A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foz, Ana Sofia Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62208
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2d078fd2d1de5bb3bb12945cd3fc10d1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidosPhysical education and ´fundamental movements in the five senses pathCinco sentidosDa creche para o jardimMovimentos fundamentaisFive sensesFrom daycare to the kindergartenFundamental movementsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio intitula-se, “A Educação Física e os Movimentos Fundamentais no Caminho dos Cinco Sentidos”, e pretende apresentar o plano de intervenção desenvolvido em contexto de creche e em contexto de jardim-de-infância, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A Creche e o Jardim-de-Infância contribuem na promoção das competências cognitivas, emocionais e sociais da criança, por isso é tão importante a inserção da criança desde a mais tenra idade nestas valências. A interação ativa com os educadores, outras crianças e com materiais adequados proporciona assim o seu crescimento e a sua aprendizagem. Cúmplice a esta fundamentação, o interesse que o grupo demonstrou relativamente aos cinco sentidos e o corpo humano, levou-me a explorar este tema de uma forma bastante lúdica, sendo que foi introduzida a área da expressão e comunicação, mais direcionada para o domínio da educação física, indo de encontro aos interesses das crianças. A realização e planificação de todas as atividades tiveram o consentimento e ajuda da supervisora e do professor orientador, de modo a que atendessem de uma forma transversal a todas as necessidades do grupo envolvido. No decorrer do Projeto de Intervenção, foi gratificante observar os progressos das crianças relativamente aos movimentos e habilidades explorados, assim como a sua motivação para realizar novas variantes e com mais dificuldade. Deste modo, o que as crianças demonstraram já saber, o que queriam aprender e como escolhiam adquirir estes conhecimentos, serviram de guia para a construção de um caminho de uma aprendizagem envolvente e prazerosa. Assim, não podemos esquecer o papel fundamental que o Educador tem neste processo: refletir sobre as suas finalidades, valorizar as crianças e, dessa forma, organizar e realizar tudo o que pretende alcançar.The present report is entitled “Physical Education and Fundamental Movements in the Five Senses Path” and intends to grant the intervention plan developed in the context of daycare and in the context of Kindergarten, in the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice of the Masters of Pre-School Education. The Nursery and Kindergarten contribute to the promotion of cognitive, emotional and social skills of the children, therefore it is crucial to insert the child from the earliest age in the these valences. Active interaction with educators, other children and with appropriate materials provides thus for their growth and learning. Accomplice to this foundation, the group`s interest about the five senses and the human body directed me to explore this theme in a wonderfully playful way, being the area of expression and communication was introduced in a more targeted way to the domain of physical education seeking for the interests of children. The accomplishment and planning of all activities had the approval and help of the supervisor and the guiding teacher so that they could attend all the needs of the group involved in a transversal way. It was gratifying, during the Intervention Project, to observe the children`s progress regarding the movements and abilities explored, as well as their motivation to carry out new variants and with more difficulty involved. Consequently, what children have already demonstrated knowing, what they wanted to learn and how they choose to acquire this knowledge, have served as a guide to the construction of a path of engaging and enjoyable learning. Hence, we can not forget the fundamental role that the Educator has in this process: reflect on its purposes, value children in order to organize and achieve everything they want to achieve.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoFoz, Ana Sofia Sousa20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62208por202294129info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:30.418521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
Physical education and ´fundamental movements in the five senses path
title A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
spellingShingle A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
Foz, Ana Sofia Sousa
Cinco sentidos
Da creche para o jardim
Movimentos fundamentais
Five senses
From daycare to the kindergarten
Fundamental movements
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
title_full A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
title_fullStr A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
title_full_unstemmed A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
title_sort A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
author Foz, Ana Sofia Sousa
author_facet Foz, Ana Sofia Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Foz, Ana Sofia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinco sentidos
Da creche para o jardim
Movimentos fundamentais
Five senses
From daycare to the kindergarten
Fundamental movements
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cinco sentidos
Da creche para o jardim
Movimentos fundamentais
Five senses
From daycare to the kindergarten
Fundamental movements
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62208
url http://hdl.handle.net/1822/62208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132795279245312