Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000017wjn |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/901 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_69809c2202564f2063452cdbd6b98acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/901 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médioDigital technologies in mathematics education: producing new ways of thinking and being a teacher, who teachs mathematics in elementary and high school.Formação inicial de professores de matemáticaTecnologias digitais na educação matemáticaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.The present work emerges from a set of life experiences of a group of math teachers in initial formation course in Mathematics; which integrates the Prolicenciatura project by the Network Gaúcha of Distance Superior Learning, coordinated by the Federal University of Santa Maria. From the theoretical framework, were described the impacts of ICT in teaching practices of this group, their points of resistance, of pedagogical gains, the limits and possibilities of ICT applications reported in the materials produced during the studies developed in the discipline of Digital Technology in Mathematics Education, which composed the empirical context this investigation.The survey was developed from the investigations of reports of these teachers, who narrated the experiences and challenges encountered in implementing digital technologies into their educational practices. The materials that were built by them are in the work environment Moodle, which is the online classroom of undergraduates. In this virtual room, we analyzed the forums for group discussions and individual work as: the work plans and the narratives of their applications and their respective results. In the process of this analysis, it was possible to recognize, as the points of resistance the pedagogical gains, as well as the limits and possibilities of applications of Digital Technologies in Mathematics Education have produced other ways of thinking and being a teacher, teaching mathematics in education Elementary and Middle Education.O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por um grupo de professores de matemática em formação inicial, do curso de Licenciatura em Matemática; integrante do projeto Prolicenciatura, pela Rede Gaúcha de Ensino à Distância, coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria. A partir do referencial teórico com foco em experiências de uso das tecnologias na escola, especialmente na educação matemática e em teorias que as fundamentam, foram descritos os impactos das TICs nas práticas docentes deste grupo, seus pontos de resistência, de ganhos pedagógicos, os limites e as possibilidades das aplicações das TICs relatadas nos materiais produzidos durante os estudos desenvolvidos na disciplina de Tecnologia Digitais na Educação Matemática, a qual compôs o contexto empírico desta investigação. A pesquisa encaminhou-se a partir das investigações dos relatos desses professores, que narraram às experiências e os desafios encontrados na aplicação das tecnologias digitais em suas práticas educativas. Os materiais que foram construídos pelos mesmos encontram-se no ambiente de trabalho Moodle, que é a sala de aula online dos graduandos. Nessa sala virtual, foram analisados os fóruns de discussões coletivas e os trabalhos individuais como: os planos de trabalho e as narrativas de suas aplicações e dos respectivos resultados. No processo desta análise, foi possível reconhecer, como os pontos de resistência, os ganhos pedagógicos, assim como os limites e as possibilidades das aplicações das Tecnologias Digitais na Educação Matemática produziram outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no Ensino Fundamental e Médio.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasBulegon, Ana MarliAragón, Dionara Teresinha da Rosa2015-06-22T14:35:19Z2015-06-22T14:35:19Z2010-11-062010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/901ark:/26339/0013000017wjnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:31Zoai:repositorio.ufsm.br:1/901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:31Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio Digital technologies in mathematics education: producing new ways of thinking and being a teacher, who teachs mathematics in elementary and high school. |
title |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio Aragón, Dionara Teresinha da Rosa Formação inicial de professores de matemática Tecnologias digitais na educação matemática |
title_short |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio |
title_full |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio |
title_sort |
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio |
author |
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa |
author_facet |
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de matemática Tecnologias digitais na educação matemática |
topic |
Formação inicial de professores de matemática Tecnologias digitais na educação matemática |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-06 2010 2015-06-22T14:35:19Z 2015-06-22T14:35:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/901 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000017wjn |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/901 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000017wjn |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172468670726144 |