A importância da família na inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Catarina Araújo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24115
Resumo: O presente estudo, intitulado “A importância da família na inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais” tem como principal objetivo contribuir para uma melhor compreensão da importância da participação e colaboração da família das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na formação de uma escola verdadeiramente inclusiva, ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se na comparação das diferentes perspetivas dos professores e encarregados de educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais quanto à inclusão escolar, quanto às dificuldades com que se deparam e quanto à participação e colaboração destas famílias no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos. A metodologia adotada consistiu na utilização de dois questionários, um para os professores, em suporte digital, e outro para os encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, em suporte papel. A amostra foi constituída por 54 encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Ribeirão (n= 54) e por 100 professores (n= 100) de várias escolas a nível nacional, sendo muitos deles pertencentes também ao Agrupamento de Escolas de Ribeirão. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que, apesar da grande maioria concordar com a inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais em turmas regulares, existe um descontentamento, principalmente da parte dos professores, e algumas dificuldades, de ambas as partes, referentes a algumas condições escolares pouco satisfatórias. A pouca formação em Educação Especial da classe docente, a excessiva solicitação dos alunos associada à falta de tempo em sala de aula para satisfazer as necessidades de aprendizagem de todos, assim como, a necessidade de um maior envolvimento familiar são das principais dificuldades apresentadas pelos professores. A qualidade do apoio especializado fornecida pelos professores de Educação Especial, a adequação dos conteúdos programáticos e a melhoria dos recursos materiais e instalações da escola foram as maiores preocupações apresentadas pelos encarregados de educação que, no seu entender, estão cada vez mais envolvidos na inclusão escolar e no sucesso educativo dos seus educandos com Necessidades Educativas Especiais.
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Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se na comparação das diferentes perspetivas dos professores e encarregados de educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais quanto à inclusão escolar, quanto às dificuldades com que se deparam e quanto à participação e colaboração destas famílias no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos. A metodologia adotada consistiu na utilização de dois questionários, um para os professores, em suporte digital, e outro para os encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, em suporte papel. A amostra foi constituída por 54 encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Ribeirão (n= 54) e por 100 professores (n= 100) de várias escolas a nível nacional, sendo muitos deles pertencentes também ao Agrupamento de Escolas de Ribeirão. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que, apesar da grande maioria concordar com a inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais em turmas regulares, existe um descontentamento, principalmente da parte dos professores, e algumas dificuldades, de ambas as partes, referentes a algumas condições escolares pouco satisfatórias. A pouca formação em Educação Especial da classe docente, a excessiva solicitação dos alunos associada à falta de tempo em sala de aula para satisfazer as necessidades de aprendizagem de todos, assim como, a necessidade de um maior envolvimento familiar são das principais dificuldades apresentadas pelos professores. A qualidade do apoio especializado fornecida pelos professores de Educação Especial, a adequação dos conteúdos programáticos e a melhoria dos recursos materiais e instalações da escola foram as maiores preocupações apresentadas pelos encarregados de educação que, no seu entender, estão cada vez mais envolvidos na inclusão escolar e no sucesso educativo dos seus educandos com Necessidades Educativas Especiais.The main goal of this study, entitled "the importance of the family in the school inclusion of children and young Students with Special Needs" is to contribute to a better understanding of the importance of the participation and collaboration of families with Students with Special Needs (NEE - SNS) in the creation of a truly inclusive school, throughout the compulsory schooling years. To meet this goal, this research was based on the comparison of the different perspectives between guardians of Students with Special Needs and teachers regarding school inclusion, the challenges they face and on the participation and collaboration of these families in the teaching-learning process of their students. The methodology adopted was the use of two questionnaires/surveys, one for teachers, in digital form, and another one for parents/guardians of Students with Special Needs, on paper. The sample consisted of the answers of 54 guardians of Students with Special Needs attending the Ribeirão Schools grouping (n= 54) and 100 teachers (n=100) from various schools at national level, many of them teaching at the Ribeirão Schools grouping. After the analysis and interpretation of results, we conclude that, although the vast majority agrees with the inclusion of Students with Special Needs in regular classes, there is a dissatisfaction, especially demonstrated by teachers, and some difficulties, of both parties, in the school inclusion process, regarding school unsatisfactory conditions at various levels. The little training in Special Education, the excessive request of students associated with the lack of time in class to meet the learning needs of all, as well as the need for greater family involvement are among the main difficulties/problems presented by teachers. The quality of specialized support provided by Special Education teachers, the suitability of the contents and the improvement of material resources and school facilities were the biggest concerns presented by guardians who, as they understand it, are increasingly present, participatory and cooperative on school inclusion and in the educational success of Students with Special Needs whom they are responsible for.Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Ana Catarina Araújo de2018-02-27T10:37:31Z2018-01-1720172018-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24115TID:201828430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:50.280292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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