Cultura de Segurança do Doente no Serviço de Urgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita Filipe
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/164484
Resumo: RESUMO - Introdução: A Cultura de segurança dos doentes é considerada um dos pilares da segurança dos doentes, sendo a sua avaliação essencial para a compreensão do comportamento e perceção individual dos profissionais e da organização de saúde, particularmente num ambiente altamente complexo e inconstante como é caracterizado o serviço de urgência. Metodologia: Com intuito de atingir o objetivo de Caracterizar a Cultura de segurança dos doentes do serviço de Urgência de um Hospital do distrito de Lisboa, foi utilizada uma metodologia mista, que consiste na aplicação do HSPSC e na realização de uma entrevista aos profissionais de saúde que desempenham funções no serviço de urgência. Resultados: As dimensões do HSPSC com maior percentagem de respostas positivas são o “Trabalho em equipa” (68%), “Expectativas do supervisor/gestor e ações que promovam a segurança do doente” (53%), as “Transições” (43%) e as dimensões com uma menor percentagem de respostas positivas são a “Frequência da notificação” (15%), a “Dotação de profissionais” (20%) e o “Apoio à segurança dos doentes pela gestão” (21%). As categorias que emergiram das entrevistas com uma perceção forte da cultura de segurança são “Trabalho em equipa”, “Aprendizagem organizacional – melhoria contínua” e “Resposta não punitiva ao erro”, as categorias com uma perceção fraca da cultura de segurança são a “Dotação de profissionais”, “Trabalho entre unidades”, a “Frequência da notificação” e a “Comunicação acerca do erro”. Conclusão: Os resultados salientam que mais de metade dos profissionais de saúde atribuiu um grau de cultura de segurança dos doentes no serviço de urgência aceitável, verificando que todas as dimensões requerem a implementação de estratégias e de ações de melhoria.
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