A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Helena
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinto, Cristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6173
Resumo: O objetivo do estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando uma equipa de técnicos especializados, o CRI. Trata-se de um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido, fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença.
id RCAP_49de32f6c125b65384c2ae83f677277e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de casoCentro de recursos para a inclusãoInclusãoNecessidades educativas especiaisResource centre for inclusionInclusionSpecial needs educationO objetivo do estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando uma equipa de técnicos especializados, o CRI. Trata-se de um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido, fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença.The purpose of this study is to understand the importance of the Resource Centre for Inclusion (CRI), in the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN). Decree-Law 3/2008 provides for the establishment of partnerships between groupings of schools and special education institutions by providing in this way a specialized team of experts, the CRI. This is a "case study" qualitative and descriptive applied to a CRI of a Private Institution of Social Solidarity establishing partnership with two groups of schools in their geographical area. First, it was necessary to identify and characterize the CRI, through information collected through interviews to the interveners in this process. Later, to describe among who operate directly in the CRI which their concept of inclusion and identify their opinion on which is the importance of the CRI for the inclusion of children with SEN. The results showed that the CRI is of utmost importance to the comprehensive development of students with SEN. Allowing for a complementarity resources to schools by the work developed supplying strategies to the teachers and assistants, for his sensitization to the teachers and the community and also in sharing mutual learning, promoting tolerance and respect for difference.Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Centros de Estudos de Educação EspecialRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaPinto, Cristela2018-09-21T08:10:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6173porMesquita, H. & Pinto, C., F. (2016). A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso. Revista de Educação Especial e Reabilitação, IV Série, Volume 23, pp. 45-65.0871-3812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:53.201630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
title A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
spellingShingle A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
Mesquita, Helena
Centro de recursos para a inclusão
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Resource centre for inclusion
Inclusion
Special needs education
title_short A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
title_full A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
title_fullStr A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
title_full_unstemmed A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
title_sort A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso
author Mesquita, Helena
author_facet Mesquita, Helena
Pinto, Cristela
author_role author
author2 Pinto, Cristela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Helena
Pinto, Cristela
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de recursos para a inclusão
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Resource centre for inclusion
Inclusion
Special needs education
topic Centro de recursos para a inclusão
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Resource centre for inclusion
Inclusion
Special needs education
description O objetivo do estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando uma equipa de técnicos especializados, o CRI. Trata-se de um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido, fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-09-21T08:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6173
url http://hdl.handle.net/10400.11/6173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, H. & Pinto, C., F. (2016). A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso. Revista de Educação Especial e Reabilitação, IV Série, Volume 23, pp. 45-65.
0871-3812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Centros de Estudos de Educação Especial
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Centros de Estudos de Educação Especial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830482702336