Análise da aptidão física muscular (força abdominal) dos alunos do 7º ano da Escola Básica 2/3 S. Torcato: estudo comparativo com o contributo do programa Decamotes e Testes Fitnessgram®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Carlos Xavier Passos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6427
Resumo: O presente documento surge com o objetivo de descrever a nossa experiência enquanto professores estagiários durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmitimos um conjunto de experiências que nos acompanharam ao longo de um ano letivo como professores estagiários de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaramos aquelas que foram as nossas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a nossa intervenção nas diversas áreas de desempenho. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºE; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda uma análise da Aptidão Física Muscular (força abdominal) aos alunos do 7º ano. Participaram neste estudo n=96 sujeitos, dos quais 34 constituíram o Grupo Experimental, em que foram sujeitos a um programa de treino denominado de DECAMOTES, e 62 que constituíram o Grupo de Controlo. Para se proceder à avaliação da aptidão física dos alunos foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva recorrendo ao programa IBM SPSS Statistics 21. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) No final do ano (pós-teste) os alunos do GE apresentaram melhores resultados nos testes de abdominais que os alunos do GC; 2º) Os alunos do GE apresentaram uma evolução bastante superior em relação à força abdominal comparativamente com os alunos do GC; 3º) O programa de força aplicado aos alunos do 7º ano teve mais influência no género masculino que no género feminino.
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Através de um processo crítico e consciente, declaramos aquelas que foram as nossas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a nossa intervenção nas diversas áreas de desempenho. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºE; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda uma análise da Aptidão Física Muscular (força abdominal) aos alunos do 7º ano. Participaram neste estudo n=96 sujeitos, dos quais 34 constituíram o Grupo Experimental, em que foram sujeitos a um programa de treino denominado de DECAMOTES, e 62 que constituíram o Grupo de Controlo. Para se proceder à avaliação da aptidão física dos alunos foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva recorrendo ao programa IBM SPSS Statistics 21. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) No final do ano (pós-teste) os alunos do GE apresentaram melhores resultados nos testes de abdominais que os alunos do GC; 2º) Os alunos do GE apresentaram uma evolução bastante superior em relação à força abdominal comparativamente com os alunos do GC; 3º) O programa de força aplicado aos alunos do 7º ano teve mais influência no género masculino que no género feminino.This document arises in order to describe my experience as a teacher trainee during this school year, for the Teacher Training, inserted in the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The Teacher Training is thus considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of supporting all training that is to be constant, continuous and reflective in the life of a teacher. In this report, transmit a set of experiences that accompanied me over a school year as a trainee teacher of Physical Education. Through a critical and conscious process, I declare those were my difficulties, doubts, anxieties and concerns but also strategies, resources, and present solutions in professional development that characterized my operating in the different areas of performance. This report has four areas of intervention, namely: the trainee teacher's tasks in the teaching and learning process; the reflection of supervised teaching practice performed throughout the year; the characterization of 7ºE; and finally, the activities at school. To the consolidation of my academic development, this report also includes an analysis of the Muscular Physical Fitness (abdominal strength) to 7th graders. The sample consisted of n = 96 subjects, of which 34 constituted the experimental group, in which have undergone a training program called DECAMOTES, and 62 that constituted the control group. To undertake an assessment of the physical fitness of students we used the battery Fitnessgram® tests. For data analysis, we chose the descriptive statistics using the IBM SPSS Statistics 21. The findings identified in this research program were: 1) At the end of the year (post-test) students from the EG had better results in abdominal tests that students of CG; 2) Students of EG showed a much higher improvement regarding abdominal strength compared to the students of GC; 3) The strength program applied to 7th graders had more influence in males than in females.2016-09-20T14:54:28Z2016-09-20T00:00:00Z2016-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6427porMesquita, Carlos Xavier Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:20.440831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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