentou a concepção de homem e seu desenvolvimento. Os resultados possibilitaram conhecer alguns elementos da realidade de trabalho dos professores e a forma como ocorre a atuação do profissional de psicologia em contexto escolar, especificamente relacionada ao Público-Alvo da Educação Especial. A atuação do psicólogo foi considerada como necessária para o atendimento as demandas escolares, mas na realidade este profissional raramente visita as escolas ou estabelece parcerias com os professores para discutirem casos. Notou-se que existe pouco conhecimento sobre a função do psicólogo no campo da Educação Especial em contexto escolar, principalmente no que tange as múltiplas possibilidades de intervenção. No entanto, quando ocorre a articulação entre estes profissionais, observa-se resultados positivos, principalmente em relação à orientação destinada a professores sobre o processo de aprendizagem de alunos Público-Alvo da Educação Especial. Ao considerar estes dados entende-se que os serviços de psicologia ainda não estão totalmente articulados com o sistema público educacional. Justificou-se este posicionamento tendo em vista que, as intervenções dos psicólogos acontecem com maior frequência nas instituições especializadas e/ou clínicas enfocando a saúde dos alunos, e pouco nas escolas, com vistas ao desenvolvimento dos processos educacionais inclusivos. Buscou-se complementar esta discussão apontando embates de ordem política, econômica, social e histórica que dificultam o estabelecimento da presença e atuação do psicólogo na Educação Especial em contexto escolar. Concluiu-se este estudo, defendendo que seja necessário o fortalecimento de políticas públicas que endossem a presença do psicólogo nas escolas públicas e a reformulação dos cursos de graduação de psicologia, considerando-a como uma área de atuação em contextos da Educação Especial, a qual contribui com a construção de escolas mais inclusivas.
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A fim de conhecer esta relação, o objetivo desta pesquisa foi traçar um panorama a respeito das atividades realizadas por psicólogos de clínicas e instituições especializadas no sistema público educacional, a partir da opinião destes profissionais e de professores, tendo como foco de discussão as contribuições da atuação dos profissionais de psicologia ao trabalho destes professores que atendem alunos Público-Alvo da Educação Especial em suas classes. Delineou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram três questionários semiestruturados dirigidos e aplicados aos professores de classe comum, especializados em Educação Especial e a psicólogos de instituições especializadas, e clínicas conveniados às escolas municipais que atendem o Público-Alvo da Educação Especial. A técnica utilizada para o procedimento de análise de dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin e a teoria Histórico-Cultural que fundamentou a concepção de homem e seu desenvolvimento. Os resultados possibilitaram conhecer alguns elementos da realidade de trabalho dos professores e a forma como ocorre a atuação do profissional de psicologia em contexto escolar, especificamente relacionada ao Público-Alvo da Educação Especial. A atuação do psicólogo foi considerada como necessária para o atendimento as demandas escolares, mas na realidade este profissional raramente visita as escolas ou estabelece parcerias com os professores para discutirem casos. Notou-se que existe pouco conhecimento sobre a função do psicólogo no campo da Educação Especial em contexto escolar, principalmente no que tange as múltiplas possibilidades de intervenção. No entanto, quando ocorre a articulação entre estes profissionais, observa-se resultados positivos, principalmente em relação à orientação destinada a professores sobre o processo de aprendizagem de alunos Público-Alvo da Educação Especial. Ao considerar estes dados entende-se que os serviços de psicologia ainda não estão totalmente articulados com o sistema público educacional. Justificou-se este posicionamento tendo em vista que, as intervenções dos psicólogos acontecem com maior frequência nas instituições especializadas e/ou clínicas enfocando a saúde dos alunos, e pouco nas escolas, com vistas ao desenvolvimento dos processos educacionais inclusivos. Buscou-se complementar esta discussão apontando embates de ordem política, econômica, social e histórica que dificultam o estabelecimento da presença e atuação do psicólogo na Educação Especial em contexto escolar. Concluiu-se este estudo, defendendo que seja necessário o fortalecimento de políticas públicas que endossem a presença do psicólogo nas escolas públicas e a reformulação dos cursos de graduação de psicologia, considerando-a como uma área de atuação em contextos da Educação Especial, a qual contribui com a construção de escolas mais inclusivas.Brazilian education systems are faced with the challenge of attending within the common class the target public education students, for whom intersectoral supports. In order to understand this relationship, the objective of this research was to trace a panorama regarding the activities performed by psychologists that work in clinics and specialist institutions in the public system of education, from the opinion of these professionals and teachers, having as a focus for discussion the contributions of the actions of the professionals of psychology to the work of these teachers that teachs students from the target audience of Special Education into their classes. It outlined a research of a qualitative nature, whose instruments of data collection were three structured questionnaires directed and applied to common class teachers, specialists in Special Education and the psychologists that work in clinics and specialized institutions whose meet students from the target audience of Special Education forwarded municipal schools. The technique used for the procedure of data analysis was the analysis of contents of Bardin and Historic-cultural theory that substantiate the conception of man and his development. The results allowed to know some elements of the reality of the work of teachers and how it occurs to the professional practice of psychology in the school context, specifically related to students from the target audience of Special Education. The performance of the psychologist was regarded as necessary for the care of the school demands, but in reality, this professional rarely visit the schools or establishes partnerships with teachers to discuss cases. It was noted that there is little knowledge about the function of the psychologist in the field of Special Education in the school context, especially in the multiple possibilities of intervention. However, when the linkage between these professionals, it is observed positive results, mainly in relation to the guidance to teachers on the learning process of students from the target audience of Special Education. When considering these data it is understood that the services of psychology are still not fully articulated with the public system of education. This positioning was justified in view of the fact that the interventions of psychologists occur more frequently in specialized and / or clinical institutions focusing on the health of the students, and little in the schools, with a view to the development of inclusive educational processes. It sought to complement this discussion by pointing onslaught of political, economic, social and historical that hamper the establishment of the presence and activity of the psychologist in Special Education in the school context. It was concluded that this study, arguing that required the strengthening of public policies that defends the presence of the psychologist in public schools, and the reformulation of graduate courses in psychology, considering it as an area of activity in contexts of Special Education which contributes to the construction of more inclusive schools.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2015/06741-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Acuña, José Tadeu [UNESP]2017-10-31T19:37:06Z2017-10-31T19:37:06Z2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15204500089379533004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:17:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152045Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:34:20.747325Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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