Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clérigo, Bruna Filipa Lobato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1653
Resumo: Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2d2a27a3e078b0778fb563c338ae9487
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusivadiferenciação pedagógicaeducação pré-escolar1º ciclo do ensino básicopedagogical differentiationpreschool education1st cycle of basic educationRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi feito no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e integra duas partes distintas: uma apresentação dos estágios realizados durante o curso e o trabalho de pesquisa realizado. Na parte dos estágios é feita a caraterização e análise do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos, tendo em conta o percurso realizado e evidenciando as principais aprendizagens e intervenções. No final é apresentada uma reflexão, fundamentada, sobre as questões transversais a todos os estágios, o desenvolvimento profissional realizado durante este processo e as principais questões sentidas que deram lugar ao trabalho de pesquisa que decidi realizar. Na pesquisa realizada apresenta-se um estudo de caráter qualitativo centrado na temática da diferenciação pedagógica e quais as estratégias a implementar, na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, para a sua concretização. Para este estudo realizaram-se entrevistas a educadoras e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de identificar as suas conceções sobre diferenciação pedagógica, bem como as estratégias por elas utilizadas, de modo a promover uma prática inclusiva. A análise dos dados evidenciou que os profissionais de educação procuram implementar estratégias de diferenciação pedagógica na sua prática educativa, de forma a conseguirem dar resposta às necessidades e capacidades de cada criança, respeitando os seus ritmos de aprendizagem. Evidencia-se no entanto que são várias as dificuldades sentidas pelas educadoras e professoras na implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de um maior apoio formativo nesta área para o desenvolvimento de práticas que efetivamente respondam às necessidades específicas de cada criança. No final do relatório é feita uma reflexão sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durante os estágios e durante a realização da pesquisa.This study was carried in the Master in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of basic education and includes two distinct parts: a presentation of the stages carried out during the course and research work. In the stages it is made of characterization and analysis of the work done in different contexts, with regard to the route taken and showing the main learning and intervention. At the end is presented a reflection, based on cross-cutting issues at all stages, professional development carried out during this process and the key issues experienced which gave rise to research work that I decided to do. In the survey presents a qualitative study focused on the theme of adaptive education and what strategies to implement in the pre-school and 1st cycle of basic education, for their achievement. For this study were carried out interviews with educators and teachers of the 1st CEB in order to identify their conceptions about teaching differentiation as well as the strategies they use, in order to promote inclusive practice. Data analysis showed that education professionals seek to implement adaptive education strategies in their educational practice in order to achieve the needs and abilities of each child, respecting their learning rhythms. It is evident however that there are several difficulties experienced by educators and teachers in implementing educational differentiation strategies, which leads us to reflect on the need for greater training support in this area for the development of practices that effectively meet the specific needs of each child. In the report the end is made a reflection on the whole learning process carried out during the stages and during the research.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémClérigo, Bruna Filipa Lobato2016-12-28T16:49:49Z2016-10-122016-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1653TID:201461129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:40Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:54.611372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
title Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
spellingShingle Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
Clérigo, Bruna Filipa Lobato
diferenciação pedagógica
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
pedagogical differentiation
preschool education
1st cycle of basic education
title_short Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
title_full Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
title_fullStr Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
title_full_unstemmed Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
title_sort Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva
author Clérigo, Bruna Filipa Lobato
author_facet Clérigo, Bruna Filipa Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Clérigo, Bruna Filipa Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv diferenciação pedagógica
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
pedagogical differentiation
preschool education
1st cycle of basic education
topic diferenciação pedagógica
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
pedagogical differentiation
preschool education
1st cycle of basic education
description Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28T16:49:49Z
2016-10-12
2016-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1653
TID:201461129
url http://hdl.handle.net/10400.15/1653
identifier_str_mv TID:201461129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029031723008