"Formar, [des]formar, [trans]formar : repensando a arte na escola como campo pedagógico de emancipação e resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Alexandre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37128
Resumo: O ensino de artes está em perigo? A partir deste questionamento e desdobrando-se em outras reflexões afins, este texto busca oferecer contribuição no que tange às novas tensões políticas que, afetando o entendimento das artes na escola, ganharam corpo no sistema educacional brasileiro nos últimos tempos. Assim, face a uma conjuntura combalida de avanços e retrocessos, onde o ambiente indisfarçável de indignação, incertezas e inconformismo, pode ser justificado por golpes legislativos e pelo movimento conservador “Escola sem Partido”, além da controvertida censura às artes no país, oferece-se aqui alguns dos cenários de ações qualitativas e reativas a estes tempos sombrios. Neste movimento, emprega-se como meio de reflexão também a exposição [DES]formar, que em termos foucaultianos, questiona o caráter opressor da escola, tensionando a discussão sobre a combinação, por vezes, contraditória, entre educação e arte
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