Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3159
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_1fb21cdb8d289af6f45dff11f24bfd13
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino BásicoDiferenciação PedagógicaEnsino Básico (1º Ciclo)Prática EducativaPedagogical DifferentiationMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.Neste trabalho, que retrata o percurso por nós efetuado em contexto de estágio, no âmbito do primeiro ciclo do ensino básico, partiu-se de um conjunto de questões norteadoras: A aplicação de determinadas estratégias promove no aluno o desenvolvimento efetivo das suas capacidades? Uma experiência de escolarização assente numa pedagogia diferenciada, permite ao aluno com mais dificuldades obter aprendizagens significativas? E ao aluno com maior potencial, uma pedagogia diferenciada permite desenvolvê-lo? A escolha deste tema incidiu sobre o tema "Pedagogia diferenciada no 1º Ciclo do Ensino Básico", uma vez que o trabalho com grupos heterogéneos sempre foi uma preocupação pessoal na nossa prática enquanto Educadora de Infância; posteriormente, a mesma realidade foi vivenciada em turmas de 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) onde prestávamos apoio a alunos com NEE. Verificamos que as aprendizagens, com a introdução do Tempo de estudo Autónomo, são mais significativas para as crianças, uma vez que as atividades estão centradas nelas próprias, e não tanto no professor. Para além disso, conferimos que o TEA não só permite a superação de dificuldades, como também a consolidação de conceitos já adquiridos. Permite ainda a avaliação do nível de conhecimento dos alunos e a introdução de novos conceitos. Por fim, o desenvolvimento deste trabalho permitiu-nos ainda averiguar que as crianças, através da aplicação do TEA, desenvolvem um espírito de competição saudável, cooperação, socialização, concentração e autonomia.ABSTRACT: In this work, which depicts the course made by us in term of probation, concerning the first cycle of basic education, a set of guiding questions was put: The application of certain strategies promotes students effective development of their capabilities? An experience of schooling based on a differentiated pedagogy allows students with more difficulties to get better learning? And to the students with highest potential, a differentiated pedagogy allows developing it? The choice of this theme focused on "Differentiated pedagogy in the 1st cycle of basic education", since working with heterogeneous groups, has always been a personal concern in our practice as Childhood Educator; later , the same situation was experienced in classes of 1st CEB ( Primary School ) where we provided support for pupils with SEN. We found that the learning with the introduction of autonomous time study is more significant for children, since the activities are focused on themselves and not so much on the teacher. In addition, we checked that the TEA not only allows overcoming difficulties, but also to consolidate concepts already acquired. It also allows the evaluation of the knowledge level of the students and the introduction of new concepts. Finally, the development of this work allowed us to further investigate the children, through the application of TEA, to develop a spirit of healthy competition, cooperation, socialization, concentration and independence.González, Pedro FranciscoRepositório da Universidade dos AçoresPimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes2014-09-01T11:31:13Z2014-07-032014-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3159201405458porPimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes. "Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xii, 82 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:05Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:45.113287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
title Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes
Diferenciação Pedagógica
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Pedagogical Differentiation
title_short Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico
author Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes
author_facet Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González, Pedro Francisco
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação Pedagógica
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Pedagogical Differentiation
topic Diferenciação Pedagógica
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Pedagogical Differentiation
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01T11:31:13Z
2014-07-03
2014-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3159
201405458
url http://hdl.handle.net/10400.3/3159
identifier_str_mv 201405458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes. "Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xii, 82 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708490321920