Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7242
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
id RCAP_2d3c6ae47bddf4576b12019728611540
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e GeografiaEducação interculturalMulticulturalismoEnsino-aprendizagemHistóriaGeografiaRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioEste relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, incide sobre as actividades desenvolvidas nas turmas 11º J da escola Secundária Miguel Torga e 11º 2 e 3 da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, no ano lectivo de 2010/2011. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira faz-se uma breve apresentação do tema central do trabalho – Educação Intercultural – onde se tentam definir de alguns conceitos chave e se traça uma evolução das práticas relativas à educação intercultural em Portugal. Na segunda, descrevem-se algumas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada bem como uma reflexão sobre a sua aplicação e vivência do estagiário nas escolas. A multiculturalidade dos alunos das referidas turmas permitiu a aplicação de estratégias que promoveram a educação intercultural e os seus princípios orientadores, como a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica ou a coesão social.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNRolão, Ana Brites de Sousa Melo2012-05-21T09:22:07Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:38:58Zoai:run.unl.pt:10362/7242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:20.775182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
title Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
spellingShingle Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
Educação intercultural
Multiculturalismo
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
title_short Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
title_full Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
title_fullStr Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
title_full_unstemmed Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
title_sort Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
author Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
author_facet Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Multiculturalismo
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
topic Educação intercultural
Multiculturalismo
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2012-05-21T09:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7242
url http://hdl.handle.net/10362/7242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137821009641472