Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomba, Rita Chavarria da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2253
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e, relata percurso pedagógico no âmbito da vertente prática e investigativa. O estudo de investigação “Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no Pré-Escolar” centra-se na área do conhecimento do mundo (ciências) e, realizou-se num jardim de infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 17 crianças com 2 e 3 anos de idade. Os objetivos do estudo centram-se em: identificar quais das atividades desenvolvidas com as crianças que se mostraram mais eficazes na identificação dos diferentes sentidos; identificar de que forma a exploração da funcionalidade de cada órgão dos sentidos permitiu fazer a correta correspondência órgão/sentidos; avaliar a alteração dos conhecimentos das crianças antes e após a realização das atividades; avaliar de que forma o brincar promoveu ou não a aprendizagem das crianças sobre os sentidos e os órgãos dos sentidos. Para o efeito foram definidas duas questões de investigação: 1) Pode-se promover o desenvolvimento dos cinco sentidos e correta identificação dos respetivos órgãos, através do brincar? 2) Como? A metodologia adotada centra-se num estudo de caso, de cariz qualitativo de paradigma interpretativo. Foram utilizados como métodos de recolha de dados, minientrevistas, atividades, fotografias e gravações áudio. Os resultados obtidos apontam que a intervenção desenvolvida alcançou um impacto positivo, onde é possível constatar que as crianças desenvolveram os seus conhecimentos relativamente à temática dos cinco sentidos, mais concretamente a capacidade de nomear os nomes e funções, identificar e contabilizar os órgãos e os cinco sentidos. Contudo, constatou-se que algumas dificuldades apresentadas desde o início prevaleceram, nomeadamente a dificuldade em nomear os cinco sentidos. Verificou-se ainda que a realização de atividades, tendo como base o brincar, tem influência nas aprendizagens das crianças.
id RCAP_3e3b9bd02f5017b5da4d4fcd88ea225e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolarCinco sentidosBrincarPré-escolarCiências físicasÓrgãos dos sentidosFive sensesPlayPreschoolPhysical sciencesSense organEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e, relata percurso pedagógico no âmbito da vertente prática e investigativa. O estudo de investigação “Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no Pré-Escolar” centra-se na área do conhecimento do mundo (ciências) e, realizou-se num jardim de infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 17 crianças com 2 e 3 anos de idade. Os objetivos do estudo centram-se em: identificar quais das atividades desenvolvidas com as crianças que se mostraram mais eficazes na identificação dos diferentes sentidos; identificar de que forma a exploração da funcionalidade de cada órgão dos sentidos permitiu fazer a correta correspondência órgão/sentidos; avaliar a alteração dos conhecimentos das crianças antes e após a realização das atividades; avaliar de que forma o brincar promoveu ou não a aprendizagem das crianças sobre os sentidos e os órgãos dos sentidos. Para o efeito foram definidas duas questões de investigação: 1) Pode-se promover o desenvolvimento dos cinco sentidos e correta identificação dos respetivos órgãos, através do brincar? 2) Como? A metodologia adotada centra-se num estudo de caso, de cariz qualitativo de paradigma interpretativo. Foram utilizados como métodos de recolha de dados, minientrevistas, atividades, fotografias e gravações áudio. Os resultados obtidos apontam que a intervenção desenvolvida alcançou um impacto positivo, onde é possível constatar que as crianças desenvolveram os seus conhecimentos relativamente à temática dos cinco sentidos, mais concretamente a capacidade de nomear os nomes e funções, identificar e contabilizar os órgãos e os cinco sentidos. Contudo, constatou-se que algumas dificuldades apresentadas desde o início prevaleceram, nomeadamente a dificuldade em nomear os cinco sentidos. Verificou-se ainda que a realização de atividades, tendo como base o brincar, tem influência nas aprendizagens das crianças.This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice II of Master’s Degree in Pre-School Education and relates the pedagogical and research course within the scope of the practical side. The research project "Play with the five senses: in preschool sensory exploration" focuses on the world's knowledge area (science) and is carried out in a kindergarten in Viana do Castelo district with a group of 17 children with 2 and 3 years of age. The objectives of the study are: to identify which of the activities developed with the children that have proven most effective in identifying the different senses; identify how the exploration