Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24744 |
Resumo: | O estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades. |
id |
RCAP_2d0f706486eccc3896b129015742b1a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de ProfessoresAvaliaçãoTecnologiaFormação de ProfessoresO estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades.UNESP/FC/Departamento de Educação2019-02-18T16:14:33Z2019-02-182018-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24744http://hdl.handle.net/10174/24744por3. Silva, B. C., Brayner, C. & Borralho, A. (2018). Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores. M. S. Dias & N. A. Pirola (Orgs), Da Educação Básica ao Ensino Superior: Avaliação, Formação de Professores e Direito à Educação (s/p). ISBN: 978-85-5444-009-1). Retirado de http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#978-85-5444-009-1http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#DPEchagasbeh@gmail.comconceicaouepa@gmail.comamab@uevora.ptAnais V Congresso Nacional de Avaliação em Educação Da Educação Básica à Educação Superior: Avaliação, formação de professores e o direito à Educação229Silva, BarbaraBrayner, ConceiçãoBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:20.925456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
title |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
spellingShingle |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores Silva, Barbara Avaliação Tecnologia Formação de Professores |
title_short |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
title_full |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
title_fullStr |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
title_sort |
Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
author |
Silva, Barbara |
author_facet |
Silva, Barbara Brayner, Conceição Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Brayner, Conceição Borralho, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Barbara Brayner, Conceição Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Tecnologia Formação de Professores |
topic |
Avaliação Tecnologia Formação de Professores |
description |
O estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05T00:00:00Z 2019-02-18T16:14:33Z 2019-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24744 http://hdl.handle.net/10174/24744 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
3. Silva, B. C., Brayner, C. & Borralho, A. (2018). Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores. M. S. Dias & N. A. Pirola (Orgs), Da Educação Básica ao Ensino Superior: Avaliação, Formação de Professores e Direito à Educação (s/p). ISBN: 978-85-5444-009-1). Retirado de http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013# 978-85-5444-009-1 http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013# DPE chagasbeh@gmail.com conceicaouepa@gmail.com amab@uevora.pt Anais V Congresso Nacional de Avaliação em Educação Da Educação Básica à Educação Superior: Avaliação, formação de professores e o direito à Educação 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP/FC/Departamento de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP/FC/Departamento de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554199770038272 |