Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Barbara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brayner, Conceição, Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24744
Resumo: O estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades.
id RCAP_2d0f706486eccc3896b129015742b1a0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de ProfessoresAvaliaçãoTecnologiaFormação de ProfessoresO estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades.UNESP/FC/Departamento de Educação2019-02-18T16:14:33Z2019-02-182018-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24744http://hdl.handle.net/10174/24744por3. Silva, B. C., Brayner, C. & Borralho, A. (2018). Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores. M. S. Dias & N. A. Pirola (Orgs), Da Educação Básica ao Ensino Superior: Avaliação, Formação de Professores e Direito à Educação (s/p). ISBN: 978-85-5444-009-1). Retirado de http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#978-85-5444-009-1http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#DPEchagasbeh@gmail.comconceicaouepa@gmail.comamab@uevora.ptAnais V Congresso Nacional de Avaliação em Educação Da Educação Básica à Educação Superior: Avaliação, formação de professores e o direito à Educação229Silva, BarbaraBrayner, ConceiçãoBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:20.925456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
title Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
spellingShingle Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
Silva, Barbara
Avaliação
Tecnologia
Formação de Professores
title_short Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
title_full Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
title_fullStr Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
title_full_unstemmed Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
title_sort Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
author Silva, Barbara
author_facet Silva, Barbara
Brayner, Conceição
Borralho, António
author_role author
author2 Brayner, Conceição
Borralho, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Barbara
Brayner, Conceição
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Tecnologia
Formação de Professores
topic Avaliação
Tecnologia
Formação de Professores
description O estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T00:00:00Z
2019-02-18T16:14:33Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24744
http://hdl.handle.net/10174/24744
url http://hdl.handle.net/10174/24744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 3. Silva, B. C., Brayner, C. & Borralho, A. (2018). Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores. M. S. Dias & N. A. Pirola (Orgs), Da Educação Básica ao Ensino Superior: Avaliação, Formação de Professores e Direito à Educação (s/p). ISBN: 978-85-5444-009-1). Retirado de http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#
978-85-5444-009-1
http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#
DPE
chagasbeh@gmail.com
conceicaouepa@gmail.com
amab@uevora.pt
Anais V Congresso Nacional de Avaliação em Educação Da Educação Básica à Educação Superior: Avaliação, formação de professores e o direito à Educação
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP/FC/Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNESP/FC/Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136634997833728