A aprendizagem da noção de probabilidade condicionada : um estudo com alunos do 2º ano do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33441 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
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A aprendizagem da noção de probabilidade condicionada : um estudo com alunos do 2º ano do ensino profissionalProbabilidadesEnsino profissionalDificuldades escolaresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente estudo foi realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada e teve por base a lecionação de 9 aulas de 50 minutos, numa turma de 2.º ano do ensino profissional da Escola Fernando Barros Leal, abrangendo o tema Probabilidade Condicionada, no domínio das Probabilidades. O objetivo do estudo é compreender como os alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Profissional se apropriam da noção de Probabilidade Condicionada e como a utilizam na resolução de tarefas diversificadas, ao longo de uma unidade de ensino que privilegia uma abordagem intuitiva do conceito em contextos diversos. Deste modo, procurei responder a 3 questões: (1) Que conceções os alunos revelam sobre a noção de Probabilidade Condicionada, ao longo da unidade de ensino? Que dificuldades evidenciam sobre esta noção? (2) Que níveis de pensamento em Probabilidade Condicionada revelam os alunos, na resolução de tarefas envolvem esta noção? (3) Como é que os alunos utilizam a noção de Probabilidade Condicionada na resolução de tarefas que a envolvem? Que dificuldades evidenciam? Os resultados apresentados têm por base uma análise qualitativa dos dados recolhidos a partir da observação participante, apoiada em notas de campo e complementado com gravações áudio e vídeo, bem como recolha documental, constituída pelas produções escritas dos alunos nas tarefas propostas ao longo da unidade de ensino. Os resultados obtidos sugerem que os alunos, em geral, apresentam uma conceção causal da Probabilidade Condicionada, revelando nível 4 do pensamento sobre Probabilidade Condicionada. Evidenciam compreender a noção de Probabilidade Condicionada e mostram ser capazes de a utilizarem na resolução de problemas. As dificuldades mais difíceis de ultrapassar foram as dificuldades em compreender as diferenças entre a Probabilidade Condicionada e a Probabilidade Conjunta e em compreender a distinção entre uma Probabilidade Condicionada e a sua transposta que, nalguns casos, se mantiveram até ao fim da unidade de ensino.The current study was carried out as a supervised teaching practice. It was based on the work developed while teaching 9 lessons of 50 minutes, in a 2nd grade class of the professional study of the Escola Fernando Barros Leal and it encompassed the subject of Conditional Probability, in the realm of Probability. The objective of this study is to understand how these students interpret the notion of Conditional Probability and the way they use it to solve different tasks, in a teaching unit that privileges an intuitive approach of this concept in many different contexts. Therefore, I tried to answer to three specific questions: (1) What conceptions do students reveal about the notion of Conditional Probability throughout the teaching unit? What difficulties do they show about this notion? (2) What levels of thinking in Conditional Probability reveal students in task-solving involving this notion? (3) How do students use the notion of Conditional Probability in solving tasks that involve it? What are the difficulties? The results presented are based on a qualitative analysis of the data collected from the participant observation, supported by field notes and complemented with audio and video recordings, as well as documentary collection, consisting of written productions of students in the tasks proposed throughout the teaching unit. The results obtained suggest that students, in general, present a causal conception of Conditional Probability, revealing level 4 of the thought about Conditional Probability. They clearly understand the notion of Conditional Probability and they show that they are able to use it in problem solving. The most difficult difficulties to overcome were the difficulties in understanding the differences between Conditional Probability and Joint Probability and in understanding the distinction between a Conditional Probability and its transposition which in some cases remained the same until the end of the teaching unit.Guimarães, Henrique Manuel, 1951-2022Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaDesidério, Andreia Filipa Santos2018-05-17T13:48:19Z20172017-10-302017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33441TID:201916690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:29.874484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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