Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000017wjn
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/901
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
id UFSM_69809c2202564f2063452cdbd6b98acb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/901
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médioDigital technologies in mathematics education: producing new ways of thinking and being a teacher, who teachs mathematics in elementary and high school.Formação inicial de professores de matemáticaTecnologias digitais na educação matemáticaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.The present work emerges from a set of life experiences of a group of math teachers in initial formation course in Mathematics; which integrates the Prolicenciatura project by the Network Gaúcha of Distance Superior Learning, coordinated by the Federal University of Santa Maria. From the theoretical framework, were described the impacts of ICT in teaching practices of this group, their points of resistance, of pedagogical gains, the limits and possibilities of ICT applications reported in the materials produced during the studies developed in the discipline of Digital Technology in Mathematics Education, which composed the empirical context this investigation.The survey was developed from the investigations of reports of these teachers, who narrated the experiences and challenges encountered in implementing digital technologies into their educational practices. The materials that were built by them are in the work environment Moodle, which is the online classroom of undergraduates. In this virtual room, we analyzed the forums for group discussions and individual work as: the work plans and the narratives of their applications and their respective results. In the process of this analysis, it was possible to recognize, as the points of resistance the pedagogical gains, as well as the limits and possibilities of applications of Digital Technologies in Mathematics Education have produced other ways of thinking and being a teacher, teaching mathematics in education Elementary and Middle Education.O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por um grupo de professores de matemática em formação inicial, do curso de Licenciatura em Matemática; integrante do projeto Prolicenciatura, pela Rede Gaúcha de Ensino à Distância, coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria. A partir do referencial teórico com foco em experiências de uso das tecnologias na escola, especialmente na educação matemática e em teorias que as fundamentam, foram descritos os impactos das TICs nas práticas docentes deste grupo, seus pontos de resistência, de ganhos pedagógicos, os limites e as possibilidades das aplicações das TICs relatadas nos materiais produzidos durante os estudos desenvolvidos na disciplina de Tecnologia Digitais na Educação Matemática, a qual compôs o contexto empírico desta investigação. A pesquisa encaminhou-se a partir das investigações dos relatos desses professores, que narraram às experiências e os desafios encontrados na aplicação das tecnologias digitais em suas práticas educativas. Os materiais que foram construídos pelos mesmos encontram-se no ambiente de trabalho Moodle, que é a sala de aula online dos graduandos. Nessa sala virtual, foram analisados os fóruns de discussões coletivas e os trabalhos individuais como: os planos de trabalho e as narrativas de suas aplicações e dos respectivos resultados. No processo desta análise, foi possível reconhecer, como os pontos de resistência, os ganhos pedagógicos, assim como os limites e as possibilidades das aplicações das Tecnologias Digitais na Educação Matemática produziram outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no Ensino Fundamental e Médio.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasBulegon, Ana MarliAragón, Dionara Teresinha da Rosa2015-06-22T14:35:19Z2015-06-22T14:35:19Z2010-11-062010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/901ark:/26339/0013000017wjnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:31Zoai:repositorio.ufsm.br:1/901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:31Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
Digital technologies in mathematics education: producing new ways of thinking and being a teacher, who teachs mathematics in elementary and high school.
title Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
spellingShingle Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
Formação inicial de professores de matemática
Tecnologias digitais na educação matemática
title_short Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
title_full Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
title_fullStr Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
title_sort Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
author Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
author_facet Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de matemática
Tecnologias digitais na educação matemática
topic Formação inicial de professores de matemática
Tecnologias digitais na educação matemática
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-06
2010
2015-06-22T14:35:19Z
2015-06-22T14:35:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/901
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000017wjn
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/901
identifier_str_mv ark:/26339/0013000017wjn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172468670726144