Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62146 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_2d616216b59c8a934541e90aae15499d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multiculturalChildren of the world: pre-school education contributes for a multicultural educationEducação de infânciaEducação multiculturalFormação pessoal e socialPre-school educationMulticultural educationSocial and personal formationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório, intitulado “MENINOS DO MUNDO: Contributos da Educação de Infância para uma Educação Multicultural ” foi elaborado com base na experiência do estágio curricular integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A creche e o pré-escolar devem afirmar-se cada vez mais como espaços de interação entre as crianças e onde o educador é responsável por propor experiências e intervenções intencionais com objetivos específicos adequados às diferentes caraterísticas das crianças de determinado grupo. Estas intervenções irão dar lugar a uma construção e organização progressiva dos conhecimentos das crianças moldando as suas interações futuras com base em experiências passadas. Neste sentido, a construção e desenvolvimento de um projeto de intervenção sólido pode tornar-se uma aprendizagem da tolerância para as crianças e uma maisvalia para o educador, na medida em que este poderá promover a reflexão sobre questões e/ou interesses que vão surgindo. Este projeto foi desenvolvido tendo por base a investigação qualitativa de tipo investigação-ação, permitindo levantar questões sobre a prática educativa realizada, procurando refletir e melhorar a qualidade enquanto profissional de educação, encontrando respostas para os diversos desafios e problemas educativos que surgiram ao longo o seu percurso. A elaboração deste relatório procura: compreender o desenvolvimento de algumas competências num grupo de crianças em idade pré-escolar, tendo por base a temática da Educação Multicultural; e, avaliar as potencialidades do projeto tendo em conta as diversas analises e reflexões sobre a prática desenvolvida. O tema da Educação Multicultural está muito presente nas OCEPE’S, documento oficial do Ministério da Educação, onde podemos encontrar diversas referências em todas as áreas e domínios. Assim, as propostas de intervenções apresentadas, para além de uma dimensão lúdica pretendem ter em conta as necessidades individuais e coletivas das crianças, procurando promover o seu desenvolvimento global, explorando todas as áreas de conteúdo. Entre outros, os principais objetivos da implementação deste projeto são: Respeitar a diferença e tirar proveito da diversidade como meio de enriquecimento do ambiente educativo e do processo de aprendizagem; Alargar as referências culturais das crianças através do contacto com diferentes recursos e formas de cultura.The present report entitled “CHILDREN OF THE WORLD: Pre-School Education Contributes for a Multicultural Education” was elaborated with reference to the experience of a curricular internship integrated in the Masters in Pre-School Education. The kindergarten and pre-school must affirm themselves as spaces of interaction between the children and where the professor is responsible for proposing experiences and intentional interventions with specific goals fitted to the different characteristics of the children of certain group. These interventions will lead to a progressive construction and organization of the knowledge acquired by children, shaping their future interactions with reference to that past experiences. This way, the construction and development of a solid intervention project may turn itself on an apprenticeship of tolerance for children and a more value for the professor, in a way that the professor might promote a reflexion about questions and/or interests that may come up. This project was developed with reference to a qualitative research of a research-action type, allowing to raise questions about the educational practice that was realized, seeking to speculate and improve the quality as an education professional, finding answers for the different educational challenges and problems that appeared along its course. The writing of this report seeks to: comprehend the development of some skills in a group of pre-school aged children, with reference to the Multicultural Education theme; and, to evaluate the potentialities of the project minding the different analysis and speculations about the developed practice. Multicultural Education theme is very present on the OCEPE’S, Education Ministry official document, where we can find various references on all areas and domains. Hence, the presented proposals of intervention, besides of a ludic dimension they pretend to consider the individual and collective necessities of the children, trying to promote their global development and exploring all the content areas. Among others, the main goals of implementing this project are: respect the differences and take benefit from the diversity as a mean of enrichment of the educational environment and the learning process; to broaden the cultural references of the children through the contact with different resources and ways of culture.Dias, Maria FlorUniversidade do MinhoSimões, Catarina Miranda20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62146por202293904info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:33.061974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural Children of the world: pre-school education contributes for a multicultural education |
title |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
spellingShingle |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural Simões, Catarina Miranda Educação de infância Educação multicultural Formação pessoal e social Pre-school education Multicultural education Social and personal formation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
title_full |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
title_fullStr |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
title_full_unstemmed |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
title_sort |
Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
author |
Simões, Catarina Miranda |
author_facet |
Simões, Catarina Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Flor Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Catarina Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Educação multicultural Formação pessoal e social Pre-school education Multicultural education Social and personal formation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de infância Educação multicultural Formação pessoal e social Pre-school education Multicultural education Social and personal formation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62146 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202293904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132668419375104 |