of the functionality of each organ of the senses allowed to make the correct correspondence organ / senses; assessing children's knowledge changes before and after the activities; to evaluate how play has promoted or not the children's learning about the senses and the sense organs. For this purpose two research questions were defined: 1) Can one promote the development of the five sense and correct identification of the respective organs through play? 2) How? The methodology adopted is centered on a case study, with a qualitative character of an interpretative paradigm. Were used as methods of data collection, mini-reports, activities, photographs and video recordings. The results show that the intervention developed had a positive impact, where it is possible to observe that the children developed their knowledge regarding the theme of the five senses, namely the ability to name names and functions, identify and account for organs and five. However, it has been found that some of the difficulties presented since the beginning have remained the same, namely the difficulty in naming the five senses. It was verified that still the accomplishment of activities, based on the play, has influence in the learning of the children.2019-11-18T16:27:22Z2019-07-17T00:00:00Z2019-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2253TID:202309690porLomba, Rita Chavarria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:04Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:01.157317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
title Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
spellingShingle Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
Lomba, Rita Chavarria da
Cinco sentidos
Brincar
Pré-escolar
Ciências físicas
Órgãos dos sentidos
Five senses
Play
Preschool
Physical sciences
Sense organ
title_short Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
title_full Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
title_fullStr Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
title_full_unstemmed Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
title_sort Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
author Lomba, Rita Chavarria da
author_facet Lomba, Rita Chavarria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomba, Rita Chavarria da
dc.subject.por.fl_str_mv Cinco sentidos
Brincar
Pré-escolar
Ciências físicas
Órgãos dos sentidos
Five senses
Play
Preschool
Physical sciences
Sense organ
topic Cinco sentidos
Brincar
Pré-escolar
Ciências físicas
Órgãos dos sentidos
Five senses
Play
Preschool
Physical sciences
Sense organ
description Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e, relata percurso pedagógico no âmbito da vertente prática e investigativa. O estudo de investigação “Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no Pré-Escolar” centra-se na área do conhecimento do mundo (ciências) e, realizou-se num jardim de infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 17 crianças com 2 e 3 anos de idade. Os objetivos do estudo centram-se em: identificar quais das atividades desenvolvidas com as crianças que se mostraram mais eficazes na identificação dos diferentes sentidos; identificar de que forma a exploração da funcionalidade de cada órgão dos sentidos permitiu fazer a correta correspondência órgão/sentidos; avaliar a alteração dos conhecimentos das crianças antes e após a realização das atividades; avaliar de que forma o brincar promoveu ou não a aprendizagem das crianças sobre os sentidos e os órgãos dos sentidos. Para o efeito foram definidas duas questões de investigação: 1) Pode-se promover o desenvolvimento dos cinco sentidos e correta identificação dos respetivos órgãos, através do brincar? 2) Como? A metodologia adotada centra-se num estudo de caso, de cariz qualitativo de paradigma interpretativo. Foram utilizados como métodos de recolha de dados, minientrevistas, atividades, fotografias e gravações áudio. Os resultados obtidos apontam que a intervenção desenvolvida alcançou um impacto positivo, onde é possível constatar que as crianças desenvolveram os seus conhecimentos relativamente à temática dos cinco sentidos, mais concretamente a capacidade de nomear os nomes e funções, identificar e contabilizar os órgãos e os cinco sentidos. Contudo, constatou-se que algumas dificuldades apresentadas desde o início prevaleceram, nomeadamente a dificuldade em nomear os cinco sentidos. Verificou-se ainda que a realização de atividades, tendo como base o brincar, tem influência nas aprendizagens das crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T16:27:22Z
2019-07-17T00:00:00Z
2019-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2253
TID:202309690
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2253
identifier_str_mv TID:202309690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131515949416448