Estilos de vida, bem-estar psicológico e autoeficácia geral dos professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8143 |
Resumo: | O presente relatório tem como finalidade descrever e analisar as atividades realizadas no âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório que tem como objetivo consolidar a intervenção especializada em enfermagem comunitária tendo em vista o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. O estágio decorreu de setembro de 2015 a janeiro de 2016, na Unidade de Cuidados na Comunidade Mateus e Unidade de Saúde Pública de Vila Real, que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Douro I - Marão e Douro Norte. No decurso do estágio foram desenvolvidas diferentes atividades suportadas na aplicação criteriosa da metodologia do planeamento em saúde, bem como atividades de vigilância epidemiológica e participação nos objetivos operacionais dos programas nacionais e locais de saúde. Destacamos o estudo empírico, Estilos de Vida, Bem-Estar Psicológico e Autoeficácia Geral dos Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário das escolas do concelho de Vila Real. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, que teve como objetivos: i) Caracterizar a amostra dos professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário das escolas do concelho de Vila Real; ii) Caracterizar os estilos de vida, bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral dos professores; iii) Analisar a relação entre os estilos de vida dos professores, bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral; iv) Analisar a relação entre estilos de vida, bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral dos professores e as variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. Para a recolha de dados, utilizou-se um questionário com variáveis relativas à caracterização sociodemográfica e socioprofissional dos professores, o questionário FANTASTICO para avaliar o estilo de vida, o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico, versão reduzida, para avaliar o bem-estar psicológico e a General Self-Efficacy para avaliar a perceção de autoeficácia geral. Participaram no estudo 174 professores que corresponde a 48,3% da população alvo, sendo a média de idades de 49 anos, com maior predomínio do sexo feminino (68,4%), casados (75,3%), com um ou dois filhos (79,9%), e a maioria (64,9%) possui como habilitações académicas, o grau de licenciado. A maioria (93,7%) tem um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado e trabalha em média há 25 anos. Lecionam, em média, dois anos escolares diferentes e quatro turmas, com uma média de duas disciplinas, com uma carga horária semanal de 21 horas. Assumem a direção de turma 47,7% e 6,3% dos professores é coordenador de departamento. Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre: estilos de vida e bem-estar psicológico; estilos de vida e perceção de autoeficácia geral e bem-estar psicológico e perceção de autoeficácia geral. De igual modo, constatou-se que os estilos de vida se relacionaram com o bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral e que esta se relaciona com o bem-estar psicológico. Verificamos que os professores do sexo masculino apresentavam pontuações mais altas de bem-estar psicológico e que à medida que aumentava o número de disciplinas leccionadas, diminuía o bem-estar psicológico dos professores. O estudo dos estilos de vida dos professores que participaram neste estudo permitiu constatar que vários domínios se relacionaram significativamente com bem-estar psicológico: Família e amigos, Atividade física/associativismo, Nutrição, Sono e stresse, Trabalho/tipo de personalidade, Introspeção e Comportamentos de saúde e sexual. Observou-se, também, que diferentes domínios se relacionaram com a perceção de autoeficácia geral: Atividade física/associativismo, Sono e stresse, Trabalho/tipo de personalidade, Introspeção e Comportamentos de saúde e sexual. Em síntese, é de sublinhar a importância desta unidade curricular para o desenvolvimento e consolidação das competências do EEECSP, nomeadamente nos processos conducentes à concretização dos objetivos dos Programas Nacionais de Saúde, relevando-se o programa nacional de saúde escolar pelo contributo que os resultados do estudo empírico podem trazer para a definição de estratégias dirigidas à comunidade educativa. |
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No decurso do estágio foram desenvolvidas diferentes atividades suportadas na aplicação criteriosa da metodologia do planeamento em saúde, bem como atividades de vigilância epidemiológica e participação nos objetivos operacionais dos programas nacionais e locais de saúde. Destacamos o estudo empírico, Estilos de Vida, Bem-Estar Psicológico e Autoeficácia Geral dos Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário das escolas do concelho de Vila Real. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, que teve como objetivos: i) Caracterizar a amostra dos professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário das escolas do concelho de Vila Real; ii) Caracterizar os estilos de vida, bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral dos professores; iii) Analisar a relação entre os estilos de vida dos professores, bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral; iv) Analisar a relação entre estilos de vida, bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral dos professores e as variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. Para a recolha de dados, utilizou-se um questionário com variáveis relativas à caracterização sociodemográfica e socioprofissional dos professores, o questionário FANTASTICO para avaliar o estilo de vida, o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico, versão reduzida, para avaliar o bem-estar psicológico e a General Self-Efficacy para avaliar a perceção de autoeficácia geral. Participaram no estudo 174 professores que corresponde a 48,3% da população alvo, sendo a média de idades de 49 anos, com maior predomínio do sexo feminino (68,4%), casados (75,3%), com um ou dois filhos (79,9%), e a maioria (64,9%) possui como habilitações académicas, o grau de licenciado. A maioria (93,7%) tem um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado e trabalha em média há 25 anos. Lecionam, em média, dois anos escolares diferentes e quatro turmas, com uma média de duas disciplinas, com uma carga horária semanal de 21 horas. Assumem a direção de turma 47,7% e 6,3% dos professores é coordenador de departamento. Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre: estilos de vida e bem-estar psicológico; estilos de vida e perceção de autoeficácia geral e bem-estar psicológico e perceção de autoeficácia geral. De igual modo, constatou-se que os estilos de vida se relacionaram com o bem-estar psicológico e a perceção de autoeficácia geral e que esta se relaciona com o bem-estar psicológico. Verificamos que os professores do sexo masculino apresentavam pontuações mais altas de bem-estar psicológico e que à medida que aumentava o número de disciplinas leccionadas, diminuía o bem-estar psicológico dos professores. O estudo dos estilos de vida dos professores que participaram neste estudo permitiu constatar que vários domínios se relacionaram significativamente com bem-estar psicológico: Família e amigos, Atividade física/associativismo, Nutrição, Sono e stresse, Trabalho/tipo de personalidade, Introspeção e Comportamentos de saúde e sexual. Observou-se, também, que diferentes domínios se relacionaram com a perceção de autoeficácia geral: Atividade física/associativismo, Sono e stresse, Trabalho/tipo de personalidade, Introspeção e Comportamentos de saúde e sexual. Em síntese, é de sublinhar a importância desta unidade curricular para o desenvolvimento e consolidação das competências do EEECSP, nomeadamente nos processos conducentes à concretização dos objetivos dos Programas Nacionais de Saúde, relevando-se o programa nacional de saúde escolar pelo contributo que os resultados do estudo empírico podem trazer para a definição de estratégias dirigidas à comunidade educativa.The purpose of this report is to describe and analyze the activities carried out within the scope of the Internship and Report unit that aims to consolidate the specialized intervention in community nursing in order to develop the skills of Specialist Nursing in Community Nursing and Public Health. The internship ran from September 2015 to January 2016, at the Community Care Unit Mateus and Public Health Unit of Vila Real, which are part of the Group of Health Centers Douro I - Marão and Douro Norte. During the internship, different activities were carried out in the careful application of the methodology of health planning, as well as activities of epidemiological surveillance and participation in the operational objectives of national and local health programs. We emphasize the empirical study, Lifestyles, Psychological Well-Being and General Self-efficacy of Teachers of the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education of the schools of the county of Vila Real. This is a descriptive, cross-sectional and correlational study, with the following objectives: i) To characterize the sample of the teachers of the 3rd cycle of primary and secondary education of the schools of the county of Vila Real; ii) Characterize the lifestyles, psychological well-being and general self-efficacy of teachers; iii) Analyze the relationship between teacher's lifestyles, psychological well-being and the perception of general self-efficacy; iv) Analyze the relationship between lifestyles, psychological well-being and the perception of teacher’s general self-efficacy and socio demographic and socio-professional variables; For the data collection, a questionnaire was used with variables related to the socio-demographic and socio-professional characterization of the teachers, the FANTASTICO questionnaire to evaluate the lifestyle, the General Questionnaire of Psychological Well-being, reduced version, to evaluate the well-being psychological, and General Self-Efficacy to assess the perception of general self-efficacy. A total of 174 teachers participated in the study, corresponding to 48.3% of the target population. The mean age was 49 years, with a predominance of females (68.4%), married (75.3%), and with one or two Children (79.9%), and the majority (64.9%) have a bachelors degree. The majority (93.7%) has an open-ended employment contract and has worked on average for 25 years. They teach, on average, two different school years and four classes, with an average of two subjects, with a weekly workload of 21 hours. Assume the direction of class 47.7% and 6.3% of the teachers is department coordinator. There were statistically significant associations between: life styles and psychological well-being; Lifestyles and perception of general self efficacy and psychological well-being and perception of general self efficacy. Similarly, it was found that lifestyles were related to psychological well-being and the perception of general self efficacy and this is related to psychological well-being. We found that male teachers presented higher scores on psychological well-being and that as the number of subjects taught increased, the psychological well-being of teachers decreased. The study of the lifestyles of the teachers who participated in this study showed that several domains were significantly related to psychological well-being: Family and friends, Physical activity/association, Nutrition, Sleep and stress, Work/personality type, Introspection and Health and sexual behaviors. It was also observed that different domains were related to the perception of general self-efficacy: Physical activity/association, Sleep and stress, Work/personality type, Introspection and Health and sexual behaviors. In summary, it is important to emphasize the importance of this curricular unit for the development and consolidation of EEECSP competencies, namely in the processes leading to the achievement of National Health Programs objectives, with the national school health program emphasizing the contribution that the results of the Empirical study can lead to the definition of strategies directed to the educational community.2017-11-23T11:00:03Z2017-11-23T00:00:00Z2017-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8143TID:202032531porLameirão, José Rui Tadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:55.243786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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