Gnoses e Fazeres Interdisciplinares do/no Campo : a integralização de conhecimentos e práticas docentes na formação de professores da Educação do Campo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8206 |
Resumo: | A proposta de integralização dos conhecimentos e práticas docentes em uma formação interdisciplinar a professores do Campo através do saber e fazer docente tem sido um grande desafio. Nesse sentido, avaliar e analisar o conteúdo das respostas dadas dos futuros professores no que tange a uma formação integradora dos conhecimentos é o escopo principal deste artigo. Como instrumento de coleta, um questionário foi elaborado com base na perspectiva qualitativa, considerando-se os seguintes fatores: a) percepção na formação em relação a condição de se tornarem sujeitos ativos do saber e fazer docente interdisciplinar de forma significativa e (b) sentimento de inserção e pertencimento como parte do projeto de formação integrando saberes e fazeres docentes nas áreas de conhecimento propostos pelo curso. O percurso metodológico baseou-se em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do instrumento supracitado. Os resultados apontam que os futuros docentes não entendem a proposta integradora de abordagem interdisciplinar dos conhecimentos e não se sentem parte do processo e desenvolvimento de saberes e fazeres docentes na perspectiva de integração do conhecimento. |
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Gnoses e Fazeres Interdisciplinares do/no Campo : a integralização de conhecimentos e práticas docentes na formação de professores da Educação do CampoEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESINTERDISCIPLINARIDADEEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONINTERDISCIPLINARITYA proposta de integralização dos conhecimentos e práticas docentes em uma formação interdisciplinar a professores do Campo através do saber e fazer docente tem sido um grande desafio. Nesse sentido, avaliar e analisar o conteúdo das respostas dadas dos futuros professores no que tange a uma formação integradora dos conhecimentos é o escopo principal deste artigo. Como instrumento de coleta, um questionário foi elaborado com base na perspectiva qualitativa, considerando-se os seguintes fatores: a) percepção na formação em relação a condição de se tornarem sujeitos ativos do saber e fazer docente interdisciplinar de forma significativa e (b) sentimento de inserção e pertencimento como parte do projeto de formação integrando saberes e fazeres docentes nas áreas de conhecimento propostos pelo curso. O percurso metodológico baseou-se em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do instrumento supracitado. Os resultados apontam que os futuros docentes não entendem a proposta integradora de abordagem interdisciplinar dos conhecimentos e não se sentem parte do processo e desenvolvimento de saberes e fazeres docentes na perspectiva de integração do conhecimento.The proposal of combining knowledge and pedagogical practices of interdisciplinary training for teachers (Rural Educators), through the knowledge and teaching practice, has been a great challenge. Therefore, the main scope of this article is the evaluation and analysis of the content of answers provided by the future teachers in relation to the knowledge integrating formation. A data collection instrument was prepared by a questionnaire, which was based on the qualitative perspective, considering the following factors: (a) perception in the training about the condition of becoming active subjects of knowledge and doing the interdisciplinary teaching significantly and (b) sense of inclusion and belonging, as part of the training project that integrates knowledge and teaching practices in the areas of knowledge offered by the course. The methodological approach was based on the data content of the instrument application analysis. The results show that future teachers don’t understand the integrative proposal for interdisciplinary approach to knowledge. Beyond that, from the perspective of knowledge integration, the results also show that they don’t feel part of the process and development of knowledge and practice teaching.La proposition de l’intégration de la connaissance et des pratiques d’enseignement dans une formation interdisciplinaire pour les professeurs en exercice grâce au savoir-faire d’enseignants est un grand défi. Dans ce sens, faire une évaluation et une analyse du contenu des réponses obtenues des futurs professeurs en ce qui concerne une formation intégrative de la connaissance est le champ d’application principal de cet article. Pour élaborer l’instrument de la collecte de données dans une perspective qualitative, dans ce cas le questionnaire, on a pris en compte certains facteurs : (a) la perception de la formation par rapport à la condition de devenir un sujet actif du savoir-faire d’enseignant interdisciplinaire de manière significative ; (b) le sentiment d’insertion et d’appartenance comme partie du projet de formation intégrant le savoir-faire d’enseignants dans le secteur de la connaissance proposé par le cours. Le trajet méthodologique se base sur une analyse de contenu des informations recueillies à partir de l’application de l’instrument précité. Les résultats démontrent que les futurs enseignants ne comprennent pas la proposition intégrative de l’approche interdisciplinaire de la connaissance et ne se sentent pas comme appartenant au processus et au développement du savoir-faire d’enseignants dans la perspective de l’intégration de la connaissance.La propuesta de integralización de los conocimientos y prácticas de enseñanza en una formación interdisciplinaria para los profesores del campo rural, a través del saber y del saber hacer en la enseñanza, ha sido un gran desafío. En este sentido, el objetivo principal de este artículo es evaluar y analizar el contenido de las respuestas dadas por los futuros profesores con respecto a la formación de una integración del conocimiento. Fue elaborado un cuestionario, como instrumento de recolección desde una perspectiva cualitativa, teniendo en cuenta los siguientes factores: (a) la percepción de la formación con respecto a la condición de convertirse en sujetos activos del saber y del saber hacer en la enseñanza interdisciplinaria de manera significativa, y (b) la inclusión y sentido de pertenencia como parte del proyecto de formación, integrando conocimientos y prácticas docentes en las áreas de conocimiento que ofrece el curso. El enfoque metodológico se basó en un análisis del contenido de los datos recogidos tras la aplicación del mencionado instrumento. Los resultados muestran que los futuros profesores ni entienden la propuesta integradora aportada en el enfoque interdisciplinario del conocimiento, ni se sienten parte del proceso y desarrollo del saber y del saber hacer en la enseñanza desde la perspectiva de integración del conocimiento.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T16:45:26Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8206por1646-401XAndrade, LeonardoPaula, MaristelaBorges, NeilaRosalem, VagnerLeal, Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:03.600555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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